5 paradas do Orgulho LGBTQ+ para conhecer
Os acontecimentos que deram origem a primeira Parada do Orgulho Gay, foi de muita violência e prisões. Em 1969 era considerado crime ser homossexual, por isso quase nenhum estabelecimento recebia aqueles que se diziam abertamente gays.
O Stonewall Inn em New York, se tornou popular por conta da diversidade de seu público. Em seus encontros bar, o grupo já aclamava por seus direitos, a placa na janela do bar dizia “Nós, homossexuais, advogamos, com nossa comunidade, a manutenção da conduta pacífica e calma nas ruas do Village—Mattachine.”
Os motins que ocorreram no bar, deram origem a 1° Parada do Orgulho Gay. No dia 28 de junho de 1969, aqueles que foram as ruas, lutaram para ter seus direitos e voz ouvidos pela sociedade. Um ano depois, as marchas voltaram a ocorrer e dessa vez não só em New York, mas também em Los Angeles, San Francisco e Chicago.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
O dia 28 de junho ficou mundialmente conhecido como o Dia do Orgulho LGBTQ+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros, Queer).
O evento é mundialmente famoso e muitos viajam para poder conhecer e desfilar nas diversas paradas que tem espalhadas pelo mundo.
O Hurb separou cinco destinos internacionais para você conhecer um pouco mais das paradas do Orgulho LGBTQ+ desses lugares e quem sabe viajar para viver essa experiência pessoalmente.
New York (EUA)
A Parada do Orgulho Gay é provavelmente o evento mais conhecido da cidade. A festa começa na 5ª Avenida, passando pelo Stonewall Inn e termina na Greenwich Village.
No período da Parada LGBTQ+ de New York, acontecem vários eventos pela cidade e sua arrecadação vai para a comunidade LGBTQ+.
Para celebrar os 50 anos da Parada do Orgulho Gay, New York também será palco da World Pride em 2019. Maior evento da comunidade LGBTQ+ que acontece cada ano em um lugar diferente.
Los Angeles (EUA)
Conhecida como LA Pride, a Parada do Orgulho Gay LA, é um final de semana cheio de festividades, com exibições e performances de artistas locais e convidados.
O dia principal, é o domingo, quando ocorre o desfile que atravessa em Santa Monica Boulevard. O evento contará também com outras atrações como MNEK, Years & Years, Greyson Chance e Megham Trainor.
Chicago (EUA)
A Parada do Orgulho Gay de Chicago foi uma das primeiras a acontecerem, contará nesse ano com mais de 200 carros alegóricos e com 6km de desfile. O evento ocorre no sábado e no domingo, com muita música ao vivo, comidas e drinques.
A Parada do Orgulho LGBT+ acontece em Boystown, o primeiro bairro americano a ser reconhecido abertamente como bairro gay.
San Francisco (EUA)
A Paradas Gay de San Francisco é uma das maiores do mundo, vem atraindo cada vez mais turistas nesse período que decidem viajar para os Estados Unidos.
San Francisco também é conhecida como um dos destinos gay-friendly mais famosos. A cidade foi palco do discurso do ativista Harvey Milk, durante a Gay Freedom Day em 1978. Ocorre sempre na última semana de junho e no ano de 2018 levou mais de 1 milhão de turistas. Este a cantora brasileira Pabllo Vittar é uma das convidadas.
Toronto (Canadá)
Se tornou a cidade líder de política dos direitos LGBTQ+, em 2003 foi a primeira jurisdição na América do Norte a legalizar o casamento homossexual.
A Parada do Orgulho Gay de Toronto, que ocorre no final de junho, já foi a maior do mundo, mas perdeu esse título para a cidade de São Paulo.
Apesar da festa, a marcha de Toronto é a mais politizada, buscando sempre lembrar das minorias que são descriminadas, focando sempre em promover o respeito à diversidade.