7 castelos e palácios para visitar na República Tcheca
Existem mais de 50 castelos e palácios na República Tcheca
Existem mais de 50 castelos e palácios na República Tcheca. De fortalezas medievais a castelos dignos de contos de fadas e elegantes residências da aristocracia, essas belíssimas construções são joias da cultura, história e arquitetura tcheca.
Mas no inverno, a sua maioria fecha as portas para visitação para passar por manutenção.
No final de março, começo de abril, período que marca o início da Primavera, eles reabrem renovados para os visitantes.
- 10 parques naturais para visitar no Brasil
- Conheça o Parque do Descobrimento, um passeio imperdível no Sul da Bahia
- Quer viajar para Europa gastando pouco? 5 países baratos e incríveis!
- Ilha de Páscoa: conheça a fascinante história por trás das estátuas gigantes
Confira abaixo sete castelos e palácios que não podem ficar de fora em uma viagem à República Tcheca.
1 – Castelo de Praga
O Castelo de Praga ostenta o título de o maior castelo do mundo. Dentro de suas muralhas há uma verdadeira cidade, com palácios, museus, jardins, casinhas e pátios. A atração principal é a Catedral de São Vito, em estilo gótico com lindos vitrais, onde estão sepultados santos e imperadores.
2 – Palácio de Lednice
No palácio de Lednice você pode ver as magníficas salas cerimoniais, salas principescas privadas, um minarete árabe e até uma caverna com fantasmas, tudo dentro do território desta herança reconhecida pela Umesco.
O palácio de Lednice é a joia da área de Lednice-Valtice e um dos mais belos complexos góticos ingleses da Europa. Há diferentes rotas pelos interiores do castelo e você passará pelas salas de representação, visitará as suítes reais, quartos de pequenos príncipes e princesas e o Museu de Marionetes.
3 – Palácio de Litomyšl
Desfrute do encanto da Renascença no Palácio Litomyšl. Uma bela decoração de grafiato, fachadas impressionantes, arcadas elegantes, um jardim romântico e um subterrâneo misterioso irão surpreendê-lo.
Estas são apenas algumas das razões para visitar o Palácio Litomyšl. A residência representativa da linhagem Pernštejn pertence aos mais belos exemplos do estilo renascentista na República Tcheca. Quem aprecia a pureza da arquitetura hegemônica terá uma experiência maravilhosa. Todas essas qualidades garantiram inscrição na Lista de Patrimônios da Humanidade da Unesco.
4 – Castelo de Český Krumlov
Você perderá a noção de tempo e espaço nesta pérola do patrimônio universal da Unesco. Ao entrar, você sentirá que está voltando para a Idade Média. No perfil íngreme e rochoso onde, abaixo, serpenteia o rio Moldava, encontra-se o segundo maior complexo de castelo e palácio da República Tcheca: o Castelo e Palácio de Český Krumlov.
Esta joia arquitetônica, juntamente com o centro da cidade, está inscrita na lista do Patrimônio Cultural e Natural da Unesco desde 1922. Desfrute do seu Teatro Barroco e dos seus jardins históricos, bem como os guardiões do palácio, os antigos ursos que vivem no fosso do castelo.
5 – Castelo de Bouzov
Visite o castelo de Bouzov, joia romântica da Morávia Central, e volte aos tempos em que era a residência dos Cavaleiros da Ordem Teutônica.
O castelo medieval Bouzov é um daqueles lugares da Morávia que você não deve perder. Muitos filmes foram rodados nos seus espaços, entre outros, uma série de histórias tchecas e também a princesa Fantaghiro, uma obra italiana.
Além disso, ao contrário de outras residências medievais, o castelo nunca caiu em ruínas. A partir do final do século 15, esteve nas mãos dos Cavaleiros da Ordem Teutônica.
6 – Castelo de Karlštejn
Por último, mas não menos importante, não deixe de visitar o castelo favorito do rei Carlos 4º. O Castelo de Karlštejn ocupa um lugar excepcional entre os outros castelos tchecos.
Foi construído pelo rei tcheco e imperador romano Carlos 4º como uma dependência para depositar os tesouros reais e coleções das relíquias sagradas e as joias da coroa. Também é muito impressionante a ordenação dos edifícios do castelo, desde a aldeia ao pé do castelo até os palácios imperiais, onde ficam as torres, que vão surpreendê-lo pela sofisticação.
Na Capela da Santa Cruz, você pode observar com calma as pinturas do Mestre Teodorico. Como um fato curioso, este é o castelo mais visitado do país e onde os tesouros reais foram mantidos.
7 – Palácio de Průhonice
Nos arredores de Praga, cercado por um denso arvoredo e um lago, esse palácio fica em um parque de 240 hectares de área planejada. Além do enorme bosque, é possível passear também por algumas partes do palácio.