5 atrativos para conhecer na região portuguesa do Alentejo
Destino mescla história e natureza de forma harmoniosa, oferecendo experiências ricas e diversificadas para todos os tipos de viajantes
O Alentejo é uma das regiões mais encantadoras de Portugal. Localizada no sul do país, a região se destaca por belas paisagens, pequenas vilas pitorescas e cidades medievais.
A região oferece uma atmosfera tranquila e autêntica, perfeita para o viajante que busca um refúgio da agitação urbana. Além de sua beleza natural, a região também abriga inúmeros monumentos históricos, como castelos medievais, igrejas renascentistas e sítios arqueológicos que remontam ao período romano.
A gastronomia do Alentejo é um destaque à parte, com pratos tradicionais que celebram os ingredientes locais, como o pão alentejano, azeite, queijos e embutidos. Os vinhos da região, especialmente os tintos, são reconhecidos internacionalmente pela sua qualidade e sabor.
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
Para os amantes do enoturismo, o Alentejo oferece diversas vinícolas que proporcionam visitas guiadas e degustações. Se você deseja explorar um lado mais autêntico de Portugal, onde o tempo parece desacelerar, o Alentejo é o destino perfeito.
5 atrativos para conhecer na região portuguesa do Alentejo
Confira abaixo as principais atrações que não podem ficar de fora do seu roteiro.
Lago Alqueva
Conhecido como o maior lago artificial da Europa, o local foi criado por meio da construção de uma barragem para geração de energia elétrica e se tornou um dos principais pontos turísticos do Alentejo.
O lago oferece uma série de atividades para os turistas, como passeios de barco, pesca e esportes aquáticos. Além disso, os arredores são conhecidos pelas paisagens pitorescas, cidades históricas e ricas terras agrícolas, especialmente pela produção de vinhos e azeites de alta qualidade.
Durante a visita ao Alqueva vale conhecer Monsaraz, que fica pertinho e oferece uma bela vista para o lago.
Capela dos ossos
Localizada em Évora, a Capela dos Ossos é famosa por suas paredes e colunas decoradas com ossos e crânios humanos.
O local, que faz parte do Convento de São Francisco e foi construído no século 17, traz um lembrete para a população: “lembre-se de que você deve morrer”, levando o público a pensar sobre a transitoriedade da vida e a inevitabilidade da morte.
Templo romano de Évora
O templo romano de Évora é um dos monumentos mais conhecidos da cidade. É famoso por suas incríveis colunas, as quais estão bem preservadas e são um destaque impressionante da arquitetura romana.
Originalmente, o templo tinha um pódio alto e uma série de colunas –e as escavações revelaram também alguns fragmentos de esculturas e outros elementos decorativos.
Hoje, o templo romano é um importante ponto turístico do Alentejo e um forte símbolo da rica herança histórica de Évora, que também é conhecida por seu centro histórico bem preservado, considerado Patrimônio Mundial da Unesco
Reserva Dark Sky Alqueva
O céu é um verdadeiro atrativo turístico do Alentejo graças à baixa poluição do destino. Criada em 2011, o observatório Dark Sky Alqueva é destinada ao astroturismo, permitindo aos visitantes uma incrível vista do céu estrelado, seja com equipamentos especializados ou a olho nu.
A reserva Dark Sky Alqueva foi o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo, certificação da Unesco que atesta a sua qualidade para observação de estrelas.
Por lá, os visitantes podem desfrutar de atividades, como passeios guiados para observar as estrelas. Além disso, a região é conhecida por suas paisagens deslumbrantes da via Láctea e de outros fenômenos naturais.
Sem dúvidas, o Alentejo é um excelente destino para quem está interessado em astronomia ou simplesmente quer experimentar o céu noturno da forma mais perfeita possível.
Rota do Vinho de Talha
O enoturismo merece um lugar de destaque durante uma viagem ao Alentejo. O destino é conhecido pelos seus incríveis vinhos, apreciados em vários lugares ao redor do mundo.
Para viver essa experiência, vale a pena colocar no roteiro a Rota do Vinho de Talha, que passa por 22 cidades alentejanas e oferece uma experiência imersiva para quem deseja explorar uma das tradições vinícolas mais autênticas de Portugal.
O roteiro contempla visitas a adegas, restaurantes, hospedagens e museus, tornando a experiência única e inesquecível.
Dicas importantes antes de visitar o Alentejo
Onde fica
O Alentejo é uma região localizada ao sul de Portugal. São 58 municípios, incluindo Évora, Beja, Portalegre, Elvas, Estremoz e Monsaraz. Évora é a principal cidade do destino, com 50 mil habitantes, e reduto de belíssimos pontos turísticos.
Como chegar
O jeito mais rápido e fácil de chegar até o Alentejo é de carro, já que o destino fica a apenas 1h30 de distância de Lisboa. Também há a possibilidade de pegar um trem a partir de Lisboa com destino a Évora e com duração média de 1h30.
Clima
O destino tem clima temperado, ou seja, o verão (21 de junho a 23 de setembro) é quente e seco, enquanto o inverno (21 de dezembro a 20 de março) é frio e úmido. Já a primavera (20 de março a 21 de junho) e o outono (23 de setembro a 21 de dezembro) registram temperaturas amenas e pouca amplitude térmica.
Quando ir
Mesmo com a variação de clima ao longo do ano, cada estação reserva lindas paisagens e experiências únicas, fazendo com que o destino possa ser visitado durante todo o ano.
Quanto tempo ficar
O Alentejo conta com muitos atrativos e atividades para todos os perfis de viajantes. O ideal é reservar de 5 a 7 dias para uma viagem completa pela região.
Onde se hospedar
O Alentejo conta com diversas opções de hospedagem, com excelente estrutura para os hóspedes. De hotéis históricos a vínicos, o destino tem uma vasta oferta hoteleira para todos os gostos.
No Alentejo é possível se hospedar em uma sky suíte, em que o teto retrátil permite observar as estrelas. Além disso, dá para viver uma experiência única de hospedagem em um dos hotéis que também são vinícolas.
Esses hotéis oferecem aos visitantes a incrível oportunidade de conhecer de perto todo o processo de produção do vinho. Algumas das hospedagens, inclusive, oferecem visitas às vinícolas, jantares harmonizados, e até mesmo a possibilidade de participar da colheita das uvas.
O que comer
A gastronomia alentejana é de dar água na boca. Os pratos são conhecidos pela simplicidade e variedade de ingredientes que são produzidos na própria região.
Além de se comer muito bem, ainda é possível provar diferentes iguarias em cada destino visitado, preparadas com ingredientes locais e a partir do conhecimento e tradição passados de geração em geração.
Destaque para as migas (pão caseiro que combina super bem com carne, bacalhau etc), açorda de bacalhau (espécie de sopa com muitos temperos e condimentos), porco preto (carne cozida lentamente e muito suculenta); cozido de grão (prato preparado com vários tipos de carne e um toque de hortelã) e a sericaia (doce típico do Alentejo feito com ovos, açúcar e canela).
Todos os pratos podem ser harmonizados com um delicioso vinho alentejano.