5 destinos perfeitos para os amantes de vinho

Há quem diga que o vinho é uma bebida que foi criada pelos deuses. Sua arte é milenar e está espalhada por todos os cantos do mundo. Além disso, é sempre um prazer conhecer plantações e vinícolas que produzem vinhos de qualidade e ajudam a perpetuar essa cultura.

Você, que é amante de vinhos, não pode deixar de conhecer as principais rotas vinícolas para visitar, gastando bem pouco. Se você é um desses que ama conhecer e provar os melhores vinhos do mundo, mas pretende gastar pouco na sua próxima viagem, confira a lista que o Submarino Viagens preparou com os 5 melhores e mais baratos destinos com roteiros vinícolas para você aproveitar.

Mendoza, Argentina

 
Créditos: Edu Leporo Fotografia
 

A Argentina é referência mundial na produção de vinhos de qualidade. Então, por que não visitar a região responsável por mais de 70% da produção argentina de vinho? No centro da cidade de Mendoza você pode agendar uma visita guiada aos famosos vinhedos do local. Com mais de 1200 vinícolas e repleta de paisagens de tirar o fôlego, Mendoza é um destino perfeito para apreciar vinhos deliciosos, em ótima companhia e por um preço que cabe no seu bolso. A cidade também conta com uma infraestrutura hoteleira exemplar, que recebe grandes eventos nacionais e internacionais. Compre passagens para Mendoza e conheça as famosas vinícolas de Norton, Catena Zapata, Ruca Malen, Viña Cobos e Luigi Bosca.

Valle de Colchagua, Chile

Também na América Latina, podemos destacar o Valle de Colchagua, no Chile, como uma das principais regiões vinícolas do mundo. O Chile tem a tradição de fabricar vinhos deliciosos e bem conceituados por especialistas da área. Grande parte da produção chilena de vinho acontece nessa região. Por isso, se você está pensando em encontrar ótimos vinhos em sua viagem para o Chile, não deixe de conhecer, na cidade de Santa Cruz, a vinícola de Viña Lapostolle e o Museu Colchagua, que conta a história dessa bebida milenar.

Serra Gaúcha, Brasil

O Brasil também possui suas rotas vinícolas. No estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, se concentram as principais vinícolas brasileiras. Muito disso se deve ao clima da região e à grande quantidade de imigrantes italianos que lá chegaram. No Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, você encontra as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, que além de produzirem vinhos de qualidade, permitem visitas às vinícolas com degustação e contam com belas paisagens. Compre passagens para a Serra Gaúcha e aproveite os melhores vinhos do Brasil.

Vale do São Francisco, Brasil

O Nordeste do Brasil, mais especificamente em Pernambuco, também tem uma rota vinícola muito interessante. As melhores e mais avançadas vitivinícolas do Brasil estão justamente nessa região, que é reconhecida internacionalmente pela qualidade de suas frutas cultivadas para a exportação. A região conta com 15% da produção nacional da bebida e, por isso, não poderia ficar de fora desta lista. Compre passagens para Pernambuco e desfrute dos vinhos do Vale do São Francisco.

Estrada do Vinho, Brasil

E para quem pretende gastar ainda menos, há também no Brasil a Rota do Vinho no interior do estado de São Paulo. Os imigrantes italianos chegaram à região da cidade de São Roque onde, atualmente, são produzidos os melhores vinhos de mesa do país. As vinícolas ficam ao longo da Estrada do Vinho, em uma via de 10 km, que lota aos fins de semana. A vinícola Góes possui uma melhor estrutura e disponibiliza visitas à produção (de segunda a sexta sob agendamento; sábado e domingo das 10h às 16h), além de promover, entre janeiro e fevereiro, a Festa da Vindima onde os turistas participam da colheita da uva e da produção do vinho.

As visitas guiadas custam R$ 25, sendo R$10 revertidos em compra, e inclui monitor e degustação de cinco rótulos.