5 destinos ideais para conhecer no feriado de 7 de setembro

Por: Redação

Pensando em quem deseja respirar novos ares e curtir o feriado prolongado de 7 de setembro, o metabuscador de passagens aéreas Voopter selecionou cinco cidades com atrações para todos os gostos, nas quais é possível conhecer muito com pouco tempo — e para onde voar, a partir de São Paulo, é rápido e fácil. Embora cada destino tenha suas peculiaridades, todos prometem preencher o feriado com experiências incríveis.

Vista da orla de Balneário Camboriú, em Santa Catarina; cidade é uma das opções para o feriado

 Balneário Camboriú, localizado de Santa Catarina, a 30 quilômetros de distância do aeroporto mais próximo, em Navagantes (SC), é um destino versátil, que combina natureza rica, atrações para toda a família e uma vida noturna vibrante. Além de belas praias, o destino conta com atividades de ecoturismo e aventura, como trilhas em meio à natureza exuberante, escaladas no Pico da Pedra, mergulho na Cachoeira Seca, passeio de trenó de montanha, arvorismo e o famoso ZipRider, uma variação da tirolesa que leva os viajantes até a praia de Laranjeiras. As noites são badaladas, com variadas opções de clubes noturnos, bares e restaurantes.

“De lama lâmina”, uma das obras expostas em Inhotim
Créditos: Roberto Castro/MTur
“De lama lâmina”, uma das obras expostas em Inhotim

 Já o Instituto Inhotim, localizado na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, é o passeio ideal para quem quer aproveitar o feriado com atividades culturais, sem optar pelos convencionais museus urbanos. Para chegar lá, são cerca de 60 quilômetros de estrada a partir de Belo Horizonte.

O espaço abriga o maior centro de arte contemporânea a céu aberto da América Latina e foi projetado para que o jardim botânico, com diversas plantas raras, harmonizasse com as obras de arte, esculturas e arquitetura das galerias espalhadas pelo local. O ingresso inteiro custa R$ 44, exceto às quartas-feiras, quando a entrada é gratuita. Crianças até 5 anos não pagam. 

A maior atração turística de Maragogi são suas famosas piscinas naturais, conhecidas como galés
Créditos: Divulgação/Embratur
A maior atração turística de Maragogi são suas famosas piscinas naturais, conhecidas como galés

Junto com a chegada da lua cheia, no dia 6 de setembro, vem a maré alta, que cria um espetáculo nas praias da cidade de Maragogi, no Estado de Alagoas, a 125 quilômetros de Maceió –e equidistante da capital pernambucana, Recife. Este é o melhor período para aproveitar os atrativos diferenciais da região, pois é possível realizar o passeio de barco às Galés, como são conhecidas as piscinas naturais, e deslumbrar a beleza de corais e da água cristalina do mar.

Na região do centro-oeste brasileiro, o município de Caldas Novas, em Goiás, abriga o maior manancial hidrotermal do mundo, com águas que chegam, naturalmente, à temperatura de 35ºC. O mês de setembro, com clima ameno, faz da cidade o passeio ideal para quem quer se divertir nas muitas opções de parques termais, como o Water Park ou o Lagoa Termas Parque. Viajantes podem esticar a viagem a Rio Quente, cidade a meia hora de Caldas Novas que abriga os hotéis do grupo Rio Quente Resorts, além do famoso Hot Park. Durante os feriados prolongados, os clubes e casas de espetáculo de toda a região organizam shows que reúnem fãs do sertanejo universitário. Outro ponto positivo é o tempo do voo que, de São Paulo até Caldas Novas, tem duração de apenas uma hora e meia.

Vista panorâmica do complexo do Rio Quente Resorts

 Destinos internacionais também podem ser considerados como opção. Para a cidade de Mendoza, na Argentina, há voos diretos operados pela Gol com ida às quintas-feiras e retorno aos domingos que duram aproximadamente quatro horas. A região é conhecida por suas vinícolas, ou melhor, bodegas, como são chamadas, onde os visitantes podem acompanhar o processo de produção do vinho e, em seguida, degustá-los enquanto se aprecia a cadeia montanhosa Cordóndel Plata coberta de neve. Mendoza é o destino ideal para descansar da agitação dos grandes centros urbanos.