5 motivos para visitar a cidade de Socorro nas férias de julho
Conhecida como 'Cidade da Aventura', Socorro é um dos principais destinos de aventura do país.
Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade de Socorro, no interior paulista, oferece inúmeras atrações pelas suas belíssimas paisagens naturais.
As atividades integram os mais variados viajantes, dos aventureiros praticantes de rafting pelo rio do Peixe aos que preferem apenas contemplar a natureza através de caminhadas.
Socorro, que integra o Circuito das Águas paulista, também conta com tranquilidade do clima interiorano, que vem acompanhado da enorme receptividade de seus moradores.
- Esta bebida, se consumida todos os dias, pode causar gordura no fígado
- Ecoturismo na Argentina: confira as melhores dicas e aproveite paisagens incríveis
- Como melhorar a memória naturalmente com exercícios físicos
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
Vale ainda destacar a cultura rural, conservada no local desde a sua fundação, em 1829, que permite que os seus visitantes conheçam fazendas históricas, plantações de café, acompanhem a fabricação de produtos campesinos e realizem atividades como ordenha de animais e colheita de frutas.
Por tantos motivos, a cidade é um ótimo destino de viagem para aqueles que querem passar um final de semana fora da rotina dos grandes centros urbanos.
Confira abaixo uma lista com cinco razões para visitar a região:
Aventura
Conhecida como a “Cidade da Aventura”, Socorro foi o primeiro destino a conseguir certificação internacional para atividades de turismo do segmento no Brasil, o que significa a garantia de segurança nas atrações promovidas pelos estabelecimentos que possuem o certificado.
A região oferece diversos roteiros para praticar esportes em meio a sua exuberante natureza. Entre as opções estão rafting, trilhas até cachoeiras, ciclismo, stand up paddle, canoagem, rapel, arvorismo e tirolesas, incluindo uma das mais longas do Brasil, com um quilômetro de extensão, que corta os estados de São Paulo e Minas Gerais. A grande novidade são os voos de parapente no Pico da Cascavel, localizado a 1.200 metros do nível do mar.
Ecoturismo
O contato regular com a natureza proporciona bem-estar e renova as energias. Em Socorro, as elevações e os desníveis do terreno criaram volumosos rios de corredeira, como o do Peixe, e belas cachoeiras, que ficam em meio a florestas nativas no ecossistema da Mata Atlântica.
A cidade ainda conta com fontes de água mineral e mirantes no topo de montanhas, como o da Pedra Bela Vista, que permite a apreciação panorâmica da paisagem, sempre de maneira segura e sustentável.
Localização
Localizada a duas horas da capital paulista, Socorro é uma ótima opção para quem quer fugir do estresse de uma metrópole, mas sem ir para muito longe. O turista tem a oportunidade de provar a tradicional gastronomia caipira ao saborear pratos que utilizam alimentos produzidos nas fazendas locais.
A cidade também é um dos maiores polos de fabricação de malhas do Estado. São três centros de compras – a Feira Permanente de Malhas, o Circuito das Malhas Outlet e o Shopping Moda de Fábrica -, onde estão espalhadas mais de 400 malharias, que oferecem produtos de qualidade a preço de fábrica.
Hospedagens para todos os estilos
Hotéis fazenda, campings, pousadas e hostels, Socorro oferece diferentes opções de hospedagens para que os seus visitantes possam escolher a que melhor encaixa com o seu perfil.
Os hotéis fazenda são ideais para quem busca comodidade, com sistema de pensão completa, monitoria para adultos e crianças e atividades inclusas no valor da hospedagem.
As pousadas e hostels, por outro lado, têm um melhor custo benefício para quem procura por acomodações sem a inclusão de extras nas diárias, como refeições e passeios. Já aqueles que optam pelos campings têm a oportunidade de estabelecer um contato mais profundo com a natureza.
Acessibilidade
Socorro também é referência nacional em turismo acessível. Mais de dez atividades de aventura da cidade foram adaptadas a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Não à toa, em 2013, recebeu o Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade, outorgado pelo Conselho Real para Deficiência do Governo da Espanha.