5 motivos para você viajar sozinho
É uma experiência incrível que todo mundo deve experimentar ao menos uma vez na vida
Viajar sozinho é algo que muitas pessoas, mesmo mochileiros experientes, temem.
O medo de ficar sozinho, as preocupações de segurança –todos estes argumentos são usados como obstáculos no caminho para o que poderia ser uma aventura verdadeiramente maravilhosa, uma mudança de vida.
Viajar sozinho é uma experiência incrível e que todo mochileiro deve experimentar ao menos uma vez na vida.

Se viajar é prazeroso e vital para o bem-estar, a desaprovação dos amigos e familiares podem considerá-lo louco –ou seja, por que diabos viajar? Não é perigoso? Você não tem medo? Não vai ficar sozinha? O que há de errado contigo? – Prepare-se para ouvir esses entre outros argumentos.
Viajar com um parceiro ou um amigo pode ser uma ótima experiência também, mas você não deve descartar a ideia de viajar só porque não tem ninguém para acompanhar. Esse deve ser um momento só seu, no qual suas potencialidades devem ser avaliadas.
Nenhuma das conotações negativas da viagem solo são verdadeiras. Não é mais perigoso viajar sozinho. Não é assustador nem assustador, e certamente não é solitário ou chato. Se o seu sonho é viajar pelo mundo, não deixe que o fato de você não ter ninguém com você o impeça de fazê-lo. Quando você chegar ao seu destino e se acostumar com o novo ambiente, poderá até achar que prefere viajar dessa maneira.

Então, aqui estão apenas alguns motivos para fazer uma viagem sozinho!
1 – Você pode fazer o que quiser, quando quiser
Sim, isso é egoísta, sim! Mas, e daí? Você está por sua conta, esse é o ponto! Toda a sua viagem pode ser focada em você, o que você quer fazer, o que você gosta. Ninguém mais tem voz ou opinião sobre isso.
Você quer mudar seus planos no meio da sua viagem? Então, o que está te impedindo? Faça! Você já encontrou uma ilha tropical que você gosta e quer ficar nela? Fique e aproveite! Quer comer um terceiro almoço porque há tanta escolha na praça de alimentação? Ótimo, deguste! Ninguém vai te julgar. O mundo é realmente sua ostra.
Ao viajar sozinho você realmente pode apenas fazer o que lhe apetecer. Cada dia pode ser preenchido com coisas que lhe interessam. Você não tem que comprometer seus planos ou perder o que você quer fazer porque seu amigo de viagem está reclamando que não quer fazer isso ou quer fazer outra coisa. Você não tem ninguém para agradar a não ser você mesmo, e sim, isso pode parecer egocêntrico, mas quem se importa?
2 – Você nunca será solitário
Esta é uma das grandes preocupações que muitas pessoas têm quando contemplam viagens individuais, mas é completamente infundada. Milhares de pessoas viajam sozinhas todos os dias, e você pode encontrar algumas delas em suas próprias viagens.

Fazer novos amigos na estrada, seja em uma caminhada organizada ou por pura chance é muito mais fácil do que parece. Outros viajantes e mochileiros sempre acabam se reunindo em estações de trânsito, ônibus de longa distância ou trens noturnos, albergues ou bares para mochileiros, e tudo o que é preciso para conhecê-los é um pouco de confiança e aquela pequena palavra surpreendente ‘olá’.
Alguns mochileiros acabam passando dias ou mais juntos enquanto clicam e decidem viajar na mesma direção antes de eventualmente se separar novamente, outras vezes um encontro casual pode levar a nada além de uma conversa interessante em uma longa viagem de ônibus ou em um hotel ou hostel. O ponto é que você nunca estará sozinho, e a melhor parte é que você pode ter o melhor dos dois mundos. Você pode aproveitar os benefícios de viajar sozinho e ter companhia quando e se você quiser. É a sua escolha.
3 – Você se tornará muito mais autoconfiante
Ao ser forçado a sair da sua zona de conforto e ter que lidar com eventos inesperados e experiências imprevisíveis, você aprenderá muito sobre si mesmo. Você se conhecerá intimamente, quer queira ou não. Você não precisa se perguntar o que você faria em um local apertado, ou que tipo de pessoa você é quando as coisas acontecem e você tem que lidar com elas, você saberá porque você terá estado lá e feito isso.
As coisas vão inevitavelmente dar errado em uma viagem de mochilão, de pequenos aborrecimentos, como atrasos de transporte ou a sua rede de mosquitos desenvolvendo uma lágrima na selva, a grandes soluços como o seu ônibus quebrando no meio de um deserto ou até pior. Você aprende muito rapidamente que é como você lida com esses incidentes que importam, e como você supera os desafios é o que ajuda a construir e moldar seu personagem.
4 – Você conhece mais pessoas locais e vê mais da cultura
Viajar sozinho remove a rede de segurança de seus amigos ou parceiros, você não tem mais aquela zona de conforto de viajar dentro de um grupo, então você pode fazer muito mais esforço para interagir com os locais e mergulhar na cultura do lugar onde você está visitando. Os benefícios disso são realmente enriquecedores.
5 – É absolutamente seguro viajar sozinho!
Precauções básicas de bom-senso o manterão tão seguro quanto um mochileiro solitário como qualquer mochileiro em um grupo cheio de outras pessoas. E sim, isso se aplica também às mulheres que se aventuram no mochilão.
Então, se viajar é o seu sonho, se você está sentindo saudades de algum lugar que você nunca esteve, mas você não tem ninguém para ir com você, então, vá sozinho! Você não vai se arrepender de viajar sozinho e até pode ser que você se sinta melhor assim!