4 castelos para conhecer na República Tcheca

No inverno, alguns monumentos ficam fantásticos. A luz do sol, em combinação com a neve, dá um toque de beleza singular.

Mas se você decide conhecer a República Tcheca no inverno ou no início da primavera e quer visitar um dos muitos castelos e palácios, verá que a maioria deles está fechada.

No inverno, todas as obras relevantes são realizadas nessas populares atrações turísticas para prepará-las para a próxima temporada de verão. De qualquer forma, existem alguns castelos e palácios (famosos também) que não fecham as portas no inverno.

1 – A joia imperial de Karlštejn

Vista do castelo Karlštejn p

A imponente residência do imperador romano e rei tcheco Carlos IV foi construída no século 14 como um castelo gótico, onde eram guardadas as joias da coroa , os restos sagrados e documentos nacionais. Graças à sua posição perto de Praga, hoje é um excelente destino para uma excursão de meio dia.

Viajando de trem do centro de Praga, chega-se em meia hora até a área abaixo do castelo. De fevereiro até o final de outubro, você também pode visitar a exposição do Tesouro de Karlštejn – cultura da corte imperial de Carlos IV.

O castelo Karlštejn pode ser visitado no inverno apenas nos fins de semana e na primavera todos os dias, exceto às segundas.

A dica é ir ao castelo ao amanhecer, quando o castelo e a cidade abaixo dele estão apenas acordando e então não serão incomodados pelos outros visitantes. Uma vez que você estiver em Karlštejn, certifique-se de visitar a pedreira vizinha de Velká Amerika (A Grande América, em português). É um lugar inesquecível e excepcional para fotografar.

2 – O castelo neogótico Hluboká

Fachada do castelo neogótico Hluboká, na Boêmia do Sul

O castelo Hluboká, localizado na Boêmia do Sul, perto da cidade České Budějovice, é um lugar ideal para os amantes da história e de romance. O palácio muitas vezes considerado o mais bonito da República Tcheca, abre todos os dias, exceto as segundas, bem como a maioria dos monumentos.

Os visitantes apreciarão especialmente as interessantes vistas não tradicionais do palácio coberto de neve do parque paisagístico adjacente.

3 – O majestoso palácio de Sychrov

O castelo Sychrov é um dos poucos monumentos que abre quase todos os dias do ano

Na região norte da Boêmia encontra-se o palácio neogótico Sychrov. É um dos poucos monumentos que abre quase todos os dias do ano para receber visitantes. Mesmo às segundas, quando os outros monumentos geralmente são fechados.

A rota da excursão irá guiá-lo através do palácio. Nesta rota, você saberá perfeitamente como era a vida no século 19 em uma residência rural de uma família aristocrática rica. Como em todos os monumentos do estado, aqui você também pode tirar fotos (para seus propósitos pessoais) dos belos interiores neogóticos.

4 – Os palácios da área de Lednice-Valtice

O palácio e o parque adjacente fazem parte do extenso complexo paisagístico

Na Morávia do Sul, também no inverno você pode visitar vários monumentos que ficam ótimos nesta temporada. Nos arredores, há um parque paisagístico e, após a visita, você pode caminhar pelas barragens e o rio Dyje.

O palácio e o parque adjacente fazem parte do extenso complexo paisagístico e, como o palácio de Valtice, estão inscritos na lista do patrimônio cultural da Unesco.

Se decidir visitar também Valtice é preciso saber que o palácio local não oferece visitas clássicas no inverno, no entanto, aos sábados é possível ver o teatro barroco único do palácio e a capela barroca.

No final da visita, não se esqueça de visitar o National Wine Hall. Nas caves do palácio, você pode saborear os melhores vinhos produzidos na Morávia.