6 destinos de serra para fugir do calor nesse verão
Os melhores bate e volta a partir de capitais para você achar que é inverno o ano todo
Fondue, vinho, lareira acesa, cobertor… em alguns lugares do Brasil, você pode querer tudo isso de janeiro a janeiro. O Viajala escolheu as melhores opções de bate e volta para cidades de serra bem pertinho de capitais, onde parece que é inverno o tempo todo.
Petrópolis e Teresópolis, Rio de Janeiro
A pouco mais de 100 quilômetros do Rio de Janeiro, estão duas encantadoras cidades da Serra Fluminense que podem ser conhecidas tranquilamente em um fim de semana. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é o grande atrativo e pode ser avistado de longe – mas não deixe de vê-lo de perto ao fazer a trilha em Teresópolis, que leva a diferentes mirantes. Em Petrópolis, conheça a história do Brasil Império no belíssimo Museu Imperial e as manias do pai da aviação Santos Dumont n’A Encantada, pitoresca e pequenina casa do aviador.
- Senai oferta mais de 5 mil vagas em cursos gratuitos
- Como a vitamina D pode impactar a depressão e a ansiedade
- Experiências radicais: esses 5 destinos são imperdíveis para quem busca aventuras pouco convencionais
- Como identificar os sinais do câncer de pâncreas no início
Campos do Jordão, São Paulo
A apenas duas horas da loucura de São Paulo, está uma cidade com o clima e a calmaria da Europa. Campos do Jordão tem ares frescos de montanha e turistas desacelerados, que viajam até lá para conhecer um dos destinos mais românticos do Brasil. Situada no alto da Serra da Mantiqueira, com morros, bosques e parques, a cidade é repleta de boa gastronomia, cervejas artesanais, mirantes com vistas panorâmicas e muita natureza.
Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
Uma das regiões mais cheias de charme do Brasil, o Vale dos Vinhedos, a 130 quilômetros de Porto Alegre, tem como base a cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. São mais de 80 quilômetros quadrados de vinhedos e a estrada entre eles, chamada de Caminho das Pedras, é uma deliciosa viagem no século 19, cheia de casas coloniais, restaurantes típicos (e não faltam coisas deliciosas para provar por lá, como a gente já comentou aqui) e lojinhas de produtos locais. Principal polo de enoturismo do país, o Vale dos Vinhedos é um passeio perfeito para conhecer a tradicional culinária italiana no Brasil, degustar bons vinhos e até descansar em SPAs temáticos.
Domingos Martins, Espírito Santo
A Serra Capixaba também tem suas representantes da colonização europeia, principalmente alemã e italiana, com arquitetura e culinária tradicionais. A apenas 40 quilômetros da capital Vitória, no meio das montanhas está Domingos Martins, cidade de clima ameno e diversas opções para o turismo de aventura – fãs de rapel, rafting, trekking e outros esportes procuram muito a região. O ponto mais conhecido é o Parque Estadual da Pedra Azul, com trilhas, cachoeiras e piscinas naturais em torno da onipresente pedra de quase dois mil metros que vai ficando azulada de acordo com a incidência da luz solar.
Urubici, Santa Catarina
A gente já comentou aqui no blog que a Serra Catarinense, região famosa pelas baixas temperaturas e até pela presença de neve em cidades como São Joaquim, tem tudo para bombar em 2018. A 170 quilômetros de Florianópolis, a pequena Urubici é uma das nossas apostas: essa cidade de dez mil habitantes fica no meio da Serra do Rio do Rastro. O principal ponto turístico é a vista inacreditável do Morro da Igreja, ponto mais alto de Santa Catarina, a quase 2.000 metros de altitude. De lá, dá para avistar a Pedra Furada, formação rochosa com um buraco no meio, em cima do morro.