4 parques brasileiros para renovar as energias no início do ano
Opções incluem Mirantes da Mantiqueira e cachoeiras com piscinas perfeitas para banhos relaxantes
Que tal começar o ano em meio à natureza? Muitos viajantes têm optado passar a virada do ano longe da muvuca do litoral brasileiro e trocando as sete ondinhas por uma imensidão verde.
Esse desejo de introspecção encontra espaço em cenários naturais perfeitos para quem deseja iniciar 2026 com energia revigorada — especialmente nos parques nacionais e estaduais, que oferecem cachoeiras, trilhas, imersão na floresta e silêncio restaurador.

Selecionamos quatro parques brasileiros que convidam o visitante a trocar o barulho das ondas pelo som das águas, das folhas e do vento. Cada um deles proporciona experiências simples, acessíveis e profundamente transformadoras.
De um lado, os Mirantes da Mantiqueira oferecem vistas amplas que ajudam a enxergar novos horizontes — literal e simbolicamente. De outro, o Lago Azul e a cachoeira Véu da Noiva funcionam como um verdadeiro spa natural, com piscinas perfeitas para banhos relaxantes, pausas longas e um merecido descanso.
4 parques brasileiros para renovar as energias no início do ano
No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, a renovação vem com a força e intensidade do cerrado. A Trilha dos Saltos é ideal para quem gosta de caminhar e leva até os dois grandes saltos do Rio Preto. Já na Trilha Cânions II e Cariocas, a imponência do cânion e o impacto das águas inspiram coragem e potência para novos ciclos.
O passeio é autoguiado, garantindo exclusividade. Atenção: no verão, é essencial levar água, usar roupas e calçados confortáveis (preferencialmente com proteção UV) e participar da orientação oferecida pelos guias.

A cerca de 1,2 mil quilômetros dali, o Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais, oferece renovação em altitude e em suas famosas “águas mágicas”. O Circuito das Águas, de percurso leve, é cercado por riachos, lagoas e pequenas cachoeiras, perfeito para “lavar o que passou” e começar o ano com leveza.
Para os mais aventureiros, a trilha até a Janela do Céu revela um mirante icônico, com uma vista inspiradora para reflexões e desejos de 2026.
Em São Paulo, o Parque Caminhos do Mar propõe uma renovação com história. Os roteiros guiados incluem pausas para observar fauna, flora e monumentos históricos. A visita é conduzida por monitores credenciados, que compartilham narrativas sobre os atrativos seculares.

No Rio de Janeiro, endereço do maior Réveillon do mundo, a renovação ganha um tom de tranquilidade e contemplação no Parque Nacional do Itatiaia.