5 restaurantes “farm to table” para conhecer pelo mundo
Os sabores autênticos se encontram com a excelência culinária, resultando em experiências únicas e memoráveis
Em um mundo cada vez mais consciente da importância da procedência dos alimentos, a culinária “farm to table” tem ganhado destaque em diversos restaurantes, unindo ingredientes frescos e sazonais diretamente do campo para a mesa.
A expressão, criada nos Estados Unidos e popular em países da Europa, quer dizer que a comida que está sendo servida na mesa de um restaurante veio diretamente dos produtores rurais, sem ter passado por intermediários como a indústria alimentícia, um distribuidor ou um supermercado.
Nessa jornada gastronômica, os sabores autênticos se encontram com a excelência culinária, resultando em experiências únicas e memoráveis.
Confira abaixo cinco sugestões pelo mundo para conhecer a tendência, sendo duas delas no Brasil.
Mina (Campos do Jordão, Brasil)
Localizado em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, o restaurante Mina, do Hotel Botanique Hotel Experience, oferece uma experiência verdadeiramente indulgente.
Sob a orientação do renomado chef Cristóvao Duque, com passagens em casas internacionais estreladas, incluindo Alan Ducasse, cada prato é uma obra-prima que celebra os ingredientes frescos e sazonais, colhidos diretamente dos jardins orgânicos da propriedade.
L’Arpège (Paris, França)
Fundado pelo renomado chef Alain Passard, o L’Arpège é um templo gastronômico onde a simplicidade e a excelência se encontram.
Localizado no coração de Paris, o restaurante é famoso por sua abordagem inovadora à culinária francesa, com um foco especial em vegetais frescos e orgânicos provenientes da própria fazenda do chef.
Um vegetariano luxuoso, que excede as expectativas com propostas saborosas e inventivas, onde simplicidade e qualidade fazem a festa do paladar.
Food Circle (Comporta, Portugal)
Para uma experiência gastronômica íntima e imersiva do hotel Sublime Comporta, a experiência é exclusiva para apenas 12 convidados, que se reúnem todas as noites de verão e início de outono ao redor de um balcão em um pavilhão ao ar livre, localizado no coração do jardim orgânico de 16.000 metros quadrados do hotel.
O chef Pedro Calhau e seus assistentes criam um menu degustação diferente a cada dia, com base nas 300 variedades de vegetais e ervas do jardim que estão em seu auge, além de peixes capturados de forma sustentável e carnes criadas a pasto fornecidas por fornecedores locais confiáveis.
Simone Ristorante (São Paulo, Brasil)
Em um enclave quase secreto na rua Pedroso Alvarenga, no Itaim está o Simone Ristorante, do chef Simone Parattella, de Alba, região na Itália, que mais concentra restaurantes estrelados no Michelin.
No topo do sobrado, a horta do chef abastece a cozinha com temperos, legumes, frutos, verduras e flores comestíveis cultivadas organicamente.
Tem ambiente elegante, com dois andares, cozinha aberta, paredes de mármore verde, mesas e balcão, de onde se vê a equipe soltar belos preparos como o Crudo di Tonno (atum fresco batido na faca, citronette de limão siciliano e caviar mujjol) e o Gnocchi a l’Ostriche e Tartufo (gnocchi na manteiga italiana queimada, ostras frescas e tartufo nero da Estação).
Uma bela adega exibe somente rótulos italianos de produtores premiados como Angelo Gaia e Antinori, apenas citando alguns.
Geranium (Copenhague, Dinamarca)
Sob a liderança do visionário chef Rasmus Kofoed, o Geranium é um ícone da culinária nórdica contemporânea. Colaborando de perto com agricultores, pescadores e “foragers” locais, o restaurante oferece pratos que refletem a riqueza e a diversidade dos ingredientes encontrados na região e na horta que cultivam.
A especialidade é a cozinha escandinava com ingredientes da estação, servida no oitavo andar do estádio da capital dinamarquesa com uma vista para um belíssimo parque, não para o gramado da arena Parken.
Alguns dos delicados pratos do menu vêm enfeitados com gerânios, que dão nome ao restaurante, e outros tipos de flores.