5 vilarejos imperdíveis para visitar em Belize
Belize City, a maior cidade, é um ponto de partida para explorar as ilhas paradisíacas
Localizada na costa leste da América Central, Belize é um destino encantador e ainda pouco explorado pelos brasileiros. Conhecida por suas praias de areia branca e mar cristalino, o pequeno país oferece um paraíso para os amantes de sol e mar.
Além de ser lar do maior sistema de barreira de corais do Hemisfério Norte, incluindo o famoso Great Blue Hole, Belize atrai mergulhadores e aventureiros do mundo todo.
A paisagem tropical é enriquecida por florestas densas, ruínas maias fascinantes como Caracol e Lamanai, e uma biodiversidade que proporciona experiências únicas para quem busca se conectar com a natureza.
- Curso gratuito de tecnologia para mulheres abre vagas em SP
- Dubai: um guia incrível para quem é apaixonado por doces
- 5 sintomas de deficiência de vitamina D que você não deve ignorar
- ‘SSSS’: o que significa esse código no cartão de embarque do seu voo?
5 vilarejos imperdíveis para visitar em Belize
Belize City, a maior cidade, é um ponto de partida para explorar as ilhas paradisíacas conhecidas como “cayes”, que proporcionam uma atmosfera descontraída e uma vida marinha deslumbrante. Confira abaixo cinco vilarejos imperdíveis para visitar em Belize.
Crooked Tree
Atravesse a ponte até o tranquilo vilarejo de Crooked Tree, localizado no Distrito de Belize. Lar do cajueiro e do popular Festival do Caju, realizado todo mês de maio.
Das compotas até o vinho e o pão, esta aldeia produz uma grande variedade de produtos e pratos à base de caju. Estabelecida inicialmente como uma comunidade madeireira, esta vila crioula oferece aos visitantes um passeio pela memória no Crooked Tree Museum e no Cultural Heritage Center.
Os observadores de pássaros também podem visitar o Crooked Tree Wildlife Sanctuary para observar mais de 50 espécies de aves, incluindo uma das maiores da América Central, a cegonha Jabiru.
Hopkings Village
Mergulhe na cultura garinagu ao viajar para a vila de Hopkins! Passeie pela praia ou mergulhe nas ondas do mar. Localizada no Distrito de Stann Creek, o vilarejo oferece o cenário perfeito para uma experiência autêntica durante sua viagem.
Tenha em mente que, será praticamente impossível visitar o Hopkins sem mover os quadris ao som animado da música de Punta! E fica a dica, se você adora frutas, ficará muito feliz em se deliciar com os vários pratos e bebidas com infusão de manga disponíveis no Festival da Manga.
Sarteneja
Siga rumo ao norte de Belize para aproveitar esta graciosa vila localizada na baía do Distrito de Corozal. Sarteneja é um destino imperdível, conhecido pelo cultivo de abacaxi e pela construção de barcos artesanais.
Aproveite e faça um tour até a Reserva Natural Shipstern, nas proximidades, para observar diversas espécies de pássaros ou admirar o caleidoscópio de cores no Butterfly Breeding Center.
San Jose Succotz
Se deixe envolver pela natureza enquanto caminha em torno das calmas águas do rio Mopan, na vila de San Jose Succotz. As cores vibrantes das barracas de artesãos lhe darão as boas-vindas quando você embarcar na balsa com manivela para explorar o maravilhoso templo maia, Xunantunich.
Pratique canoagem, faça boia-cross ou monte a cavalo… Sobram opções para conhecer a comunidade maia celebrando seu santo padroeiro no Festival Succotz de San Jose. Aproveite a colorida Hog Head Dance (dança típica) ou saboreie as delícias dos autênticos pratos de Succotz, como tamales ou bollos.
Placencia
Placencia é uma das três aldeias ao longo da Península de Placencia, no Distrito de Stann Creek. O que começou como uma comunidade pesqueira é o lar de um mix de etnias de diversas partes do mundo.
Explore esta vila que é ideal para pedestres enquanto saboreia um delicioso e refrescante sorvete, pratica minigolfe ou nade em águas cristalinas. Compre lembranças artesanais no Placencia Street Art Festival ou deguste variados pratos no Placencia Lobster Fest, que ocorre todos os anos em julho.
Informações uteis para visitar Belize
Para visitar Belize, brasileiros não precisam de visto para estadias curtas, facilitando a viagem. A moeda local, o dólar belizenho, tem um câmbio favorável e é amplamente aceito ao lado do dólar americano.
O idioma oficial é o inglês, o que torna a comunicação simples para turistas internacionais.
A melhor época para visitar o país é entre dezembro e maio, quando o clima é mais seco e ideal para atividades ao ar livre. Seja para relaxar nas praias, explorar ruínas antigas ou mergulhar em um dos cenários mais impressionantes do mundo, Belize é um destino que promete memórias inesquecíveis.