6 castelos para conhecer em uma viagem à República Tcheca
A primavera no hemisfério Norte é a época ideal para explorar essas belas construções medievais
Descubra seis castelos e palácios que podem ser o cenário ideal para uma viagem à República Tcheca.
A primavera no hemisfério Norte é a época ideal para explorar essas belas construções medievais. A luz e o clima ameno favorecem o viajante explorar essas belezas a pé sem se preocupar com o tempo.
Český Krumlov
Conhecida como ‘A Pérola da Boêmia’, Český Krumlov é cercada pelos meandros do rio Moldava e já foi o lar de muitas famílias tchecas poderosas. A cidade oferece uma rica memória histórica e também um dos mais belos castelos da República Tcheca.
Por sua cidade medieval ter sido preservada de forma única, Český Krumlov foi incluída na lista da Unesco.
A cidade também se destaca pela magia que envolve todos os que a visitam. Mas nenhum visitante é tão peculiar e misterioso como a ‘Dama de Branco’ que costuma ‘aparecer’ no castelo.
Perchta de Rosenberg, conhecida como a ” Dama de Branco “, teria sido uma mulher culta e espiritual, casada por obrigação com um homem que apostou toda a sua fortuna em jogos e mulheres. Depois de anos de sofrimento, ela conseguiu se libertar e escapar com seus filhos do jugo desse homem. A partir daqui ela começou a se vestir de branco e a viver como uma viúva, cuidando dos doentes e pobres.
Após sua morte, devido à peste, diz a lenda que ela voltou para continuar a cuidar da cidade e seus governantes. Diz-se que ela perambula pelo castelo fazendo aparições quando é esperado um nascimento, quando alguém da dinastia morre e para avisar sobre um incêndio.
Também se acredita que em uma das salas do castelo a senhora de branco aparece e propõe um enigma para ser libertada, e se alguém tiver sucesso receberá todo o seu o tesouro.
#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?
Castelo de Hluboká
O palácio muitas vezes descrito como o mais bonito da República Tcheca deve sua aparência atual aos nobres de Schwarzenberg, outra família real que habitava a região.
O palácio tem 140 quartos e 11 torres e oferece vários percursos. Ao visitar este belo castelo, o viajante poderá admirar os aposentos privados e as luxuosas salas de representação com paredes folheadas e entalhadas, tetos em caixotões, móveis elegantes, lustres de cristal e grandes coleções de pinturas, objetos de prata, porcelanas e gobelins.
Não deixe de subir até a torre de observação e dar uma olhada na cozinha do palácio, que exibe muitas amostras de panelas preservadas do final do século 19 e início do século 20. No salão de equitação, você vai admirar as exposições de arte gótica da Boêmia do Sul e dos mestres holandeses na Galeria Aleš da Boêmia do Sul.
Castelo de Karlštejn
O castelo ocupa um lugar excepcional entre os outros castelos tchecos. Foi construído pelo rei tcheco e imperador romano Carlos IV como uma dependência para depositar os tesouros reais e coleção das relíquias sagradas e as joias da coroa.
Impressiona também a disposição dos edifícios do castelo, desde a povoação ao pé do castelo até aos palácios imperiais, sobre os quais se erguem as torres que o irão surpreender pela sua sofisticação. Na Capela da Santa Cruz você poderá refletir com calma vendo as pinturas do Mestre Teodorico.
O castelo de Karlštejn foi concluído em 1365. Na parte inferior, há um povoado ao pé do castelo com as dependências do comandante e uma fonte original. Mais acima, ergue-se o Palácio Imperial de dois andares com os quartos do rei, sua corte e os aristocratas. No segundo andar do palácio está a torre chamada Mariánská věž com capelas de orações e no topo você encontrará a torre dominante chamada Velká věž, na qual o tesouro real tcheco está guardado.
Konopiště
Este palácio abriga um dos primeiros elevadores elétricos do mundo. Passeie pelos quartos, a sala de jantar e o arsenal e imagine por um momento a vida no palácio antes da Primeira Guerra Mundial. Em seguida, no museu oficial da fábrica da marca JAWA, você pode admirar objetos únicos, como troféus e documentos históricos das mais conhecidas motocicletas tchecas.
O castelo Konopiště foi fundado como uma fortaleza gótica, inspirada nas fortalezas francesas com torres ordenadas simetricamente, uma infinidade de escadas e pontes levadiças. Graças a várias renovações, foi transformado num palácio romântico com interiores luxuosamente decorados e adaptados à vida cotidiana.
O herdeiro do trono, Franz Ferdinand da Áustria, cujo assassinato em Sarajevo deu origem à Primeira Guerra Mundial, escolheu o Palácio Konopiště como sua residência. O segundo conflito mundial também deixou seus vestígios em Konopiště, já que o palácio também era a residência das unidades de combate da SS naquela época.
Křivoklát
No meio da natureza protegida de Křivoklát existe um castelo que atraiu um grande número de monarcas tchecos, devido à sua excelente localização: dentro de vastas florestas com uma grande variedade de abundante fauna bravia.
A residência real foi construída no século 13, como um ponto estratégico para o governo dos Premislitas. Até hoje, os vestígios dos reis tchecos e o esplendor de seu estilo de vida são reconhecíveis a cada passo que você dá. Os salões do castelo viram muitas alegrias e muitos banquetes, mas também testemunharam conversas políticas sérias e negociações diplomáticas decisivas.
Durante o passeio você ficará impressionado com o interior da capela, em estilo gótico tardio, a Sala Real ou a incrível biblioteca que abriga até 52.000 volumes originais, mas talvez o mais surpreendente seja quando você descobre o panorama que se abre após a subida da escada estreita da Grande Torre ou os arrepios provocados pela descoberta dos objetos que foram usados na câmara de tortura.
Castelo Bouzov
O castelo medieval é um daqueles lugares da Morávia que você deve visitar. Muitos filmes foram rodados em seus espaços, entre outros, uma série de histórias tchecas e também Princesa Fantaghiro, obra italiana. Além disso, ao contrário de outras residências medievais, o castelo nunca caiu em ruínas. Desde o final do século 15, estava nas mãos dos Cavaleiros da Ordem Teutônica.
O castelo encontra-se próximo da cidade de Olomouc e o seu aspecto atual deve-se à grande reforma do final do século 19. O projeto e os planos para a reconstrução foram elaborados de acordo com as exigências do arquiduque Eugênio da Áustria, Grão-Mestre da ordem que pagou a obra de seu próprio bolso.
O castelo está muito bem equipado e mobilado. A mobília vem principalmente das coleções particulares do arquiduque Eugene e em parte das coleções da Ordem Teutônica. Equipamentos modernos foram feitos sob medida, especialmente para o edifício.
A parte mais valiosa do castelo é a capela neogótica, que ostenta um altar gótico e está decorada com lápides dos mestres da ordem que datam dos anos 1395 a 1515. O arsenal com amostras de armas está localizado na sala gótica do antigo castelo original. Q
uanto aos percursos, pode escolher o percurso que mais lhe interessa. Pode visitar as salas representativas e os espaços habitacionais do castelo, as fortificações, os elementos técnicos e a distribuição histórica do aquecimento e da água, pode subir à torre de vigia, visitar o tribunal ou as salas do vigia. Nos porões, as crianças vão se divertir com a exposição “Dragões e Matadores de Dragões”, dedicada aos dragões, em tamanho real, e aos cavaleiros que lutaram com eles.