6 roteiros imperdíveis no sul da Bahia
Praias muvucadas e barracas com música de gosto duvidoso, não têm
Muito antes do Brasil virar Brasil, o litoral baiano já arrancava adjetivos em cartas e relatos históricos de quem passava por ali.
Piscinas naturais que emergem bem na beira da praia, falésias que se erguem sobre faixas de areia e uma sequência de outros cenários que só podem ser vistos por quem chega a pé ou de bicicleta.
De Porto Seguro a Trancoso
Porto Seguro é o centro nervoso do litoral sul baiano que trocou a serenidade das águas mansas para se embriagar em barracas de axé e na rua que virou passarela alcoólica.
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
- O guia definitivo para escolher os melhores meses para viajar para o nordeste
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
Após cruzar em balsa o rio Buranhém até Arraial d’Ajuda, o viajante pode seguir por praias como Apaga-Fogo, Araçaípe, Delegado, dos Pescadores, Mucugê, Pitinga e Taípe, todas em Arraial d’Ajuda. Confira o roteiro completo.
De Trancoso à praia do Espelho
Esse roteiro é mais exigente, pois é preciso caminhar sobre terreno de areia fofa, cruzar rios e grandes extensões de praia (quase) sem sombra. Mas todo o esforço será recompensado com baías de águas quentinhas, barreiras de corais na beira da praia e uma sensação de que poucos puderam chegar até ali.
A caminhada começa com a travessia pela ponte de madeira sobre um mangue que dá acesso à praia dos Coqueiros, a faixa de areia mais próxima a Trancoso.
Dali para frente, a sensação de ser o único vai crescendo, conforme se avança rumo ao sul, passando por longas extensões de praias com piscinas naturais e quase todas sem acesso para carros, como Itapororoca e Itaquena.
Da praia do Espelho a Caraíva
Esse roteiro de 11 km vai da praia do Espelho, o nome fantasia da praia do Curuípe, a Caraíva, um dos mais fotogênicos do sul da Bahia.
A pouco mais de 100 km de Porto Seguro, Caraíva é uma vila de pescadores com ruas de areia que têm acesso proibido para carros, cujo único acesso são viagens breves de canoa.
Prado
Entre Prado e a vila de Cumuruxatiba, uma estrada simples à beira mar leva visitantes a uma sequência de praias isoladas do extremo sul da Bahia.
No roteiro de nove praias, aproximadamente, o visitante pode chegar de carro ou de bicicleta, passando por faixas de areia, aos pés de falésias coloridas com até 40 metros de altura.
De Cumuruxatiba a Corumbau
Foi na discreta Barra do Cahy que os europeus pisaram, pela primeira vez, em território que viria a se tornar o Brasil.
Localizada no município de Prado, no extremo sul da Bahia, a Barra do Cahy parece do mesmo jeito da época em que aqueles homens avistaram terras do lado de cá do continente: praias desertas e extensas faixas de areia virgens.
O local fica a 18 km de Cumuruxatiba, aproximadamente, e pode ser combinado em passeios de barco tanto em Cumuru como em Corumbau, o último destino do município de Prado, ao lado de Caraíva, já em Porto Seguro.
Abrolhos
A Costa das Baleias é ponto de partida para quem visita Abrolhos, arquipélago a 70 km da costa baiana.
Esse conjunto de cinco ilhas isoladas tem a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul e pode ser visitado em passeios de bate e volta, a partir de Caravelas, ou em catamarãs que fazem roteiros de até três dias na região.
De julho a novembro, o extremo sul da Bahia é destino de milhares de baleias jubarte que deixam as águas frias da Antártica para amamentar filhotes e se reproduzir. No verão, Abrolhos é conhecido pela alta visibilidade de suas águas, ideias para mergulho e snorkel.
A 250 km de Porto Seguro, Caravelas serve como base para quem embarca nos passeios de observação de baleias, em direção ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.