6 destinos tranquilos para quem não curte Carnaval

Sabemos que não é todo mundo que se empolga com blocos de rua e trios elétricos. Você pode não simpatizar muito com o confete e a serpentina, mas não tem como não gostar do feriado de Carnaval! A folga no calendário é a oportunidade ideal para colocar o pé na estrada e viajar para um lugar incrível.

Com ajuda da momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, selecionamos seis destinos no Brasil que são avessos às comemorações carnavalescas mais clássicas, mas que oferecem cenários perfeitos para recarregar as energias. Confira a lista abaixo:

Serra da Canastra (Minas Gerais)

A Serra da Canastra é um dos destinos para quem quer fugir do Carnaval

Já pensou que enquanto os outros ficam presos na muvuca dos bloquinhos, você pode aproveitar o feriado para entrar em contato com a natureza? O Parque Nacional da Serra da Canastra proporciona essa experiência. Os passeios aqui são praticamente infinitos: cachoeiras, trilhas, lagos e grutas, além de flora e fauna de cair o queixo. Uma das atrações mais bacanas é um safari fotográfico que permite ver animais locais, como o tamanduá-bandeira e o lobo-guará, bem de perto. São Roque de Minas é conhecida como a “capital” da serra, cidade mais próxima da maioria das atrações e com boa oferta de pousadas e serviços.

Jalapão (Tocantins)

 

Para se desligar da rotina, nada como fugir para o Parque Estadual do Jalapão. Esse verdadeiro paraíso natural está fora da rota turística tradicional, sendo o melhor lugar para quem não quer muita agitação. A emblemática paisagem da região mistura imensas dunas de areia alaranjada, rios, riachos, cachoeiras e lagoas de água super cristalina, além dos característicos chapadões de até 800 metros de altura que o cercam. Destino quase intocado, surpreende ainda por sua fauna, que conta com tamanduás-bandeira, capivaras e raposas.

Praia do Sono (Rio de Janeiro)

 

Com uma das mais belas paisagens de Paraty, o lugar é perfeito para quem busca tranquilidade. Apesar de oferecer uma infra-estrutura turística bastante tímida, essa charmosa vila de pescadores deslumbra por outros motivos. Acessível apenas por trilha, após uma caminhada de duas horas, a Praia do Sono é um verdadeiro paraíso. Mesclando areias finas e águas transparentes, fica bastante perto da mata atlântica preservada da Reserva Ecológica da Juatinga, unidade de conservação de proteção integral do estado do Rio de Janeiro.

Guarda do Embaú (Santa Catarina)

 

Nessa área, preservação é a palavra de ordem. Mesmo depois de ter ganho fama, o destino mantém um charme bastante alternativo. Conhecido por boas ondas, praias bacanas e pousadas espalhadas em ruas de terra, a Guarda conta ainda com cachoeiras, rios e animais silvestres. Na região, não deixe de visitar a Prainha e a pedra do Urubu, ambos acessíveis por trilhas simples e com cenários verdadeiramente paradisíacos.

Chapada Imperial (Distrito Federal)

 

Este verdadeiro santuário ecológico pode ser considerado desafiador para alguns turistas. Afinal, seu acesso não é dos mais simples e a maioria de suas atrações não aceita cartões de débito e crédito. Entretanto, o esforço vale a pena. Suas trilhas, de curtas as mais longas, são de rica beleza e transmitem verdadeira tranquilidade. Na região, não esqueça de praticar arvorismo, tirolesa e acampar em grupo, um dos ritos mais clássicos da área.

Domingos Martins (Espírito Santo)

 

A pouco mais de 40km da capital Vitória, Domingos Martins é destaque entre as cidades da serra capixaba. Agradável, com belíssimas paisagens naturais e boa infra-estrutura de pousadas e restaurantes, aqui o sossego é a palavra de ordem. Para relaxar, a dica é mergulhar em uma das lindas piscinas naturais da Cascata do Galo ou observar a imponência da Pedra Azul, principal cartão-postal local. Outro passeio imperdível é a charmosa Casa da Cultura, excelente para conhecer um pouco mais da história do município e da colonização alemã que permanece bastante enraizada na região.