5 hospedagens no deserto para fãs de ficção científica
Opções de hospedagens no deserto inspiradas no filme "Duna: Parte 2"
A aguardada sequência “Duna”, épico de ficção científica de 2021, chegou às telas do mundo todo no começo de março.
O longa que mistura poder, vingança e amor em meio a uma luta em um planeta desértico, teve sua segunda parte filmada nos desertos próximos a Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) e Wadi Rum, na Jordânia, famosos pelas dunas sinuosas.
Levantamento feito pela Booking.com revelou que quase sete em cada dez viajantes brasileiros (68%) querem se sentir como um protagonista em 2024, então que lugar melhor que o deserto para viver a aventura dessa sequência cinematográfica?
Confira abaixo algumas das melhores estadias no deserto que transportarão os hóspedes para outra dimensão.
5 hospedagem no deserto para fãs de ficção científica
Al Wathba (Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos)
Rodeado por dunas, esse resort 5 estrelas fica no deserto de Al Wathba, próximo ao local onde o filme e sua sequência foram filmados. As instalações tradicionais em estilo terroso contam com tapetes islâmicos e lanternas, e as vilas são equipadas com um gazebo e uma piscina, com recursos aquáticos espalhados pelo local que amenizam o calor.
O spa é composto por salas de sal, hammam turco e uma caverna de neve, além de tratamentos e rituais que usam produtos locais. Os hóspedes podem saborear um coquetel no bar da cobertura durante o pôr do sol ou visitar um dos restaurantes que servem culinária tradicional e internacional.
O resort oferece uma ampla variedade de atividades no deserto, como aventuras off-road ou a reserva Al Wathba Wetlands, que fica a uma curta distância de carro. Para quem quer atravessar as dunas árabes, recomendamos fazer um safári premium com churrasco, que também inclui sandboard, seguido de uma apresentação de dança do ventre.
Wadi Rum Secrets Camp (Wadi Rum, Jordânia)
Localizadas na extremidade oeste do deserto da Arábia, não é surpresa que as formações rochosas de Wadi Rum tenham sido escolhidas para a filmagem dessa sequência de ficção científica. Conhecido como o Vale da Lua, esse Patrimônio Mundial da Unesco, no sul da Jordânia, é composto por arenito e granito.
Os viajantes podem se hospedar no Wadi Rum Secrets Camp, que representa uma experiência única para quem quer explorar essa paisagem e dormir sob as estrelas.
Esse acampamento tradicional conta com comodidades para dar conforto e garantir a melhor experiência, como tendas com vistas para as montanhas, instalações de churrasco e um jardim. Tendas em estilo de cabana estão instaladas na areia e oferecem roupas de cama macias e cobertores espessos para manter o aquecimento durante a noite.
Além disso, guias beduínos ajudam a organizar atividades como sandboard. Para conhecer melhor o deserto, os hóspedes podem reservar um passeio de jipe de 4 horas com os destaques do Deserto de Wadi Rum, ideal para quem quer explorar as dunas e admirar vistas panorâmicas no ponto mais alto, sem deixar de passar pelo desfiladeiro Khazali, composto por rochas vermelhas.
Planeta Atacama Lodge ( San Pedro de Atacama, Chile)
O Planeta Atacama Lodge, no nordeste do Chile, está localizado no meio do deserto de Atacama, o lugar mais seco da Terra. Esse lodge fica em um terreno de 4 hectares aos pés de uma floresta de alfarrobeiras, o que faz dele o lugar ideal para relaxar depois de um dia explorando as dunas e outras maravilhas do deserto.
Cada lodge conta com decorações nativas e rústicas, com móveis confortáveis e um banheiro privativo. Os hóspedes podem acordar contemplando o vulcão Licancabur e dormir admirando o céu estrelado. O lodge fica a uma curta caminhada da cidade histórica de San Pedro de Atacama.
Situada em um planalto árido na Cordilheira dos Andes, ela conta com paisagens que incluem salinas, vulcões, gêiseres e águas termais, sem falar na infinidade de cordeiros e lhamas.
A sequência de ficção científica pode não ter sido filmada no deserto de Atacama, mas uma excursão ao Vale da Lua, passando pela Reserva Nacional Los Flamencos, transportará viajantes para uma paisagem repleta de dunas sinuosas e antigas minas de sal.
Anantara Sahara-Tozeur Resort & Villas (Tozeur, Tunísia)
Entre as dunas do deserto do Saara, o resort 5 estrelas Anantara Sahara-Tozeur é um santuário remoto construído na areia, à beira do vasto lago salgado Chott el Jerid. Esse resort chique oferece villas ladeadas por palmeiras e hibiscos, três piscinas, um bar e uma biblioteca.
O charme tradicional e o conforto moderno se misturam nas suítes decoradas com luminárias de latão, cerâmica orgânica e pinturas locais. Os hóspedes podem contemplar o amanhecer no deserto, curtir a tranquilidade à beira da piscina, relaxar com um banho turco (hammam) ou jantar sob as estrelas no estilo bérbere.
A uma curta distância de carro do centro de Tozeur, há uma cidade oásis repleta de árvores frutíferas, onde os hóspedes podem conhecer a cultura tunisiana por meio de experiências selecionadas com guias locais, como visitas às antigas medinas ou observação de estrelas em um lugar privilegiado no deserto.
Também vale fazer um tour de um dia pelos locais de Tamerza, Chebika, Mides Canyons e Star Wars para descobrir cachoeiras e riachos em meio às montanhas, além dos sets de filmagem dessa famosa saga intergaláctica.
Home2 Suites White Sands (Alamogordo, EUA)
O hotel fica perto das dunas da Bacia de Tularosa, no Novo México. Aninhado na paisagem do deserto de Chihuahua, esse hotel proporciona o máximo de conforto: cada suíte foi projetada e equipada com comodidades modernas e mobiliário elegante.
Entre as diversas comodidades estão uma academia bem equipada, uma piscina ao ar livre e um terraço. Para quem estiver viajando com animais de estimação, algumas acomodações aceitam os bichinhos.
O hotel conta com uma localização privilegiada, a uma curta distância do New Mexico Museum of Space History e do White Sands National Monument, que é o maior campo de dunas de gesso do mundo, cobrindo 442 km² em meio às montanhas de Sacramento.
Recomendamos que os viajantes agendem uma visita a essas dunas durante o amanhecer ou entardecer, quando a paisagem formada pelas areias atinge o seu auge.