5 coisas para fazer no Valle Nevado, no Chile, no verão
Sem a neve, as montanhas dos Andes exibem tons dourados e avermelhados, criando um cenário impressionante para atividades ao ar livre
Pode soar estranho, mas ir a Santiago sem visitar o Valle Nevado, mesmo no verão, é deixar de conhecer um dos principais pontos turísticos da região metropolitana da capital chilena e, claro, o centro de esqui preferido dos brasileiros.
No verão, o Valle Nevado revela uma paisagem completamente diferente da alta temporada de esqui. Sem a neve, as montanhas dos Andes exibem tons dourados e avermelhados, criando um cenário impressionante para atividades ao ar livre.

O destino se transforma em um paraíso para trilhas, mountain bike e passeios a cavalo, proporcionando vistas deslumbrantes da Cordilheira. Além disso, é uma ótima época para aproveitar a infraestrutura do resort (a parte de hospedagem não funciona no verão) com mais tranquilidade, desfrutando da gastronomia, do clima ameno e da experiência única de estar nas alturas –mais de 3.000 metros– sem o frio intenso do inverno.
- As 5 frutas mais saudáveis que existem; veja dicas para adicionar à sua dieta agora mesmo
- Frutas como a uva podem ser a chave para melhorar aspectos da memória e da visão
- Estas são as melhores dicas para você economizar em ingressos, restaurantes e hotéis da Disney
- Pesquisadores da USP revelam que hormônio do crescimento pode reduzir a ansiedade
5 coisas para fazer no Valle Nevado, no Chile, no verão
A Catraca Livre separou cinco motivos do porquê visitar o Valle Nevado no verão “valle” a pena! Ideal par ir nos próximos feriados prolongados. Confira abaixo:
1 – Passeio bate-volta

O Valle Nevado fica a apenas 90 minutos de Santiago, sendo perfeito para passeios fora da cidade quando já tiver conhecido as principais atrações da capital. A estrada que conduz ao complexo tem 60 curvas e, sem a neve, é possível apreciar melhor a beleza das formações rochosas e do relevo único da região.
2 – Conhecer a flora e fauna andinas
Durante esse tour, vale fazer paradas estratégicas ao longo do caminho para observar a paisagem, fauna e flora locais. Entre as plantas mais comuns estão árvores, urtigas, boldos e lírios, por exemplo. A fauna também é riquíssima, contando com roedores, pássaros e lagartos.

Entre os destaques, a raposa culpeo, também conhecida como raposa vermelha, e o condor – ave símbolo dos Andes. É um grande pássaro preto que habita a Cordilheira dos Andes, cordilheiras próximas e também as costas adjacentes dos oceanos Pacífico e Atlântico. Mesmo em risco de extinção, no Valle Nevado ele é presença garantida.
3 – Gastronomia na montanha
Vencidas as 60 curvas até o Valle Nevado, os visitantes podem aproveitar para recarregar as energias e conhecer as opções gastronômicas oferecidas no restaurante Valle Lounge, um dos nove restaurantes que integram o resort e o único aberto nesse período.

Entre as especialidades, está o famoso ceviche, deliciosas pizzas, sanduíches e outros pratos e petiscos para satisfazer a fome. O pisco sour, drink típico chileno, e os vinhos servidos em taças são perfeitos para saborear este momento. Aberto todos os dias das 10h às 19h.
4 – Roteiros especiais de verão

Apesar de o Valle Nevado ser famoso pela qualidade de suas pistas de esqui, atraindo inclusive atletas profissionais, também existe a possibilidade de se divertir no local quando não há neve. Dentre as atividades de verão está o trekking, opção perfeita para caminhar e contemplar o condor andino, a maior ave de rapina do mundo, em seu habitat natural.
5 – Valle Nevado Store
A loja do Valle Nevado é perfeita para garantir aquele souvenir especial ou até mesmo investir em roupas e acessórios para a prática dos esportes de neve, que nesta época do ano costumam estar em promoção. Aberta todos os dias das 9h às 18h.