5 dicas para comprar passagem mais barata sem cair em roubada

Para que a viagem dos sonhos não vire pesadelo, é preciso ficar atento aos detalhes. Mas saiba que é possível comprar passagem mais barata

01/06/2023 07:40

Levantamento da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) revela que mais da metade das fraudes com passagens aéreas no continente americano ocorre no Brasil.

Em 2019, antes da pandemia, o impacto negativo das fraudes no setor de transporte aéreo foi de US$ 1,4 bilhão (R$ 5,7 bilhões).

5 dicas para comprar passagem mais barata sem cair em roubada
5 dicas para comprar passagem mais barata sem cair em roubada - spooh/iStock

De acordo com Gianlucca Nahas, sócio-fundador da FlyBy, empresa especializada na venda de assentos na classe executiva, é preciso ter muito cuidado antes de fazer uma compra pela internet, principalmente com preços muito abaixo do mercado.

“O valor, sem dúvida, é um atrativo, mas não pode ser o único fator de decisão para a compra. É preciso ficar bem atento para evitar contratempos”, diz Gianlucca.

É preciso ter cuidado com anúncios falsos de passagens com preços tentadores. Muitos criminoso se passam por agentes de viagens e oferecem bilhetes que não existem. Normalmente eles emitem bilhetes para datas próximas à compra e exige pagamento via depósito bancário.

Para que a viagem dos sonhos não vire pesadelo, é preciso ficar atento aos detalhes. Formas de pagamento, CNPJ e valores das passagens estão entre os quesitos que precisam ser observados antes de fechar as malas.

Confira abaixo outras dicas para não cair em golpe ao comprar passagens aéreas.

5 dicas para comprar passagem mais barata sem cair em roubada

  1. Observar se a empresa que está vendendo a passagem é a mesma que vai receber o dinheiro. Conferir dados cadastrais como razão social e CNPJ é fundamental;
  2. Verificar atentamente quais são os termos e condições da compra, e avaliar se atendem às suas necessidades;
  3. Procure entender a proposta da empresa – modelo de negócio – e avaliar se é de fato possível praticar um valor reduzido de tarifa;
  4. Busque indicações sobre a empresa. Hoje, a internet é uma grande aliada, assim como o boca a boca;
  5. Saber se a empresa está vendendo uma passagem com data marcada e emissão garantida, ou se é a compra de um contrato de prestação de serviço futuro.