7 atrações gratuitas para fazer em Nova York em junho

Com a chegada do verão, os parques de Nova York (EUA) ganham ainda mais vida e muita animação. A programação fica tão intensa, que se torna difícil escolher por onde começar!

Uma das coisas que Nova York tem de melhor é ser um lugar democrático com diversão para todas as idades e preferências. Principalmente na alta temporada, a cidade é explorada e muito curtida não só por turistas apaixonados, como por locais que querem aproveitar ao máximo o calor e as áreas ao ar livre.

O pessoal do site Dig New York fez uma seleção de alguns programas imperdíveis para fazer no verão nova-iorquino.

1- Museum Mile Festival
Fifth Ave, 82nd – 105th Streets

Além das exposições dentro dos museus, os visitantes encontram muitas atrações ao longo dos 23 quarteirões

Dia 13 de Junho, Nova York abre as portas dos seus museus para todos os moradores e visitantes! O festival Museum Mile fecha a 5ª Avenida para carros (da rua 82 à 105, das 18 às 21h) e oferece entrada gratuita para as mais prestigiadas instituições de arte da cidade. A iniciativa surgiu em uma época de crise fiscal nos anos 70, para dar apoio aos museus e suas obras, e dura até hoje recebendo cerca de 50 mil pessoas.

Ao longo dessa ruas, você encontra os museus: El Museo del BarrioSolomon R. Guggenheim Museum, Museum of the City of New YorkMetropolitan Museum of ArtJewish MuseumNeue Galerie New YorkCooper-Hewitt Museum. Além das exposições dentro dos museus, os visitantes encontram muitas atrações ao longo dos 23 blocos, como música ao vivo, truck food e apresentações culturais.

2 – New York Philharmonic
Todos os bairros

Neste mês, a Orquestra Filarmônica de Nova York se apresenta gratuitamente em parques públicos pelos cinco bairros da cidade, atraindo milhares de pessoas. Os shows começam às 20h, com exceção do show em Staten Island, que começa às 15h. Aconselhamos todos a chegarem mais cedo para conseguirem um bom lugar e organizarem um verdadeiro pic nic –é exatamente o que os nova-iorquinos fazem– veja a programação:

13/06- Van Cortlandt Park, Bronx
14/06 – Central Park, Manhattan
15/06 – Cunningham Park, Queens
16/06 – Prospect Park, Brooklyn
18/06 – Snug Harbor Cultural Center & Botanical Garden, Staten Island

3- Shakespeare in the Park
Delacorte Theatre

Os ingressos são gratuitos e distribuídos em frente ao teatro Delacorte, dentro do Central Park

Acontece todo ano, ao ar livre, durante a primavera/verão, um dos programas favoritos dos locais: o espetáculo Shakespeare in the Park! Este ano uma das produções escolhidas foi “Júlio César“. Dirigido por Oskar Eustis, a peça fica em cartaz até 18 de junho, é extremamente política e possui um twist bem contemporâneo.

Os ingressos são gratuitos e distribuídos em frente ao teatro Delacorte, dentro do Central Park, no dia do show a partir das 12h. Também é possível ganhar ingressos na loteria online ou tentar os last minute tickets na fila de espera do teatro a partir das 18h.

4 – Midsummer Night Swing
Damrosch Park, Lincoln Center

O evento promete noites inesquecíveis com aulas de dança, desde swing à salsa

O Midsummer Night Swing é o lugar mais animado para desfrutar das atividades ao ar livre da cidade! O evento, que começa este mês, promete noites inesquecíveis com aulas de dança, desde swing à salsa, DJs e bandas ao vivo acompanhados de um lindo pôr do sol.

5 – Whitney Biennial
Whitney Museum

Não deixe de conferir a Whitney Biennial, que acontece pela primeira vez em seu novo edifício após um hiato de três anos. Parte da exposição fica por lá até 12 de junho. A Bienal apresenta nomes que estão construindo as tendências da arte contemporânea mundial.

6 – Rooftop Cinema Club
YOTEL / East Williamsburg

Um dos eventos mais esperados de verão são as sessões de cinema a céu aberto! O destaque é o Rooftop Cinema Club, que este ano acontece em duas localizações: no YOTEL (570 Tenth Ave) e em East Williamsburg (57 Thames St). A extensa programação vai até agosto e você pode garantir aqui o seu ingresso.

7 – La Mer Wave Walk
Todos os bairros

MagicoAtomo, de Michela Martello, Ocean Peace, de Queen Noor e Bridge of Dreams, de Bernard Fowler

Quem já viu uma dessas pela cidade? Em comemoração ao Dia Mundial do Oceano, celebrado neste mês, a La Mer instalou pelas ruas de Nova York uma série de esculturas, ao longo dos cinco bairros, para aumentar a conscientização sobre os oceanos do planeta.

As 50 instalações foram projetadas por diversos profissionais influentes nas indústrias de moda, música e negócios e podem ser vistas por NYC até 21 de junho. As peças serão leiloadas para arrecadar dinheiro para projetos que apoiam áreas marinhas protegidas em todo o mundo.