5 rotas nacionais para se fazer de trem
Apesar de muitas pessoas não imaginarem, no Brasil também é possível viajar de trem e pode ser uma experiência que surpreendente a todos viajantes. Isso porque temos a possibilidade de viajar desde uma Maria Fumaça antiga até trens mais modernos e confortáveis. Confira cinco trechos ferroviários turísticos do Brasil:
São João del Rei (MG) – Tiradentes (MG)
Foto: Renan Carvalhais/Flickr[/img]
- Búzios: 10 dicas para uma viagem econômica, mas conhecendo tudo
- 5 Jogos Imperdíveis de 2025: GTA 6, Assassin’s Creed Shadows e Mais Destaques
- 5 fatos pouco conhecidos sobre o TDAH
- Estes são os sintomas causados pela falta de vitamina D
É uma viagem mais longa, de 664km, com trens mais modernos e uma ótima infraestrutura. Os vagões têm ar condicionado e o turista pode escolher entre a classe executiva e a econômica.
Dentro do trem existe uma equipe de comissários que servem comida exatamente no mesmo padrão de aviões, mas não nos mesmos preços (o valor dos pratos é em torno de R$ 15).
A viagem é lindíssima e barata. Com apenas R$ 58 você já pode viver essa experiência e cruzar dois estados muito bonitos.
A dica do Viagem Livre é que se você tiver um tempinho a mais em Minas, garanta passagens de ônibus para uma passada rápida em Ouro Preto. Você chega em poucos minutos e pode aproveitar algumas horas nessa cidade lindíssima.
Aquidauana (MS) – Miranda (MS)
A cidade de Aquidauana é uma ótima pedida para pessoas que gostam de passear por cidades com um grande valor histórico-cultural, principalmente na sua arquitetura. O trem passa por patrimônios históricos e pela região pantaneira do Mato Grosso do Sul o que faz a viagem de trem ficar muito mais charmosa.
Existem cabines panorâmicas, com ar condicionado e poltronas confortáveis. A capacidade máxima do trem é de 282 lugares.
São Luís (MA) – Parauapebas (PA)
É uma viagem bonita, segura e barata. Representando uma economia de até 50%, quando comparado às passagens de ônibus, é a opção de muitas pessoas ao longo do ano até na época das chuvas, quando muitas das estradas ficam inacessíveis.
O trem tem uma ótima infraestrutura, com ambulatório, vagões adaptados para deficientes e carro lanchonete, além de televisão e ar condicionado.
Curitiba (PR) – Morretes (PR)
A viagem vale muito a pena pela vista, principalmente na região da Serra. É considerada uma das rotas ferroviárias mais lindas do Brasil. O trecho de 110 km foi construído com o intuito comercial no século 19 e hoje recebe muitos turistas. Os preços das passagens variam muito, tem para todos os gostos e todos os preços, até com vagões de luxo.