Vai cair? Conheça 7 curiosidades sobre a Torre de Pisa
Monumento italiano é um dos mais famosos do mundo e possui diversas curiosidades que irão te surpreender

Você já se perguntou por que a Torre de Pisa é inclinada? O monumento italiano, é um dos mais famosos do mundo e intriga a todos. Assim, o lugar, que fica na cidade de Pisa, na Piazza del Duomo, conhecida como “Praça dos Milagres”, é o campanário, torre onde ficam os sinos da igreja, da Catedral de Pisa.
Assim, o ponto turístico, é um dos mais visitados do mundo, com cerca de 2 milhões de visitantes por ano. Além disso, a UNESCO declarou a torre, e todo o conjunto de monumentos da Praça dos Milagres, Patrimônio da Humanidade.
Te contamos 7 curiosidades sobre a Torre de Pisa que irão te surpreender.
- 5 sinais nos pés e na circulação que podem indicar colesterol alto
- USP oferecerá curso gratuito de polonês; saiba como participar e onde se inscrever
- ‘O preconceito muitas vezes é disfarçado de elogio’: a jornada de uma mãe atípica após o diagnóstico de autismo
- Hospital Oswaldo Cruz oferece 18 cursos gratuitos EaD com certificado
Não era para ser inclinada
A inclinação da torre começou já nas fases iniciais da construção, no século XII. Isso porque o solo da cidade de Pisa é composto por argila, areia e conchas, o que o torna instável.
Construção
A construção começou em 1173 e só foi finalizada em 1372. Entretanto, durante esse período, houve várias pausas, principalmente porque a equipe tentava encontrar soluções para a inclinação.
Com isso, Bonanno Pisano, primeiro arquiteto responsável, construiu os três primeiros andares, porém ao final, a torre inclinou aproximadamente 5cm. Desse modo, sua construção foi interrompida, o que foi crucial para ela não cair, pois o terreno se estabilizou.
Assim, o arquiteto Giovanni di Simone, 100 anos depois, retomou a obra e construiu quatro andares verticalmente, porém não obteve o resultado esperado e a construção foi interrompida novamente. Entretanto, Tommaso Pisano continuou a obra, que foi concluída em 1372.
A inclinação já foi pior
Originalmente, a torre inclinava-se cerca de 5,5 graus, mas após obras de restauração no século XX, a inclinação foi reduzida para aproximadamente 3,97 graus. Desse modo, a construção tornou-se mais estável.

Atualmente, o monumento tem uma inclinação de quase 4 graus, o que representa 3,9 m da vertical.
Galileu Galilei e a Torre de Pisa
Existe uma lenda que diz que Galileu Galilei, nascido em Pisa, realizou um experimento na torre. Assim, ele teria jogado objetos de diferentes pesos do topo para provar sua teoria sobre a queda dos corpos.
No entanto, não há registros históricos que confirmem isso.
Oito andares e 294 degraus
O ponto turístico possui um total de oito andares e uma escadaria interna, em espiral, que possui 294 degraus que levam até o topo.

Assim, a Torre de Pisa possui 55,86 metros de altura e pesa, aproximadamente, 14.700 toneladas.
Já esteve prestes a desabar
Durante o século XX, a inclinação aumentou drasticamente e a torre foi fechada ao público em 1990.
Entretanto, após um trabalho cuidadoso de restauração, ela foi reaberta em 2001 e, atualmente, está estável por pelo menos mais 200 anos.
Outras torres inclinadas

Embora a Torre de Pisa seja a mais famosa, há outras torres inclinadas na cidade. Assim, devido ao seu solo, lugares como a Igreja de San Nicola e a Igreja de San Michele Degli Scalzi também possuem uma inclinação aparente.