4 dicas para fugir do óbvio no Rio de Janeiro

Viagem para o Rio de Janeiro é sempre a mesma história: Copacabana, Cristo, Pão de Açúcar e praias cheias de turistas, certo? Nem sempre. Existem lugares na Cidade Maravilhosa que fogem do circuito turístico tradicional e que podem render visitas inesquecíveis.

Para ajudar quem planeja fugir do óbvio no Rio de Janeiro, o Dubbi, novo site brasileiro especializado em dúvidas de viagem, listou quatro dicas de viajantes sobre a cidade. Que tal conhecer um rio de cachoeiras, praias vazias e samba longe da Lapa?

1 – Trilhas

Aos que tem um espírito aventureiro, as trilhas encabeçam a lista das recomendações. Roberta Fernandes cita a da Pedra Bonita e a do Morro dos Dois Irmãos. “Acho uma boa para quem já viu o Cristo”, conta a viajante. Para chegar de carro, deve-se pegar a autoestrada Lagoa-Barra, depois entrar na saída do Joá e subir a Estrada das Canoas. Também pode chegar de ônibus pela linha 448 (Maracaí – São Conrado).

2 – Cachoeira

Nem só de praia é feita a Cidade Maravilhosa. A Cascatinha Taunay, uma cachoeira com queda de 35 metros localizada no Parque Nacional da Tijuca, a apenas 10 km do centro da cidade, encanta quem visita. O acesso é feito pela trilha para o Morro do Visconde.

3 – Praias

Nem sempre é fácil pegar uma praia rodeado de banhistas que se acotovelam e guarda-sóis que disputam cada espaço de areia. Usuários do Dubbi recomendam algumas mais afastadas, como Prainha, Grumari e Secreto. Nelas, a briga pelo centímetro quadrado do guarda-sol pode ser um pouco menor. Mas fica o alerta: em feriados elas também são bastante movimentadas. São praias mais desertas por serem de difícil acesso. Por exemplo, não é possível chegar diretamente de ônibus na Prainha e em Grumari porque são áreas de proteção ambiental. É bom se planejar para chegar lá.

4 – Para se divertir

Uma das grandes atrações do Rio é o samba. A Lapa tem ótimos lugares, mas Dani Lopes dá uma sugestão. “Se, em vez de um bar, você quer uma roda de samba, recomendo o Samba Luzia, atrás do aeroporto Santos Dumont. Tem uma vista incrível da baía de Guanabara”, diz. Acontece toda sexta-feira na avenida Almirante Silvio de Noronha, 300, no centro. O valor da entrada varia de R$ 15 a R$ 30.