5 destinos brasileiros concorrem a ‘Melhores Vilas Turísticas’
Cinco vilas turísticas brasileiras foram indicadas para concorrer no concurso internacional “Melhores Vilas Turísticas” (Best Tourism Villages, em inglês).
Os destinos indicados pelo Ministério do Turismo (MTur) foram: Tuiuti (SP), Vila de Entre Rios (PR), Vila Dona Francisca (SC), Lomba Grande (RS) e Caraguatatuba (SP).
Dos cinco destino indicados pelo Brasil, apenas dois serão selecionados pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para a fase final. O resultado será divulgado em outubro na Assembleia Geral da entidade.
O concurso é uma iniciativa da OMT para promover as maiores vilas rurais do mundo. Além da divulgação desses destinos, a entidade oferece um programa de apoio com troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento do turismo rural.
Em 2021, o vilarejo de Testo Alto, na Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC), na região do Vale Europeu, foi eleito uma das melhores vilas turísticas do mundo.
Conheça os destinos indicados a ‘Melhores Vilas Turísticas’
Vila Dona Francisca (Joinville, SC)
Cercada de paisagens bucólicas do campo e propriedades com belos jardins que compõem um cenário único da serra catarinense, o roteiro de Vila Dona Francisca encanta quem visita o interior de Joinville (SC).
A vila proporciona experiências imersivas pela cultura alemã, passando por propriedades históricas e rurais que possuem uma construção colonial de tirar o folego.
A vila é conhecida pela famosa Estrada Dona Francisca (SC-418), construída por volta de 1858, região que fica rodeada por paisagens da Serra do Mar.
As terras contam a história da princesa Dona Francisca, irmã de D. Pedro II. Herdadas após seu casamento com o príncipe de Joinville, a estrada é a segunda via carroçável do Brasil, que foi uma importante rota comercial para o Brasil.
Além disso, as propriedades proporcionam degustações gastronômicas com pratos típicos da Alemanha, como a Cuca (com sabores como morango, banana, abacaxi, amora, queijo), especiarias com mel, o famoso hackepetter e muito mais.
Tuiuti (SP)
Pequeno e charmoso, o município de Tuiuti, no interior de São Paulo, carrega tranquilidade e um clima rural, com capelas e trilhas com circuitos de águas cheio de encanto. A cidade foi construída em 1902, mas apenas em 1991 o antigo distrito se tornou realmente uma cidade.
Durante os meses do verão o município carrega um ambiente favorável para caminhadas ao ar livre e passeios de bicicletas pelas construções antigas.
Reconhecida pela sua culinária original, na entrada da cidade habita um polo gastronômico com pratos típicos a base de peixe.
A região carrega em sua veia a tradição religiosa, possuindo diversas igrejas, capelas e praças em homenagem aos santos.
Vila de Entre Rios (Guarapuava, PR)
Localizada a 508 km de Curitiba, a vila de Entre os Rios do Oeste, distrito de Guarapuava, é banhada pelas águas de Itaipu. A cidade foi ocupada em 1959 quando as primeiras famílias, da 2ª geração de imigrantes italianos e alemães, chegaram de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O município é reconhecido por seus traços culturais de colonos, presente na culinária, no modo de viver, no idioma e nas artes.
O destino também é perfeito para passeios ecológicos, já que a região promove o cicloturismo entre os roteiros turísticos. Durante o meio do ano, a cidade recebe festividades, como a Expo Rios, o Festival da Carne Suína, o Concurso de Copa Suína e o tradicional café colonial. Diversão é que não falta!
Lomba Grande (Novo Hamburgo, RS)
Uma experiência perfeita para usufruir da tranquilidade e experimentar uma gastronomia diversificada. A vila de Lomba Grande oferece belas paisagens e uma natureza preservada com incríveis roteiros turísticos.
A história do vilarejo está ligada totalmente a imigração alemã, apresentando uma mescla de cultura, povos e costumes. Ela é conhecida pelo comércio coureiro-calçadista e ainda pelo turismo em áreas rurais.
Caraguatatuba (SP)
Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, tem belas paisagens naturais com cachoeiras, a riqueza da Mata Atlântica, praias e um admirável pôr do sol.
Abrigando a cultura e vivência dos caiçaras, Caraguá (como também é conhecida) contempla uma gastronomia única, com pratos típicos da região e requisitados sabores internacionais.
Presente na cultura de águas, a cidade proporciona esportes de mergulho, stand up, surf e outras práticas náuticas.
“Turistando” pela Mata Atlântica é possível percorrer muitas trilhas, que podem ser feitas de bicicleta ou caminhada, além de voo livre com paragliders e parapentes que possibilitam uma vista única do céu e do Morro Santo Antônio.