5 motivos para conhecer o Sul do Brasil
Saiba por que planejar uma viagem para o sul do Brasil
Deu pra ti, baixo astral. Vou pra Porto Alegre, tchau! Mas pode ser para Floripa ou Curitiba também. Ou Balneário Camboriú, Foz do Iguaçu, Joinville, Gramado, Vale dos Vinhedos… Não faltam opções para conhecer na Região Sul do Brasil. Aqui estão alguns dos principais motivos que vão te convencer a pegar a estrada para a terra mais tri do país.
As paisagens
Entre as regiões brasileiras, o Sul é a que tem a menor extensão territorial. Sorte a de quem tiver vontade de explorar Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Por lá, há paisagens diversas e cenários bem difíceis de encontrar em outros lugares do Brasil. Em poucas semanas, dá para conferir o melhor dos três estados e conhecer, na mesma viagem, praia, cachoeira, campos e cidades. Agora, se tiver um pouco menos de tempo disponível, faça viagens separadas: um pequeno mochilão por cada estado. Damos aqui todas as dicas para essa viagem pelo sul do Brasil, incluindo sugestões de roteiro!
- Cheetah Plains oferece safári de luxo sustentável na África do Sul
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
- O guia definitivo para escolher os melhores meses para viajar para o nordeste
O clima
Estão no Sul algumas das cidades mais frias do Brasil. Vez ou outra, até neva por lá! Há pelo menos um lugar onde a neve é garantida: Gramado. A cidade tem o primeiro parque de neve indoor da América Latina, com pista de patinação e esqui, que bomba no fim do ano. Aliás, também temos várias dicas de roteiro e de onde ficar em Gramado, para quem tiver vontade de conhecer melhor essa cidade, que nem parece que fica no Brasil.
Já em Curitiba, capital paranaense, não neva. Mas as chuvas frequentes e os diversos parques espalhados pela cidade ajudam a deixar a temperatura bem agradável para os que curtem cobertor. Se o seu negócio é calor, pode ficar tranquilo, porque a temperatura média em Porto Alegre passa dos 30 graus no verão. Florianópolis também não fica muito atrás, e ainda dá para curtir uma praia.
A gastronomia
Cada região do Brasil tem suas peculiaridades na hora de preparar uma refeição. Mas muita gente ainda se espanta mais do que a média ao descobrir que os gaúchos têm o costume de comer xis-coração, um sanduíche de coração de galinha. A iguaria é tão típica quanto os outros dois patrimônios culturais da mesa riograndense: o churrasco e o chimarrão. A cozinha do Sul tem ainda outras opções: o arroz carreteiro, pinhão, cuca, tainha, polenta no fio, barreado, etc. A inspiração para esse cardápio variado é uma mistura dos costumes dos imigrantes europeus (principalmente alemães e italianos) com os dos indígenas que viviam na região.
Os sotaques
Não é tudo a mesma coisa, não! O jeito de falar de um jovem de Florianópolis é bem diferente do de alguém que passou a vida no interior do Paraná. E as duas coisas passam longe do sotaque gaúcho cheio de “bah” e “tri”. Aliás, no próprio Rio Grande do Sul pode haver diferenças no vocabulário, na entonação e na pronúncia de uma cidade para outra, como também acontece no resto do Brasil. Então, uma viagem pelo Sul do Brasil é também uma redescoberta de modos de fala.
As surpresas
Fica no Sul do Brasil um dos 10 passeios de trem mais bonitos do mundo, segundo o jornal The Guardian. No ranking do Wall Street Journal, o trecho aparece no topo: é um dos três mais belos. Trata-se da viagem de trem entre Curitiba e Morretes, que, por incrível que pareça, ainda é meio desconhecida dos viajantes brasileiros.
Outro segredo turístico da região: São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, um sítio arqueológico que conta um pedacinho da história do Brasil. Há diversas outras atrações com o potencial de te surpreender em Santa Catarina, no Paraná e no Rio Grande do Sul. Mas, a essa altura, você já deve estar convencido de que vale a pena viajar pelo sul do país. Então, vamos deixar para você descobrir outras surpresas por si só.