5 coisas que você precisa saber sobre o visto americano
Saber qual tipo de visto solicitar pode tornar o processo mais rápido e menos oneroso
Muitas pessoas sonham em visitar ou até mesmo morar nos Estados Unidos, mas frequentemente acreditam em mitos que tornam o processo de obtenção de visto americano complexo e inatingível.
No entanto, o que poucos brasileiros sabem é que existem mais de 180 tipos de vistos disponíveis para diferentes finalidades e oportunidades reais.
A lista de vistos vai muito além dos já conhecidos vistos B1/B2 –o mais comum e o mais solicitado pelos brasileiros desejam visitar os EUA para negócios, turismo ou tratamento médico– e o J-1 –destinos a intercâmbio estudantil.
- Argentina em 5 dias: tudo o que você precisa conhecer
- Ethiopian Airlines tem passagens com 10% de desconto
- Você sabia que fazer caminhada após as refeições ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue?
- 10 coisas sobre pessoas com depressão que você precisa saber
“Existem mais de 187 opções de vistos disponíveis, oferecendo oportunidades para pessoas com diferentes propósitos, inclusive para profissionais qualificados”, diz Vinicius Bicalho, CEO e fundador da Bicalho Consultoria Legal, escritório referência em processos de imigração com sede em Orlando.
1 – Tirar um visto para os EUA é um processo extremamente burocrático?
Não. Embora o processo de solicitação de visto envolve alguns documentos e procedimentos, com a orientação adequada, ele pode ser feito de forma eficiente e sem grandes dificuldades.
2 – É impossível obter um visto sem ter um parente ou emprego lá?
Não. Existem mais de 187 tipos de vistos disponíveis para diferentes finalidades nos Estados Unidos, além do visto de turismo. Ter um parente ou emprego no país não é um requisito obrigatório para obter um visto.
3 – O processo é caro e inacessível para a maioria das pessoas?
Em parte sim. Embora haja taxas associadas ao processo de visto, elas variam de acordo com o tipo de visto solicitado. Atualmente, a taxa de solicitação custa US$ 160 (R$ 770).
Porém, contratar um escritório de consultoria especializado, como a Bicalho Legal Consulting P.A., pode ajudar a otimizar o processo para obter o visto ideal para viajar para os EUA.
4 – O visto americano é negado com frequência?
Não. Algumas solicitações de visto são negadas, mas com a orientação adequada e o cumprimento dos procedimentos corretos, a maioria dos solicitantes pode obter a aprovação do visto.
5 – O processo é demorado?
Atualmente sim. Em São Paulo, o tempo de espera para que está solicitando o visto pela primeira vez passa dos 600 dias.
No entanto, o tempo necessário para o processamento do visto pode variar, quando o solicitante possui todos os documentos em ordem e segue as orientações corretamente, é possível obter uma resposta mais rápida e eficiente.