Odeia frio? Conheça 5 lugares não tão longe de SP para escapar das baixas temperaturas do inverno

Descubra cidades próximas à capital paulista ideais para escapar das baixas temperaturas do inverno

25/05/2025 17:02

Se você é do time que não vê graça em casacos pesados e cobertores em tempo integral, provavelmente já pensou em uma forma de fugir do frio. Quando as baixas temperaturas tomam conta do inverno paulista, a vontade de escapar da rotina gelada da capital é quase inevitável.

A boa notícia é que não é preciso ir muito longe para encontrar destinos com clima mais ameno. Há diversas cidades próximas a São Paulo que oferecem não só temperaturas mais agradáveis, mas também atrações culturais, gastronômicas e de natureza para aproveitar a estação de outro jeito.

O parque aquático Hot Beach, em Olímpia (SP), tem águas quentinhas
O parque aquático Hot Beach, em Olímpia (SP), tem águas quentinhas - Divulgação

Neste roteiro, reunimos cinco lugares ideais para quem quer fugir do frio sem se afastar demais da capital. São refúgios acessíveis, perfeitos para um fim de semana ou até um bate-volta —todos com um inverno mais leve e experiências que valem a viagem.

5 destinos perto de São Paulo para fugir do frio

Olímpia esquenta o inverno com águas termais e parques aquáticos

O parque aquático Thermas dos Laranjais é ótima opção para quem gosta de águas quentinhas
O parque aquático Thermas dos Laranjais é ótima opção para quem gosta de águas quentinhas - Divulgação

Com média de 27 °C no mês mais frio, Olímpia ganhou fama nacional graças ao Thermas dos Laranjais e ao Hot Beach, dois parques aquáticos abastecidos por águas naturalmente quentes. Além de toboáguas radicais, há resorts com piscinas termais a céu aberto, ideais para deixar o edredom no armário.

Ribeirão Preto ferve com cultura, chope gelado e muito calor

Interior da tradicional choperia Pinguim, em Ribeirão Preto (SP)
Interior da tradicional choperia Pinguim, em Ribeirão Preto (SP) - Divulgação

“Capital do agronegócio” e dos botecos, Ribeirão Preto mantém máximas de 18 °C a 25 °C durante todo o inverno, mas à noite pode fazer um friozinho. Entre um passeio pelo Theatro Pedro II e um chope na tradicional Pinguim, você dificilmente precisará de um casaco grosso —perfeito para fugir das baixas temperaturas da capital.

Barretos vibra em clima sertanejo permanente

Entrada do Parque do Peão, onde ocorre o maior evento sertanejo do país
Entrada do Parque do Peão, onde ocorre o maior evento sertanejo do país - Divulgação/APM

Conhecida pela Festa do Peão (que este ano completa 70 anos), Barretos exibe máximas que também rondam os 18°C a 28°C  em junho e julho. Fora da época do rodeio, dá para curtir o Barretos Country Resort (repleto de piscinas) e passeios pelo Parque do Peão — tudo sem aquele friozinho que ameaça estragar o passeio.

São José do Rio Preto: calor, shoppings e parques urbanos

Parque da Represa Municipal oferece uma vasta área verde, perfeita para pique-nique, caminhadas ou simplesmente para relaxar à beira da água
Parque da Represa Municipal oferece uma vasta área verde, perfeita para pique-nique, caminhadas ou simplesmente para relaxar à beira da água - Gustavo_Asciutti/iStock

A maior cidade do noroeste paulista tem média de 26°C nos meses mais frios. O combo calor + infraestrutura inclui a Represa Municipal (não permite banho, mas dá para praticar atividades físicas e contemplar o pôr do sol) e shopping centers climatizados para quem prefere ar-condicionado ao invés de cachecol. Para os amantes da história, o Museu do Rio Preto é parada obrigatória. 

Votuporanga relaxa entre lagos, gastronomia e clima sempre quente

A Estação Ferroviária, hoje desativa, é muito visitado principalmente para produção fotográfica
A Estação Ferroviária, hoje desativa, é muito visitado principalmente para produção fotográfica - Divulgação/PMV

Votuporanga, a 80 km de Rio Preto, guarda um inverno com máxima de 26°C . O Parque da Cultura e a Represa de Boa Vista rendem caminhadas ao sol, enquanto bares de comida caipira tratam de espantar qualquer lembrança das baixas temperaturas paulistanas.

Com sol garantido, piscinas quentinhas e termômetros altos, esses destinos formam o roteiro perfeito para fugir do frio e provar que é possível driblar as baixas temperaturas sem precisar ir para o Nordeste.