5 dicas essenciais para quem vai viajar de avião nas férias
Férias de julho contarão com mais de 4,2 mil voos extras pelo país
A chegada das férias de meio de ano faz aumentar o número de voos e a movimentação nos principais aeroportos do país. Com isto, é preciso ficar atento para evitar contratempos que possam atrapalhar sua viagem.
Um levantamento feito pela Latam aponta que somente em julho 3,6 milhões de passageiros devem embarcar com a companhia em voos domésticos ou internacionais, um volume 18% superior ao que foi registrado no mesmo mês do ano anterior.
Para atender a essa demanda, a companhia programou 1,9 mil voos extras no Brasil entre 1º e 31 de julho, totalizando 24,5 mil voos domésticos e internacionais durante todo o mês.
Para você que vai viajar nas férias de julho, seja sozinho ou com a família, a Catraca Livre, com ajuda da Latam, compartilha cinco dicas para evitar perrengue antes de embarcar. Confira abaixo:
5 dicas essenciais para quem vai viajar de avião nas férias
1 – Confira todos os documentos e regras do destino da sua viagem
É fundamental e de responsabilidade do cliente conferir a validade de toda a documentação necessária, como RG, passaporte e visto, e outros requisitos para a viagem.
Em viagens nacionais, é necessário apresentar pelo menos um documento de identidade com foto. Nas viagens internacionais, também é importante consultar com antecedência as vacinas exigidas pelas autoridades por meio do consulado ou Embaixada do país para o qual vai viajar.
2 – Cuidados necessários para embarque de crianças
Todos podem voar, no entanto, caso seja um recém-nascido de até sete dias de vida, um atestado médico que informe a condição de saúde da mãe e do bebê deve ser apresentado à companhia até 48 horas antes da saída do voo.
Lembre-se que cada adulto pode viajar com até dois bebês, desde que um deles tenha o seu próprio assento. Para fins de embarque, dentro do Brasil, crianças menores de 12 anos podem viajar apresentando a certidão de nascimento –acima dessa idade, o documento de identificação deve ter foto, podendo ser a via original ou uma cópia autenticada.
Em voos internacionais, independentemente da idade, é preciso mostrar o passaporte válido e, se necessário, visto válido ou documento de identificação original e com foto no caso de viagens para países do Mercosul.
Em ambos os casos, por exigência das autoridades, o documento de identidade deve comprovar –com o nome idêntico– a filiação ou o parentesco do menor com o maior acompanhante.
3 – Viagens com pets
Atualmente, a Latam oferece três opções de transporte para que cães e gatos possam conhecer o mundo ou aproveitar as férias em família: na cabine, junto ao tutor, no compartimento inferior da aeronave, ou pela Latam Cargo.
Além de precisar ter no mínimo quatro meses de vida e estar desmamado, o pet deve apresentar um comportamento dócil para uma viagem tranquila. Também é necessário adquirir um kennel (caixa de transporte específica para viagens aéreas) levando em consideração o peso e as medidas do pet, além das condições de qualidade.
Para viajar o seu animal de estimação, o cliente deve chegar ao aeroporto com pelo menos duas horas de antecedência para voos domésticos, e três horas para voos internacionais. Também é fundamental apresentar o atestado de saúde do pet no balcão de check-in, onde também é paga a taxa correspondente ao serviço de transporte reservado.
4 – Chegue mais cedo ao aeroporto no mês de julho
Em viagens internacionais, especialmente nos aeroportos de Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro), a recomendação é chegar 3 horas antes do horário do voo. Em viagens nacionais, recomenda-se chegar com pelo menos 2 horas de antecedência.
Na alta temporada, é importante que os passageiros fiquem ainda mais atentos aos horários de embarque e eventuais trocas de portão. Nessa época, o fluxo nos aeroportos fica mais intenso e acarreta em maiores tempos para processos com Receita Federal, retirada de malas em conexão, entre outros.
Por isso, a Latam reforça que os clientes evitem distrações, dirijam-se diretamente ao embarque e prestem atenção às orientações e sinalizações realizadas pelas companhias nos alto-falantes e telões.
Para evitar contratempos, outro dica é verificar as condições do trânsito no trajeto até ao aeroporto e consultar a situação do voo em status de voo antes de se dirigir ao local de embarque, especialmente em dias e cidades com condições meteorológicas adversas.
5 – Fique atento ao despachar sua bagagem
Atualmente, 80% dos passageiros da Latam não precisam mais fazer check-in, pois ele é automático, o que economiza 20% do tempo no aeroporto.
Para despachar a bagagem, a companhia oferece em 10 aeroportos (Brasília, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos, Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Belo Horizonte e Vitória) o Despacho de Bagagem Express, que reduz em até 50% o tempo dos clientes nas filas.
Fique atento também com o peso e dimensões da bagagem de bordo. As medidas máximas do seu artigo pessoal são 45 x 35 x 20 cm (altura x comprimento x largura), incluindo os bolsos, rodas, aba, etc (17,8 x 13,8 x 7,9).
Também são considerados bolsa ou mochila pequena: bolsa para para notebook e mochila de bebê.