38ª Festa da Uva reúne mais de 167 mil visitantes em três fins de semana de evento
Ao todo, o evento em Jundiaí recebeu cerca de 50 mil pessoas no primeiro fim de semana, 60 mil no segundo e 57 mil no terceiro
Durante o terceiro final de semana, a 38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos de Jundiaí receberam mais de 57 mil pessoas, segundo a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT). Ao todo, 167 mil pessoas já passaram pelo evento para prestigiar e aproveitar as atrações, quitutes e bebidas de produtores regionais.
O evento, que acontece sempre no início do ano na cidade paulista, tem como propósito celebrar a Niágara Rosada, uma uva varietal que surgiu há 89 anos na cidade, a partir de uma mutação genética espontânea. Durante a festa, foram comercializados cerca de 25 mil quilos de frutas, sendo quase 15 mil quilos apenas da uva niágara.
“Neste ano, temos expectativa de receber 20% a mais de pessoas em comparação a última edição, em que tivemos recorde de público com 205 mil visitantes. O sucesso do evento tem relação com o formato adotado, de uma festa que valoriza a cultura local e oferece diversas experiências ao visitante”, explica Marcela Moro, diretora de turismo da Prefeitura de Jundiaí e coordenadora do evento.
A Festa da Uva reúne o melhor de Jundiaí, como sua gastronomia, música, artesanato e enoturismo. O evento conta com mais de 250 atrações culturais locais, como apresentações de teatro, dança, bandas, exposições de frutas, workshops e enogastronômicos, que entretêm os visitantes, além das experiências especiais como a pisa da uva e o brinde ao pôr-do-sol.
O evento é organizado em três pavilhões: o Espaço Bem-Vindo, Vila do Vinho e Pavilhão das Frutas, além da área do Empório e do Deguste Jundiaí.
Neste ano, a festa conta com um espaço dedicado às cervejas artesanais da região e uma área de brincadeiras para as crianças da primeira infância, com o tema Jundiaí Cidade das Crianças, além de mais dois espaços infantis com infláveis. Todas as atrações são gratuitas.
A programação segue até o próximo final de semana, dia 5 de fevereiro, oferecendo mais oportunidades para que os interessados possam curtir a programação.
Marcela enfatiza que a retomada da festa é de extrema importância para a cidade. “A nossa festa é o principal ponto de contato entre os turistas e o que é produzido em Jundiaí. Tudo é realizado com muito carinho, mas mais do que isso, a festa apresenta o trabalho de um ano de todos os expositores, é o sucesso da colheita, a comemoração de um novo ano em que estamos aguardando bons resultados do turismo e do agronegócio”, finaliza.