4 cachoeiras imperdíveis para conhecer em Brotas (SP)
Destino tem cachoeira para contemplação, banho, massagem, rapel e até para escorregar
Localizada a cerca de 250 km da capital paulista, Brotas é conhecida como a capital do turismo de aventura no estado. A cidade atrai viajantes em busca de adrenalina, oferecendo atividades como rafting, tirolesa, rapel e boia cross.
No entanto, além das emoções radicais, o destino também se destaca por suas belas cachoeiras, que proporcionam momentos de relaxamento em meio à natureza.

Com quedas d’água cristalinas cercadas por vegetação exuberante, Brotas é um verdadeiro paraíso para quem deseja se refrescar e apreciar cenários impressionantes.
- Veja os feriados de abril e quais ainda vêm por aí no calendário nacional
- Etapa oferece curso gratuito com foco na Olimpíada de Matemática
- Neofilia: psicanalista explica traço de personalidade de quem é obcecado por novidades
- Cadastre-se e Jogue Midas Fortune com rodadas a partir de R$0,40 na Esportiva bet
A seguir, a Catraca Livre selecionou 4 cachoeiras para conhecer na região e se refrescar no calorão.
Cachoeira Cassorova
Considerada uma das mais bonitas de Brotas, a Cachoeira Cassorova possui uma queda d’água de 60 metros em meio a um cânion cercado por Mata Atlântica preservada. Localizada dentro de uma propriedade particular, a visita inclui uma estrutura completa com trilhas bem sinalizadas, piscina natural e opções para a prática de esportes como rapel e canyoning.

São três pontos de acesso, uma ponte pênsil que disponibiliza acessibilidade para cadeirantes e pessoas com pouca mobilidade, oferecendo um cenário panorâmico por cima da cachoeira. Também é possível vivenciar uma hidromassagem nas alturas, onde permite tomar um banho de cachoeira em uma queda de 40m.
Cachoeira do Martelo
Para quem busca uma experiência mais tranquila e contato direto com a natureza, a Cachoeira do Martelo é uma excelente escolha.

O acesso se dá por uma trilha leve de aproximadamente 15 minutos, e a recompensa é um belo poço para banho, com águas cristalinas e uma queda refrescante. A cachoeira fica em uma fazenda particular, onde também é possível encontrar hospedagem e passeios a cavalo.
Cachoeira do Astor
Com uma queda de 25 metros e um grande poço para banho, a Cachoeira do Astor é uma das mais imponentes da região. O cenário é cercado por paredões rochosos e vegetação densa, criando uma atmosfera de isolamento e tranquilidade.

Para chegar até ela, é necessário percorrer uma trilha de cerca de 30 minutos, considerada de nível moderado. A Cachoeira do Astor também fica em uma propriedade particular.
Cachoeira Três Quedas
O nome já indica o que o visitante pode esperar: três belas quedas d’água distribuídas dentro de um parque com infraestrutura para receber turistas.

A área conta com trilhas de fácil acesso, além de opções de hospedagem e atividades como tirolesa e arvorismo. É uma ótima opção para famílias e para quem quer aproveitar um dia inteiro de lazer em meio à natureza.