5 truques que todo viajante deve saber sobre bagagens
Recorra às companhias aéreas, órgãos de defesa do consumidor e, até mesmo, ao caminho judicial
Problemas com bagagens podem estragar qualquer viagem, ainda mais nesta época do ano em que o número de voos e pessoas nos aeroportos mais que duplicam. Mas, para não aumentar a chateação, é importante conhecer os seus direitos e saber como agir saber para garantir os reparos em caso de mala danificada ou extraviada.
A Catraca Livre conversou com especialista em Direito do Consumidor e professora da Faculdade Milton Campos, Beatriz Gontijo. Ela explica que existem caminhos que o cliente deve fazer para uma compensação em caso de problemas com bagagens.
O primeiro passo, segundo Beatriz, é tentar um acordo com a companhia aérea. “O consumidor deve procurar os canais de atendimento para relatar e pedir uma compensação pelos danos sofridos”, diz a especialista.
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“Em regra, a companhia até tem o poder de compensar esses danos, porém, é uma via em que ainda, no meu entendimento, o consumidor é negligenciado em seus direitos e essa compensação costuma ser um valor irrisório”, explica a professora.
Caso o acordo oferecido não seja o ideal para o cliente, há outras vias. “O segundo caminho é reclamar nos órgãos de defesa do consumidor e órgãos de defesa do passageiro. Nós temos a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que regula a área; temos também um portal significativo no que tange a reclamações, que é o consumidor.gov, além do Procon. É um passo seguro e de fácil acesso para o consumidor apresentar sua reclamação relatando os danos sofridos”, ensina a especialista.
A última via do cliente lesado é a ação judicial. Beatriz Gontijo orienta que, mesmo que a opção seja essa, é importante que o consumidor tenha, anteriormente, tentado um acordo com a companhia e reclamado em órgãos de defesa.
“Sempre recomendo que o consumidor faça reclamações no âmbito administrativo, que corroborem ou fortaleçam a via judicial. E na ação judicial, trago algumas dicas para os meus clientes: tenham os documentos em mão, as notas fiscais e comprovantes necessários, além de vídeos e fotos, no caso de bagagens danificadas. Isso é muito importante para robustecer a ação judicial, que são provas de fato.
Em caso de problemas com seus pertences, o viajante precisa ter provas para fazer valer seus direitos.
5 truques que todo viajante deve saber sobre bagagens
1 – Em primeiro lugar, conheça as condições da passagem que você comprou. Descubra se ela é uma promoção de agências de viagens, se pode ser remarcada, se pode despachar malas etc. Quanto mais informações você possui sobre seu voo, menos problema você terá.
2 – Se você vai despachar a sua mala e existem itens caros nela, faça uma declaração especial de valor, que possibilita ao consumidor receber uma indenização normalmente maior do que a oferecida pela companhia, em caso de extravio ou violação.
3 – Tirar fotos e fazer vídeos da mala e sobre seu conteúdo antes da viagem, também é importante para garantir que você seja ressarcido.
4 – O cliente deve registrar qualquer problema relativo ao seu voo, como um atraso, remarcação ou extravio, para buscar seus direitos.
5 – E atenção também para onde você está indo; voos nacionais e internacionais possuem regulações distintas para a reparação de eventuais danos em sua viagem.
“Pelo entendimento do Supremo Tribunal Federal, as viagens internacionais são reguladas pelas convenções internacionais. Já no plano nacional aplica-se o Código de Defesa do Consumidor. Então, as convenções de transportes aéreos internacionais vão ser limitadas nas disposições das convenções de Varsóvia e Montreal. Ou seja, a reparação de dano material no voo internacional fica limitada ao que está estabelecido nas próprias convenções”, alerta a professora.