4 festivais de música que você não pode deixar de ir em 2018

Cada vez mais, a procura por viagens atrás de festivais de música tem crescido em todo o mundo. As experiências têm sido absurdamente enriquecedoras e o investimento vai muito além da música: é uma troca de valores, cultura e energia.

E se você pensa que o Brasil fica para trás, aqui rolam festivais incríveis e o cenário da música está mais forte do que nunca! Pensando nisso, fizemos uma pequena seleção para você pensar em 2018 como o ano da descoberta e selecionamos 4 festivais para você ir e o primeiro já é amanhã, em São Paulo.

1. Dekmantel

O Dekmantel de São Paulo acontece neste fim de semana e além da programação do dia, vai rolar uma festa de noite.

O festival holandês deu as caras nas terras brazucas no ano passado e o sucesso foi de brilhar os olhos. Trazido pelo coletivo Gop Tun, a primeira edição do Dekmantel ocupou o espaço do jockey club num show de música, cultura, respeito e diversidade.

Nos palcos, tinha de música brasileira ao ska, de música experimental ao techno e belas doses de disco, funk e soul! Neste ano, o local escolhido é o antigo Playcenter e os palcos em meio a vegetação e ao ambiente estão mais lindos do que nunca. Para quem tem medo da lotação, a primeira edição foi um exemplo de organização. Banheiros limpos, bares sem filas e um espaço que você sente que foi pensado para você, então o primeiro da lista está fácil.  Dica: para quem vai, fique ligado pois a organização fechou cupons de desconto para o transporte do espaço para o sambódromo onde ocorrerá a ativação noturna.

2. Primavera Sound

A edição deste ano do Primavera Sound rola entre os dias 30 de maio e 3 de junho.

Para o fim de maio, vem o Primavera Sound. O festival de rock e pop já contou com bandas brasileiras consagradas como Boogarins e cada line up é super aguardado pelos fãs sempre. Fora do circuito comercial, pode esperar por diversas bandas alternativas mas também por grandes nomes como Arctic Monkeys que vão tocar este ano. O festival acontece em Barcelona que é um paraíso e tem uma primavera maravilhosa. Se prepare para um festival divertido mega agradável e mais uma vez, rico em diversidade!

3. Burning Man

No Burning Man pode esperar uma verdadeira cidade onde todos trocam serviços e não existe dinheiro como moeda.
Créditos: Dan Adams
No Burning Man pode esperar uma verdadeira cidade onde todos trocam serviços e não existe dinheiro como moeda.

O Burning Man, apesar de cada vez mais famoso, não poderia ficar de fora da lista. Estamos falando de um festival que leva mais de 50 mil pessoas para um deserto onde tudo, e é tudo mesmo, é colaborativo. A montagem do festival inteiro é feita pelo próprio público.

A base do festival está em 10 princípios que trazem consigo diversos valores de cidadania, respeito e colaboração. Por lá, além de um cenário impressionante, o destaque vai para a criatividade de todos que participam. Apesar da edição principal ser num deserto em Nevada, Estados Unidos, o Brasil deve receber uma edição no Brasil, o Tropical Burn, então fique de olho.

4. Exit Festival

Só por ser um festival em meio a um cenário medieval, já valeria a pena conhecer, não é mesmo?

Um festival que rola em uma fortaleza medieval? Sim, o Exit Festival acontece desde 2000 na Fortaleza de Petrovaradin, na Sérvia, e foi fruto da luta e protesto dos estudantes a favor da democracia.

Além de um lineup extremamente variado, o festival é ambientado num cenário incrível e conta com áreas de lazer, esporte, tiroleza e dança. Imagine uma cidade dentro de um festival. Basicamente é isso que você sentir quando entender a dimensão do Exit. Para quem animou, a próxima edição acontece entre os dias 12 e 15 de julho.

Aqui foi um resumo bem pequeno para um grande objetivo. Em 2018 você vai começar a sua lista e daqui pra frente vamos trabalhar com metas anuais de festivais, fechou?