5 motivos para cair de amores por Istambul

Se Istambul (Turquia) fosse uma pessoa, com certeza, seria uma daquelas figuras magnéticas que arrebatam o coração de qualquer mortal que ouse se aproximar.

Eu caí com tudo nos encantos dessa cidade e sou capaz de falar por horas (com os olhinhos brilhando e suspiros de saudade) quando alguém me pergunta se vale a pena conhecer o lugar mais famoso da Turquia. Ficou curioso, né?

Então aqui vão cinco motivos pelos quais, pra Istambul, a minha resposta é sempre sim:

1 – Ela é linda

Imagine um horizonte contornado por domos e minaretes no meio de prédios e torres, entre braços de mar e pontes sobre águas cor de esmeralda. Istambul fica parte da Ásia e parte na Europa, e o melhor dos dois mundos está estampado na cara da cidade. Palácios e monumentos grandiosos fazem um contraste sensacional com mercados de rua e cantinhos ultracharmosos. Uma lindeza só.

2 – Ela é toda culta

Com mais de 2500 anos, Istambul te envolve numa enxurrada de fatos históricos, contos sobre imperadores romanos e bizantinos, conflitos religiosos, costumes, tradições e milhões de curiosidades. Sem contar as histórias dos sultões, suas batalhas, suas riquezas e suas mulheres. Quem gosta desse tipo de coisa fica até meio zureta com tanta informação.

3 – Ela é simpática e boa de papo

Barraca de especiarias em Istambul[/img]

Cada vez que você parar pra comer em Istambul, seu estômago vai te agradecer muito e logo depois te perguntar porque é que você nunca foi pra lá antes. Iskender kebab, Adana kebab, pottery kebab, dolma, turkish delight, baklava. Só de escrever dá água na boca.

5 – Com ela não tem tempo ruim

Do verão mais escaldante ao inverno abaixo de zero, Istambul sempre oferece algo legal pra entreter locais e visitantes. Sejam nas milhares de atrações turísticas pra aproveitar durante o dia ou as casas noturnas pra se jogar de madrugada, é diversão garantida.

Deu pra sentir porque todo viajante que se preze deveria incluir Istambul na sua lista de cidades pra visitar. Eu já estive por lá quatro vezes e iria todo ano, se pudesse. E aí? Tá querendo se apaixonar também? Então comece já a planejar sua viagem.

Por Gabriela Alvarenga, do blog Outros Roteiros