5 motivos para visitar o litoral sul da Bahia

22/04/2016 13:06

Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta

Muito antes do Brasil virar Brasil, essa região cenográfica já arrancava adjetivos em cartas e relatos históricos de quem passasse por ali.

Piscinas naturais que emergem bem na beira da praia, durante a maré preguiçosa; falésias imponentes que se erguem sobre nossas cabeças, como se espiassem o mar ali em frente; e uma sequência de outros cenários que só podem ser vistos por quem chega a pé ou de bicicleta.

Itaquena, uma das praias isoladas, entre Trancoso e a Praia do Espelho
Itaquena, uma das praias isoladas, entre Trancoso e a Praia do Espelho

Localizado no extremo sul da Bahia, em plena Costa do Descobrimento, Porto Seguro abrange uma área de mais de 2.400 km² e se divide em distritos que a gente nem precisa se perder em descrições demoradas, como Arraial d’Ajuda, Trancoso, Vale Verde e Caraíva.

Mas quem está com disposição (e preparo físico) vai muito além das faixas de areia mais populares da região, onde o axé não chega e praias demoram para ver banhistas, e conhece praias em que caminhadas ou travessias de bicicleta são as únicas formas de chegar até lá.

Tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco e conhecida como berço da história do Brasil, a Costa do Descobrimento tem talento e estrutura para receber todo tipo de visitante: de recém-formados que buscam vida noturna hedonista a viajantes dispostos a serem os únicos em extensas faixas isoladas de areia, rodeadas por falésias, recifes de corais, manguezais, rios e lagoas.

Confira cinco motivos para conhecer o sul da Bahia:

Praias de rio

Rio dos Frades, atração natural da travessia de bicicleta, entre Trancoso e a Praia do Espelho
Rio dos Frades, atração natural da travessia de bicicleta, entre Trancoso e a Praia do Espelho

Com águas agitadas que nem sempre convidam para banhos, o trecho litorâneo entre Porto Seguro e Caraíva é recortada por diversos cursos de rios que têm suas águas represadas entre bancos de areia.

Entre as piscinas naturais de rio da região, destaques para Rio da Barra, entre Arraial d’Ajuda e Trancoso; e o cenográfico Rio dos Frades, ponto isolado, frequentado apenas por moradores locais, entre Trancoso e a Praia do Espelho.

Rio da Barra, entre Arraial d’Ajuda e Trancoso, no sul da Bahia
Rio da Barra, entre Arraial d’Ajuda e Trancoso, no sul da Bahia

Não deixe de visitar também a Lagoa do Satu, localizada no caminho entre a Praia do Espelho e Caraíva.

Turismo sobre duas rodas

É nas praias do litoral sul da Bahia, região que foi considerada tendência em 2016, onde carros não entram e banhistas só chegam com certo esforço, que acontecem as travessias em bike, entre Porto Seguro e Caraíva, uma viagem de quase 50 km, feita sobre duas rodas e combinada com um trekking, no trecho final.

Jacumã, praia que fica no roteiro que vai de Trancoso à Praia do Espelho, no litoral sul da Bahia
Jacumã, praia que fica no roteiro que vai de Trancoso à Praia do Espelho, no litoral sul da Bahia

Recentemente, o Viagem em Pauta subiu em uma bicicleta para conhecer dois roteiros exclusivos a bordo de uma magrela (entre Porto Seguro e Trancoso; e outro dali para a Praia da Espelho) e um trekking de 11km, entre Espelho e Caraíva).

Praias onde carros não chegam

A extensa faixa de areia, entre Porto Seguro e Caraíva, guarda uma sequência de praias que só podem ser visitadas a pé ou de bicicleta.

Localizada entre Trancoso e a Praia do Espelho, Jacumã é um pedaço isolado de mar, recortado por coqueiros e com águas calmas, considerada uma das mais desertas da região.

Itaquena, uma das praias isoladas, entre Trancoso e a Praia do Espelho
Itaquena, uma das praias isoladas, entre Trancoso e a Praia do Espelho

Outra praia onde automóveis ficam bem longe é Itaquena, com águas de tons esverdeados e piscinas naturais, em períodos de maré baixa, entre Trancoso e Praia do Espelho.

Durante a caminhada de 11 km entre a Praia do Espelho e Caraíva, nem sempre é possível se banhar no mar. Por isso, deixe para se refrescar em Juacema, refúgio a 3 km de Caraíva com piscinas naturais e mergulhos em águas doces, na Lagoa do Satu.

Vilarejos rústicos

Caraíva, no litoral sul da Bahia
Caraíva, no litoral sul da Bahia

Localizada a pouco mais de 100 km de Porto Seguro, a pacata vila de pescadores de Caraíva tem como principal atração o rio que dá nome ao destino, cuja única forma de acesso é em breves viagens de canoa, uma vez que esse destino de ruas de areia não permite a entrada de carros.

Entre as atrações recomendadas, observação do pôr do sol, passeios de stand up paddle, descida de rio a bordo de boias e o famoso pastel de arraia, em bares locais.

E se aquele cenário rústico não for suficiente, onde o rio são ruas e faixas de areia são calçadas, vá para a vizinha Ponta do Corumbau, destino com 15 km de praias de recifes de corais, a 1 km da costa.

Cozinha pé na areia

Arroz de polvo do Boteco do Pará, em Caraíva
Arroz de polvo do Boteco do Pará, em Caraíva

Nunca é demais alertar: quanto mais isolado for o destino, como Caraíva e Corumbau, mais elevados são os preços na hora de comer.

Os restaurantes ao longo dos roteiros sobre bicicleta ou a pé, entre Arraial d’Ajuda e Caraíva contam com diversas opções de cardápios, mas o Viagem em Pauta listou os melhores lugares por onde passamos, em três dias de viagem.

O Restaurante Rabanete é uma das raras opções para o almoço no distrito de Trancoso, em pleno Quadrado e sob árvores que dão boas sombras para comer do lado de fora. Com sistema self service, o restaurante abre, diariamente, das 12h às 17, e o quilo custa R$ 51,99.

Trancoso é endereço também do Restaurante Capim Santo, na Rua do Beco. Com uma filial nos Jardins, em São Paulo, esse restaurante é uma das opções mais concorridas do destino e funciona em Trancoso, há 30 anos. Destaques para a Lagosta no Abacaxi e para os drinques com capim santo.

Pé na areia, o Boteco do Pará, em Caraíva, fica às margens do rio e na rua principal do povoado. Esse bar tem cardápio enxuto como moquecas e arroz de polvo, e preços que pesam no bolso. Destaque para o concorrido pastel de carne de raia.

SAIBA MAIS
Quem leva
Bahia Active
Com roteiros que variam de 6 a 30 km, a pé ou de bicicleta, essa agência voltada para trekking e ciclismo conta com saídas históricas e de natureza, entre Santo André, ao norte de Porto Seguro, e Caraíva, no litoral sul.
www.bahiaactive.com.br

Onde ficar
Hotel Estalagem (Porto Seguro)
Rua Marechal Deodoro, 66 – Centro
Tel.: (73) 3288-2095 / 3012-0040
www.hotelestalagem.com.br

Pousada Capim Santo (Trancoso)
Rua do Beco 55
Tel.: (73) 3668-1122
www.capimsanto.com.br

Pousada do Outeiro (Praia do Espelho)
Estrada de Caraíva, km 18 (Condomínio Outeiro das Brisas)
Tel.: (73) 3668-5044
www.pousadaouteirodasbrisas.com.br

Pousada Lagoa (Caraíva)
Tel.: (73) 3668-5059 / 9985-6862
www.lagoacaraiva.com.br