6 destinos de serra para fugir do calor nesse verão

Os melhores bate e volta a partir de capitais para você achar que é inverno o ano todo

Em parceria com Viajala Brasil
21/12/2017 15:28

Fondue, vinho, lareira acesa, cobertor… em alguns lugares do Brasil, você pode querer tudo isso de janeiro a janeiro. O Viajala escolheu as melhores opções de bate e volta para cidades de serra bem pertinho de capitais, onde parece que é inverno o tempo todo.

Petrópolis e Teresópolis, Rio de Janeiro

As curvas impressionantes da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro
As curvas impressionantes da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro

A pouco mais de 100 quilômetros do Rio de Janeiro, estão duas encantadoras cidades da Serra Fluminense que podem ser conhecidas tranquilamente em um fim de semana. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é o grande atrativo e pode ser avistado de longe – mas não deixe de vê-lo de perto ao fazer a trilha em Teresópolis, que leva a diferentes mirantes. Em Petrópolis, conheça a história do Brasil Império no belíssimo Museu Imperial e as manias do pai da aviação Santos Dumont n’A Encantada, pitoresca e pequenina casa do aviador.

Campos do Jordão, São Paulo

Campos do Jordão é repleto de mirantes com vistas panorâmicas
Campos do Jordão é repleto de mirantes com vistas panorâmicas

A apenas duas horas da loucura de São Paulo, está uma cidade com o clima e a calmaria da Europa. Campos do Jordão tem ares frescos de montanha e turistas desacelerados, que viajam até lá para conhecer um dos destinos mais românticos do Brasil. Situada no alto da Serra da Mantiqueira, com morros, bosques e parques, a cidade é repleta de boa gastronomia, cervejas artesanais, mirantes com vistas panorâmicas e muita natureza.

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha
Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

Uma das regiões mais cheias de charme do Brasil, o Vale dos Vinhedos, a 130 quilômetros de Porto Alegre, tem como base a cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. São mais de 80 quilômetros quadrados de vinhedos e a estrada entre eles, chamada de Caminho das Pedras, é uma deliciosa viagem no século 19, cheia de casas coloniais, restaurantes típicos (e não faltam coisas deliciosas para provar por lá, como a gente já comentou aqui) e lojinhas de produtos locais. Principal polo de enoturismo do país, o Vale dos Vinhedos é um passeio perfeito para conhecer a tradicional culinária italiana no Brasil, degustar bons vinhos e até descansar em SPAs temáticos.

Domingos Martins, Espírito Santo

A Serra Capixaba também tem suas representantes da colonização europeia, principalmente alemã e italiana, com arquitetura e culinária tradicionais. A apenas 40 quilômetros da capital Vitória, no meio das montanhas está Domingos Martins, cidade de clima ameno e diversas opções para o turismo de aventura – fãs de rapel, rafting, trekking e outros esportes procuram muito a região. O ponto mais conhecido é o Parque Estadual da Pedra Azul, com trilhas, cachoeiras e piscinas naturais em torno da onipresente pedra de quase dois mil metros que vai ficando azulada de acordo com a incidência da luz solar.

Urubici, Santa Catarina

Na Serra do Rio do Rastro, as temperaturas podem ficar abaixo de zero
Na Serra do Rio do Rastro, as temperaturas podem ficar abaixo de zero

A gente já comentou aqui no blog que a Serra Catarinense, região famosa pelas baixas temperaturas e até pela presença de neve em cidades como São Joaquim, tem tudo para bombar em 2018. A 170 quilômetros de Florianópolis, a pequena Urubici é uma das nossas apostas: essa cidade de dez mil habitantes fica no meio da Serra do Rio do Rastro. O principal ponto turístico é a vista inacreditável do Morro da Igreja, ponto mais alto de Santa Catarina, a quase 2.000 metros de altitude. De lá, dá para avistar a Pedra Furada, formação rochosa com um buraco no meio, em cima do morro.