5 experiências para mergulhar na era dos dinossauros
Fascínio vai além das telonas: reflete-se também no crescente interesse por experiências turísticas ligadas ao mundo pré-histórico
Com estreia prevista para o dia 3 de julho nos cinemas brasileiros, o filme “Jurassic World: Recomeço”, coloca o universo dos dinossauros em destaque.
Este fascínio renovado vai além das telonas: reflete-se também no crescente interesse por experiências turísticas ligadas ao mundo pré-histórico.

O fenômeno do “set-jetting” —tendência de viajar para destinos que surgem em filmes ou séries— encontra no universo jurássico um dos seus melhores exemplos. De parques temáticos a sítios arqueológicos reais, essa modalidade vive o seu melhor momento.
5 experiências para mergulhar na era dos dinossauros
A Catraca Livre selecionou cinco experiências disponíveis na plataforma TUI Musement, especializada em passeios, para quem quiser sentir-se paleontólogo por um dia.
Museu de História Natural (Londres, Reino Unido)

A coleção permanente do museu londrino inclui peças emblemáticas, como o esqueleto parcial do primeiro Tyrannosaurus rex descoberto, o crânio de um Triceratops e um Scolosaurus, um grande dinossauro blindado. Uma viagem por milhões de anos de história natural e uma referência essencial para compreender melhor a extinção destas espécies.
Paisagens jurássicas na selva (Krabi, Tailândia)

Quem quiser mergulhar na era dos gigantes pré-históricos pode explorar as exuberantes paisagens tropicais de Krabi, uma das províncias tailandesas onde foi filmado o novo filme da saga. Falésias de calcário, vegetação densa e águas cristalinas compõem um cenário selvagem que remete diretamente ao Jurássico.
Dinosaurland (Maiorca, Espanha)

Com mais de 100 réplicas em tamanho real —incluindo um impressionante Titanossauro com 50 metros de comprimento— este parque oferece uma experiência pensada para toda a família. Na “explorer zone”, os mais pequenos podem participar em escavações de fósseis e testar os seus conhecimentos com jogos e puzzles pré-históricos.
Pegadas fósseis próximas a Lisboa (Sesimbra, Portugal)

As encostas do Cabo Espichel são um local único para os apaixonados por paleontologia. Nos seus penhascos, conservam-se pegadas fósseis de dinossauros: do Cretácico Inferior em Lagosteiros e do Jurássico Superior na Pedra da Mua, que testemunham a passagem de Terópodes e Saurópodes pela região há mais de 130 milhões de anos.
Dinoland (Ravena, Itália)

O Mirabilandia, conhecido parque italiano, tem a maior área temática dedicada aos dinossauros em Itália. Com atrações cenograficamente ambientadas e 54 réplicas fiéis de espécies como o Velociraptor ou o Tyrannosaurus, Dinoland proporciona uma imersão no mundo pré-histórico, especialmente pensada para o público infantil.