5 curiosidades sobre San Francisco que você precisa saber
A Golden Gate não é vermelha, apesar de muitos acreditarem que sim
Com suas famosas atrações culturais e artísticas, restaurantes estrelados, opções de compras mundialmente conhecidas e belíssimas paisagens, não falta o que fazer em San Francisco.
Confira abaixo 5 curiosidades sobre San Francisco que você nem imaginava.
Golden Gate Bridge
A ponte ligando San Francisco ao condado de Marin era considerada impossível de ser construída por conta da forte correnteza e ventos no estreito de Golden Gate. A construção foi iniciada em 1933 e finalizada em 1937. O projeto foi assinado pelo engenheiro Joseph B. Strauss, que não tinha nenhuma experiência com pontes suspensas no currículo, e criou a ponte mais icônica do mundo.
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
A ponte tem seis pistas e 2,7 km de comprimento e pesa, atualmente, 887.700 toneladas. Perdeu um total de 12.000 toneladas quando o pavimento foi trocado nos anos 1980. A Golden Gate não é vermelha, apesar de muitos acreditarem que sim. Ela é pintada em International Orange que, na verdade, era a cor do primer para a tinta que viria depois. O tom chama a atenção de navios que passam pela região e se destaca em dias de nevoeiro.
SAIBA COMO TIRAR O VISTO PARA ENTRAR NOS ESTADOS UNIDOS
A famosa ponte foi considerada a mais longa ponte suspensa do mundo até 1964. Atualmente ocupa o nono lugar no ranking.
Biscoitos da sorte
Os biscoitos da sorte foram inventados em San Francisco, não na China. Acredita-se que a primeira vez em que os hoje populares biscoitinhos apareceram tenha sido no final dos anos 1890, início dos anos 1900.
Eles foram servidos por Makoto Hagiwara, do Japanese Tea Garden, localizado no Golden Gate Park. Uma das fábricas mais tradicionais dos biscoitos da sorte, a Golden Gate Fortune Cookies Factory é aberta a visitação.
Bondes
A linha F (Market-Wharves) de bondes tem veículos preservados de outras épocas. Os carros são uma mistura de modelos antigos da frota da cidade e de cidades ao redor do mundo.
Operado pelo Muni e com apoio da Market Street Railway, uma organização não governamental de fãs de bondes, a linha é considerada uma tradição da cidade.
A primeira calça jeans
Há mais de 150 anos, a Levi Strauss & Co. criou e patenteou o primeiro par de jeans do mundo –Levi’s 501– em San Francisco, e seus produtos se tornaram a peça de vestuário mais vendida no mundo. A loja, localizada na 815 Market Street, oferece itens icônicos, peças vintage e ofertas exclusivas de produtos.
Quem tiver interesse em ter um par de Levi’s personalizada pode passar no taylor shop para criar sua calça exclusiva, um dos únicos dois lugares no mundo onde o lote No.1 de jeans está disponível.
Leões Marinhos no Pier 39
Nem sempre os preguiçosos leões marinhos estiveram esparramados ao sol no Pier 39. De acordo com o The Sea Lion Center of San Francisco, os animais chegaram lá em 1989. A população aumentou depois do terremoto de Loma Prieta, no mesmo ano, quando os barcos foram levados para outros píeres na cidade.
Desde então o Píer 39 é a casa dos cerca de mil leões marinhos que ficam pegando um sol nas docas –o número varia de acordo com padrões migratórios. É possível dar uma olhadinha neles ao vivo através da webcam do Pier 39