4 passeios de trem curtinhos para fazer no Brasil
Viagens cheias de história e belas paisagens para curtir no modo bate e volta
O Brasil tem uma linha ferroviária extensa e tem muita viagem longa, de mais de 500, 600, até 800 km, que é feita de trem até hoje. Para quem quer viver uma experiência express de viagem de trem, o Viajala separou quatro passeios curtos e perfeitos para um bate e volta para quem está em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.
São João del-Rei – Tiradentes (Minas Gerais)
A mais antiga Maria Fumaça em operação no Brasil leva os passageiros por um percurso curtinho, de menos de uma hora, entre Tiradentes e São João del-Rei, duas das mais belas cidades históricas mineiras.
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- Expresso Turístico da CPTM terá viagem extra no feriado
A estação ferroviária de São João del-Rei apresenta uma atração à parte: a primeira locomotiva que fez o trajeto, fabricada em 1880 na Filadélfia, Estados Unidos, que transportou Dom Pedro II e sua comitiva para a inauguração da linha. No nosso blog, a gente conta quanto custa e como organizar esse passeio.
Trem do Vinho, Bento Gonçalves – Carlos Barbosa (Rio Grande do Sul)
Passear de Maria Fumaça na região mais romântica do Brasil, que tal? Na Serra Gaúcha, o “Trem do Vinho” viaja entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com parada em Garibaldi, e é uma imersão nas culturas italiana e gaúcha. A linha ferroviária foi construída entre 1909 e 1919 e o trecho que liga as duas cidades tem 23 quilômetros.
O passeio dura pouco menos de duas horas e é regado à degustações de vinhos, espumantes e suco de uva e à apresentações de corais italianos, tarantela (dança tradicional) e música gaúcha. É importante reservar com antecedência, já que são poucos os horários disponíveis e o passeio costuma ser bastante concorrido.
Curitiba – Morretes (Paraná)
Considerado um dos trajetos de trem mais bonitos do país, este corta a Serra do Mar em mais de 70 quilômetros de túneis, represas, montanhas, penhascos e pontes. O passeio dura de três a quatro horas (que passam voando!) e leva o viajante por dentro da Mata Atlântica pela ferrovia Paranaguá-Curitiba, inaugurada em 1885.
O destino é a charmosa Morretes, cidade histórica paranaense fundada em 1733. Mais detalhes, preços e dicas de Morretes aqui no blog do Viajala.
Expresso Turístico, São Paulo – Paranapiacaba (São Paulo)
Um passeio delicioso e facílimo de fazer a partir de São Paulo. Da Estação da Luz, sai o Expresso Turístico, um trem especial que ruma para a cidade histórica de Paranapiacaba todos os domingos, às 8h30, com retorno às 16h30.
A viagem é feita em um trem puxado por uma locomotiva dos anos 1950 e dura 1h30. Distrito de Santo André, a 50 quilômetros de São Paulo, Paranapiacaba é uma vila inglesa que surgiu para servir de moradia para os funcionários da São Paulo Railway, que inaugurou sua linha férrea em 1867. Hoje, a vila recebe os turistas com casinhas de madeira preservadas, museus, parques ecológicos e até uma Maria Fumaça que faz passeios curtos.