6 destinos de inverno para conhecer no Brasil
Cidades charmosas próximas de capitais para brindar o frio com vinho e lareira
O clima começa a esquentar só em setembro, a alta temporada de julho já passou e ainda temos algumas semanas para aproveitar os destinos de inverno gastando um pouco menos.
O buscador de voos Viajala.com.br separou uma lista de cidades próximas de capitais brasileiras para passar um fim de semana sossegado em meio à natureza, comendo muito bem e brindando o frio enquanto a primavera não chega.
1 – Parque Nacional Aparados da Serra (RS)
Em Cambará do Sul, a 180 quilômetros de Porto Alegre, fica uma das entradas para uma das paisagens gaúchas mais surreais: o Cânion do Itaimbezinho, com paredões de pedra gigantes e cachoeiras que desembocam lá embaixo. Ele é apenas uma das belezas do Parque Nacional de Aparados da Serra, onde é possível fazer trilhas de diferentes graus de dificuldade e apreciar vistas incríveis de qualquer lugar.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
No inverno, o frio lá em cima pode até incomodar, mas a visibilidade dos cânions melhora: dias de sol e céu azul são mais frequentes nas estações frias, enquanto a incidência de neblina é bem maior no verão e na primavera.
2 – Penedo (RJ)
Pouca gente sabe, mas o Brasil tem uma colônia finlandesa autêntica, fundada há mais de 80 anos por imigrantes, e ela fica na serra fluminense. Lá, o Parque Nacional do Itatiaia oferece trilhas, lagos e cachoeiras, e, no centrinho, tem uma gastronomia deliciosa –não deixe de provar a truta, famosa na cidade, e as receitas escandinavas.
Um detalhe: em Penedo, as pousadinhas oferecem, além de conforto e café da manhã, a legítima sauna finlandesa. Sim, a sauna é uma herança da Finlândia e até o nome veio de lá, onde o hábito de utilizá-la tem grande importância na vida dos locais.
3 – Gramado (RS)
Esse destino invernal não é novidade, mas é o favorito do Viajala e a gente não cansa de recomendá-lo: Gramado é um dos destinos mais românticos no país e, no frio, acompanhado de um bom vinho da Serra Gaúcha, um fondue e uma lareira acesa, ele é quase imbatível.
O clima europeu está por tudo: na culinária e na arquitetura germânicas, no Lago Negro, cercado de vegetação vinda da própria Floresta Negra alemã, na pista de esqui que tem até neve de verdade… No verão, a cidade esquenta e ferve por causa do Natal Luz (já comentamos tudo sobre ele aqui no blog), mas é no inverno que se conhece o frio da serra gaúcha e se aproveita melhor as receitinhas locais.
4 – Monte Verde (MG)
Apesar de estarem em estados diferentes, Monte Verde, no sul de Minas, é mais fácil de chegar a partir de São Paulo. Quem sai de Belo Horizonte enfrenta bem mais estrada – são quase 500 quilômetros entre a capital mineira e a cidade serrana.
Mas seja de onde o turista vier, ao chegar vai ver que a viagem vale a pena. Monte Verde fica na Serra da Mantiqueira e tem, além de um centrinho charmoso de arquitetura germânica, trilhas exuberantes com belas vistas da serra, restaurantes de comidas típicas (seja mineira, italiana ou alemã) e muitos produtinhos artesanais para degustar.
5 – Serra do Rio do Rastro (SC)
São apenas 15 quilômetros de estrada que ligam o pequeno município de Lauro Müller, a 190 quilômetros de Florianópolis, a Bom Jardim da Serra pelo meio da Mata Atlântica. Mas a vista é exuberante durante todo o trajeto, onde o visitante pode observar a fauna e a flora dessa região brasileira, famosa pelas baixas temperaturas e até pela incidência de neve em alguns pontos no inverno.
Quem viaja pela Serra do Rio do Rastro não pode deixar de conhecer o Morro da Igreja, ponto mais alto de Santa Catarina, a quase 2.000 metros de altitude. De lá, dá para avistar a Pedra Furada, formação rochosa com um buraco no meio, em cima do morro.
6 – Guaramiranga (CE)
Ok, sejamos francos: não estamos dizendo que você vai usar casacão, luvas e touca de frio no Ceará. Mas é um jeito de passar menos calor em um estado tão quente, já que Guaramiranga fica região serrana cearense e possui temperatura mais amena.
A região possui bons restaurantes, parques, trilhas ecológicas, festivais de música e o belíssimo Pico Alto, um dos pontos mais altos do Nordeste, onde a vista alcança até as dunas do litoral.