5 mitos e verdades sobre tirar o visto americano
Existem mais de 180 tipos de vistos disponíveis para diferentes finalidades e oportunidades reais
Muitas brasileiros sonham em visitar ou até mesmo morar nos Estados Unidos, mas frequentemente acreditam em mitos que tornam o processo de obtenção de visto americano complexo e inatingível.
No entanto, o que poucos brasileiros sabem é que existem mais de 180 tipos de vistos disponíveis para diferentes finalidades e oportunidades reais.
A lista de vistos vai muito além dos já conhecidos vistos B1/B2 –o mais comum e o mais solicitado pelos brasileiros desejam visitar os EUA para negócios, turismo ou tratamento médico– e o J-1 –destinos a intercâmbio estudantil.
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
“Existem mais de 187 opções de vistos disponíveis, oferecendo oportunidades para pessoas com diferentes propósitos, inclusive para profissionais qualificados”, diz Vinicius Bicalho, CEO e fundador da Bicalho Consultoria Legal, escritório referência em processos de imigração com sede em Orlando.
5 mitos e verdades sobre tirar o visto americano
1 – Tirar o visto americano é um processo extremamente burocrático?
- Não. Embora o processo de solicitação de visto envolve alguns documentos e procedimentos, com a orientação adequada, ele pode ser feito de forma eficiente e sem grandes dificuldades.
2 – É impossível obter um visto sem ter um parente ou emprego lá?
- Não. Existem mais de 187 tipos de vistos disponíveis para diferentes finalidades nos Estados Unidos, além do visto de turismo. Ter um parente ou emprego no país não é um requisito obrigatório para obter um visto.
3 – O processo é caro e inacessível para a maioria das pessoas?
- Em parte sim. Embora haja taxas associadas ao processo de visto, elas variam de acordo com o tipo de visto solicitado. Atualmente, a taxa de solicitação custa US$ 185, cerca de R$ 1.020. Porém, contratar um escritório de consultoria especializado pode ajudar a otimizar o processo para obter o visto ideal para viajar para os EUA.
4 – O visto americano é negado com frequência?
- Não. Algumas solicitações de visto são negadas, mas com a orientação adequada e o cumprimento dos procedimentos corretos, a maioria dos solicitantes pode obter a aprovação do visto.
5 – O processo é demorado?
- O tempo médio para agendamento caiu drasticamente nos últimos meses — já chegou a 18 meses no pós-pandemia. Hoje está em cerca de 30 dias para quem vai tirar o visto pela primeira vez. Já para quem vai renovar, o processo não demora mais do que 10 dias.
- No entanto, o tempo necessário para o processamento do visto pode variar, quando o solicitante possui todos os documentos em ordem e segue as orientações corretamente, é possível obter uma resposta mais rápida e eficiente.