7 castelos e palácios para visitar na República Tcheca

Existem mais de 50 castelos e palácios na República Tcheca

03/04/2019 18:52 / Atualizado em 18/05/2019 19:51

Existem mais de 50 castelos e palácios na República Tcheca. De fortalezas medievais a castelos dignos de contos de fadas e elegantes residências da aristocracia, essas belíssimas construções são joias da cultura, história e arquitetura tcheca.

Vista do castelo medieval de Český Krumlov, um dos patrimônios Mundial da Unesco da República Tcheca
Vista do castelo medieval de Český Krumlov, um dos patrimônios Mundial da Unesco da República Tcheca - Czech Tourism

Mas no inverno, a sua maioria fecha as portas para visitação para passar por manutenção.

No final de março, começo de abril, período que marca o início da Primavera, eles reabrem renovados para os visitantes.

Confira abaixo sete castelos e palácios que não podem ficar de fora em uma viagem à República Tcheca.

1 – Castelo de Praga

Vista do Castelo de Praga, um dos cartões-postais da capital da República Tcheca
Vista do Castelo de Praga, um dos cartões-postais da capital da República Tcheca - TomasSereda/iStock

O Castelo de Praga ostenta o título de o maior castelo do mundo. Dentro de suas muralhas há uma verdadeira cidade, com palácios, museus, jardins, casinhas e pátios. A atração principal é a Catedral de São Vito, em estilo gótico com lindos vitrais, onde estão sepultados santos e imperadores.

2 – Palácio de Lednice

Vista do imponente Palácio de Lednice, na Morávia do Sul
Vista do imponente Palácio de Lednice, na Morávia do Sul - Czech Tourism

No palácio de Lednice você pode ver as magníficas salas cerimoniais, salas principescas privadas, um minarete árabe e até uma caverna com fantasmas, tudo dentro do território desta herança reconhecida pela Umesco.

O palácio de Lednice é a joia da área de Lednice-Valtice e um dos mais belos complexos góticos ingleses da Europa. Há diferentes rotas pelos interiores do castelo e você passará pelas salas de representação, visitará as suítes reais, quartos de pequenos príncipes e princesas e o Museu de Marionetes.

3 – Palácio de Litomyšl

O palácio vale uma visita, a começar por seu pequeno teatro
O palácio vale uma visita, a começar por seu pequeno teatro - Czech Tourism

Desfrute do encanto da Renascença no Palácio Litomyšl. Uma bela decoração de grafiato, fachadas impressionantes, arcadas elegantes, um jardim romântico e um subterrâneo misterioso irão surpreendê-lo.

Estas são apenas algumas das razões para visitar o Palácio Litomyšl. A residência representativa da linhagem Pernštejn pertence aos mais belos exemplos do estilo renascentista na República Tcheca. Quem aprecia a pureza da arquitetura hegemônica terá uma experiência maravilhosa. Todas essas qualidades garantiram inscrição na Lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.

4 – Castelo de Český Krumlov

Patrimônio Mundial da Unesco, esse conjunto arquitetônico fica no centro histórico da cidade de Český Krumlov
Patrimônio Mundial da Unesco, esse conjunto arquitetônico fica no centro histórico da cidade de Český Krumlov - Czech Tourism

Você perderá a noção de tempo e espaço nesta pérola do patrimônio universal da Unesco. Ao entrar, você sentirá que está voltando para a Idade Média. No perfil íngreme e rochoso onde, abaixo, serpenteia o rio Moldava, encontra-se o segundo maior complexo de castelo e palácio da República Tcheca: o Castelo e Palácio de Český Krumlov.

Esta joia arquitetônica, juntamente com o centro da cidade, está inscrita na lista do Patrimônio Cultural e Natural da Unesco desde 1922. Desfrute do seu Teatro Barroco e dos seus jardins históricos, bem como os guardiões do palácio, os antigos ursos que vivem no fosso do castelo.

5 – Castelo de Bouzov

O castelo medieval Bouzov é um daqueles lugares da Morávia que você não deve perder
O castelo medieval Bouzov é um daqueles lugares da Morávia que você não deve perder - Czech Tourism

Visite o castelo de Bouzov, joia romântica da Morávia Central, e volte aos tempos em que era a residência dos Cavaleiros da Ordem Teutônica.

O castelo medieval Bouzov é um daqueles lugares da Morávia que você não deve perder. Muitos filmes foram rodados nos seus espaços, entre outros, uma série de histórias tchecas e também a princesa Fantaghiro, uma obra italiana.

Além disso, ao contrário de outras residências medievais, o castelo nunca caiu em ruínas. A partir do final do século 15, esteve nas mãos dos Cavaleiros da Ordem Teutônica.

6 – Castelo de Karlštejn

O Castelo de Karlštejn foi construído pelo rei tcheco e imperador romano Carlos 4º
O Castelo de Karlštejn foi construído pelo rei tcheco e imperador romano Carlos 4º - Czech Tourism

Por último, mas não menos importante, não deixe de visitar o castelo favorito do rei Carlos 4º. O Castelo de Karlštejn ocupa um lugar excepcional entre os outros castelos tchecos.

Foi construído pelo rei tcheco e imperador romano Carlos 4º como uma dependência para depositar os tesouros reais e coleções das relíquias sagradas e as joias da coroa. Também é muito impressionante a ordenação dos edifícios do castelo, desde a aldeia ao pé do castelo até os palácios imperiais, onde ficam as torres, que vão surpreendê-lo pela sofisticação.

Na Capela da Santa Cruz, você pode observar com calma as pinturas do Mestre Teodorico. Como um fato curioso, este é o castelo mais visitado do país e onde os tesouros reais foram mantidos.

7 – Palácio de Průhonice

Vista do parque e do palácio de Průhonice
Vista do parque e do palácio de Průhonice - Czech Tourism

Nos arredores de Praga, cercado por um denso arvoredo e um lago, esse palácio fica em um parque de 240 hectares de área planejada. Além do enorme bosque, é possível passear também por algumas partes do palácio.