7 destinos de ecoturismo no Brasil para visitar em 2024

Lugares que devem estar no radar dos aventureiros neste ano

Quem é apaixonado por ecoturismo, precisa saber que não é preciso viajar para o exterior. O Brasil tem muito a oferecer nesse segmento. Não é à toa que o país foi eleito pela Forbes, em 2023, como um dos principais destinos de ecoturismo do mundo.

Os Lençóis Maranhenses estão entre as atrações de ecoturismo no Brasil para visitar em 2024
Créditos: Divulgação/Setur Maranhão
Os Lençóis Maranhenses estão entre as atrações de ecoturismo no Brasil para visitar em 2024

Mas quais são os melhores lugares para se visitar no Brasil quando o assunto é ecoturismo? Para te ajudar a planejar sua próxima viagem, pedimos para o pessoal da plataforma PlanetaEXO, indicar sete destinos que devem estar no radar dos aventureiros em 2024.

7 destinos de ecoturismo no Brasil para visitar em 2024

Amazônia (AM)

A maior floresta tropical do mundo é também um dos destinos mais fascinantes para quem quer fazer ecoturismo no Brasil.

Na Amazônia você pode se hospedar em lodges sustentáveis, navegar pelos rios e igarapés, observar a fauna e a flora exuberantes e interagir com as comunidades ribeirinhas. Uma experiência única e inesquecível.

Navegar pelos rios da Amazônia é passeio imperdível na maior floresta tropical do mundo
Créditos: AndamanSE/iStock
Navegar pelos rios da Amazônia é passeio imperdível na maior floresta tropical do mundo

A região desempenha um papel crucial no combate ao desmatamento e o ecoturismo pode ser uma ferramenta poderosa na conscientização sobre o meio ambiente, além de ajudar na proteção de comunidades indígenas e ribeirinhas.

Jalapão (TO)

Um dos destinos mais selvagens e preservados do Brasil, o Jalapão é uma região de cerrado que impressiona pela diversidade de paisagens. Lá você pode se aventurar por dunas douradas, fervedouros de água azul, cachoeiras e formações rochosas.

As dunas douradas do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins
Créditos: FG Trade/iStock
As dunas douradas do Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins

O Jalapão também é conhecido pelo artesanato feito com capim dourado, uma planta típica da região.

Com iniciativas voltadas para a conservação da biodiversidade, a região tem diferentes particularidades como manejo do capim dourado e a proteção de espécies ameaçadas como o pato-mergulhão.

Pantanal (MT/MS)

O maior pantanal do mundo é um santuário ecológico que abriga uma das maiores concentrações de vida selvagem do planeta.

Pôr do sol no Pantanal, uma das regiões mais bonitas do país
Créditos: AlexanderDavid/iStock
Pôr do sol no Pantanal, uma das regiões mais bonitas do país

No Pantanal você pode fazer safáris fotográficos, observar animais como onças-pintadas, jacarés e araras-azuis, pescar piranhas e admirar o pôr do sol mais bonito do Brasil.

O Pantanal esteve no centro de conversas sobre preservação nestes últimos anos. Somente a combinação entre o ecoturismo e as práticas agrícolas responsáveis formam uma combinação que preserva as tradições pantaneiras e possibilita a preservação de espécies ameaçadas, como as onças pintadas.

Vale do Pati, Chapada Diamantina (BA)

Localizado na Chapada Diamantina, o Vale do Pati é um dos tesouros naturais do Brasil. Oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer paisagens espetaculares, fazer caminhadas pelas trilhas que revelam a biodiversidade única da região, enquanto realiza uma interação autêntica com a comunidade local.

O Vale do Pati é um dos tesouros naturais do Brasil
Créditos: Mala de Aventuras
O Vale do Pati é um dos tesouros naturais do Brasil

O ecoturismo desempenha um papel crucial na economia local, com turistas se hospedando e alimentando-se nas residências dos moradores e sendo a principal fonte de renda da região.

Além disso, a região adota um modelo exemplar de sustentabilidade, onde as casas utilizam 100% energia solar para suas operações.

Bonito (MS)

Considerado um dos principais polos de ecoturismo do Brasil, Bonito é um verdadeiro paraíso para quem gosta de mergulhar em águas cristalinas, observar a fauna e a flora aquática, fazer trilhas e contemplar cachoeiras.

Flutuação é um dos atrativos da Nascente Azul, em Bonito (MS)
Créditos: Divulgação
Flutuação é um dos atrativos da Nascente Azul, em Bonito (MS)

Além disso, Bonito tem uma forte política de preservação ambiental, que controla o número de visitantes e cobra taxas de conservação.

Na vanguarda do ecoturismo brasileiro, Bonito é um exemplo da migração do turismo tradicional para a alternativa sustentável, com a implementação de um sistema eficaz de controle de visitação, que garante a gestão turística responsável e consciente.

Fernando de Noronha (PE)

O arquipélago de Fernando de Noronha é um patrimônio mundial da Unesco que encanta os visitantes com suas praias paradisíacas e sua biodiversidade marinha.

Fernando de Noronha é um dos destinos que devem ser visitados ao menos uma vez na vida
Créditos: Divulgação
Fernando de Noronha é um dos destinos que devem ser visitados ao menos uma vez na vida

Quem gosta de aventura pode explorar as águas cristalinas e observar de perto golfinhos, tartarugas, tubarões e peixes coloridos. Fernando de Noronha é um destino imperdível para os amantes da natureza e da beleza.

A ilha promove educação ambiental por meio da observação da vida selvagem, oferecendo aprendizado prático e interativo sobre a preservação do meio ambiente.

Lençóis Maranhenses (MA)

Um dos destinos mais incríveis do Brasil, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses encanta os visitantes com sua beleza natural e singular.

O parque abriga um ecossistema raro, formado por dunas de areia branca que se estendem por mais de 150 mil hectares e que, no período chuvoso, se transformam em lagoas de água doce, criando um contraste impressionante.

Lençóis Maranhenses é um dos destinos mais incríveis do Brasil
Créditos: cokada/iStock
Lençóis Maranhenses é um dos destinos mais incríveis do Brasil

Garante um turismo que atua como motor econômico para as comunidades locais, melhorando suas qualidades de vida por meio do incremento de renda. Impulsiona o artesanato local, com destaque para produtos feitos de fibra de buriti, como bolsas e chapéus, tornando-os lembranças significativas e apoiando a economia artesanal.

Proporciona guias credenciados pela ICMBio para entrar no parque que não apenas mostram o caminho, mas também protegem e cuidam deste lugar especial.