6 dicas para praticar inglês nas férias sem sair do país
Ser fluente em um idioma é abrir portas profissionais e pessoais. Segundo pesquisa realizada em 2014 pela instituição EnglishUp, apenas 25% da população mundial fala inglês, o que significa que se você estiver em um lugar com quatro pessoas, a possibilidade é que ao menos uma delas fale inglês.
A valorização do dólar têm feito estudantes repensarem se realmente é o momento certo para estudar no exterior. Com a chegada do período de férias, mergulhar em métodos alternativos para treinar inglês pode ser, além de eficiente, divertido.
Esqueça aquele conceito e a famosa desculpa de que o único modo de praticar uma nova língua é saindo do país. O Cambly separou algumas dicas para não estacionar seus estudos e de quebra se divertir nas férias.
1 – Ouça música
Não importa qual o seu estilo favorito, ouvir música em inglês ajuda a treinar o ouvido e a se acostumar com a pronúncia das palavras. Se você não sabe por onde começar, aplicativos como Spotify e Rdio trazem playlists com músicas sugeridas. E o melhor, tudo online, sem precisar fazer download.
2 – Leve seus amigos a um PubCrawl
Convencer os amigos a irem ao bar não é tarefa difícil, mas que tal transformar o evento em uma oportunidade de treinar uma nova língua? O PubCrawl, tour por diversos bares e baladas numa mesma noite com apenas um ingresso, é perfeito para conhecer pessoas de outras nacionalidades e se arriscar no inglês. Além de São Paulo, o evento acontece também em Salvador e no Rio de Janeiro. Se você procura por algo mais leve, uma opção é o Little Igloo, bar no ABC Paulista onde a comunicação entre clientes e funcionários só acontecem em inglês.
3 – Exercite-se.. em inglês!
Cada dia mais comuns para aliviar o estresse, exercícios que cuidam da mente e do corpo acontecem em parques, academias ou centros especializados. Unir isso ao aprendizado de línguas é mais fácil do que imagina. Um exemplo é a academia Dança CCC, no Rio de Janeiro, ministra aulas de samba e forró em inglês, para nativos e estrangeiros. Já o Yoga Lab, em São Paulo, ministra aulas em ambas as línguas. O agendamento das aulas pode ser feito via site.
4 – Chame os amigos para um jantar americano, irlandês ou canadense.
Uma das coisas que mais definem a cultura de um país é sua comida. Por que não selecionar alguma receita diferente e chamar os amigos para um jantar no final de semana? O British food, Good Food American, entre muitos outros, ensinam receitas típicas, com vídeos e fotos ilustrativas. Vale arriscar, mesmo que com dicionário do lado.
5 – Assista série e filmes com legenda em inglês
Desde a infância, filmes e séries americanas têm feito parte da nossa rotina. Então, por que não apertar a tecla SAP? Seriados mais antigos como Friends ou desenhos animados costumam ter uma linguagem mais simples, sem muitas gírias ou abreviações. Mas se a vontade de arriscar for maior, legendas em inglês também são uma boa pedida para encarar aquela trilogia que você adora e repete sempre.
6 – Use apps para bater um papo
Se a dificuldade em lidar com diferentes sotaques é grande, aplicativos podem ajudar na hora de aprender ou praticar. O Cambly permite interação via vídeo conferência com falantes nativos do idioma para aprimorar a compreensão da língua. Os tutores podem ser selecionados por assuntos ou simplesmente sorteados para um bate papo.