6 dicas para quem pretende fazer um mochilão
Quem nunca sonhou em pôr uma mochila nas costas e viajar pelo mundo? Andar sem roteiro por países desconhecidos é um dos pontos que simbolizam os mochilões. Porém, por mais que a ideia de liberdade seja tentadora, é preciso considerar alguns pontos antes da viagem para garantir que o sonho não se transforme em pesadelo.
A agência de viagens on-line ViajaNet listou algumas dicas importantes na hora de planejar seu mochilão. Confira abaixo:
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
1 – Para onde ir?
Não é preciso fazer um roteiro detalhado, mas é bom pensar em quais locais pretende passar antes de arrumar a mochila. Geralmente este conceito de viagem abrange destinos que fogem do circuito tradicional de turismo. Desta forma, um tour pela América Latina, o Leste Europeu e países africanos e asiáticos podem despertar o espírito aventureiro.
2 – Documentos em dia
Especialmente o passaporte. Certifique-se que ele está dentro da validade e regulamentado. Quando for viajar, mantenha-o sempre em mãos para eventuais problemas que podem surgir ao longo do caminho. A propósito, cheque a necessidade de visto e de vacina nos países onde pretende visitar.
3 – Estimativa de custos
Um princípio básico do mochilão é ser barato. Faça uma planilha de custos e identifique como é possível economizar: alimentação, transporte, hospedagem, atividades culturais, entre outros. Assim, o viajante evita de ficar sem dinheiro em país estrangeiro.
4 – Hospedagem e transporte
Pesquise por passagens baratas de avião para o destino de chegada e de partida do mochilão. Ao chegar lá, o transporte pode ser de ônibus, bicicleta ou até mesmo de carona. No quesito hospedagem, o preferido dos mochileiros são albergues e casas de conhecidos.
5 – Planejamento básico
Elabore um plano, mas lembre-se de que ele precisa ser o mais simples possível – a graça deste tipo de viagem é justamente o fato de conhecer e descobrir coisas novas sobre as cidades e vilarejos. Portanto, esboce alguns passeios e cidades importantes, mas também seja um explorador.
6 – O que levar?
Coloque na mochila apenas itens necessários e imprescindíveis para a sua viagem. Lembre-se de que se ela for muito pesada, a viagem vai render dores nas costas e até mesmo estragar sua experiência. A quantidade das peças depende do período em que estiver viajando. Peças de roupa e cantil de água são fundamentais. Veja abaixo uma lista completa: