7 destinos ideais para viajar na primavera
Nesta época do ano os pontos turísticos ficam menos disputados
A primavera começa oficialmente às 22h53 do dia 22 de setembro. A estação é ideal para quem está planejando viajar.
Além das temperaturas estão mais agraveis, o período é considerado “baixa temporada” para o setor de turismo. Os aeroportos estão mais tranquilos, os pontos turísticos ficam menos disputados e também é época de preços mais baixos.
O pessoal do site Skyscanner fez uma lista com sete destinos para inspirar os viajantes que desejam visitar campos de lavanda, parques de rosas e plantações de tulipas.
- Esta bebida, se consumida todos os dias, pode causar gordura no fígado
- Ecoturismo na Argentina: confira as melhores dicas e aproveite paisagens incríveis
- Viaje pelo Nordeste: 5 lugares que parecem de cinema e nem todo mundo conhece
- Como melhorar a memória naturalmente com exercícios físicos
A seleção traz ótimos lugares para conhecer na primavera, desde cantinhos escondidos (e floridos) no Brasil e na América do Sul. Confira abaixo:
Holambra (SP)
Se existem algumas cidades brasileiras que fazem você se sentir na Europa, uma delas é Holambra, conhecida como Capital Nacional das Flores. Já no nome se percebe a semelhança com a Holanda, então espere para ver os moinhos, as casas coloridas, bicicletas e flores por todos os lados.
Uma das melhores épocas para conhecer Holambra é na primavera, quando as ruas ficam floridas, as plantações ficam ainda mais vistosas, e a cidade se torna palco da Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Em 2018, o evento ocorre até 24 de setembro.
Holambra é um ótimo passeio para um final de semana saindo de São Paulo, pois basta pegar a estrada e percorrer os 130km que separam a doce cidade da correria da capital paulista.
Cunha (SP)
Mais um destino florido para a nossa lista: Cunha. Entre as montanhas da Serra do Mar e da Serra da Bocaina, a cidade dos ceramistas tem uma natureza privilegiada, onde é possível passear por plantações de lavanda e praticar ecoturismo.
O Lavandário é florido durante todo o ano, e pode escolher qual tipo de visitação combina mais com o estilo do viajante: fazer um tour pela plantação, vivenciar a colheita de flores, fotografar os campos floridos, fazer massagens relaxantes com óleos de lavanda ou ainda provar cosméticos e alimentos feitos com a planta.
Perfeito destino para visitar no inverno, Cunha é indicada também para uma viagem romântica, ideal para quem vem de carro de São Paulo (223km) ou do Rio de Janeiro (306km).
Rio de Janeiro (RJ)
O Rio de Janeiro não é apenas um destino de praia. A cidade conta com vários parques e reservas ecológicas, como é o caso do Parque Nacional da Tijuca, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Ambiental e Reserva da Biosfera, e do Jardim Botânico, um dos mais antigos do país.
Na primavera, a natureza do Rio de Janeiro fica ainda mais exuberante com a floração de diversas espécies de plantas. Definitivamente, um convite para se aventurar nas trilhas do parque ou passear pelos belos exemplares de flores e plantas ornamentais do Jardim Botânico.
Joinville (SC)
Uma das principais produtoras de flores do Brasil, Joinville se destaca pelo cultivo de orquídeas e plantas ornamentais. A festa por aqui não é no início da primavera, mas em novembro, quando a cidade sedia a Festa das Flores.
Em 2018, o evento completa 80 anos e pretende reproduzir paisagens da natureza, como bosques e florestas, homenageando a Serra do mar e alguns locais de Joinville.
Para visitar os campos floridos ou fazer turismo rural, a dica é passear pelas regiões de Quiriri, Estrada Bonita e Piraí, todos a aproximadamente 25 km de Joinville. Quiriri, especialmente, é o destino de flores mais conhecido nos arredores da cidade.
A principal propriedade aberta ao turismo é a da família Neitzel, onde se pode fazer um tour para conhecer os diferentes estágios de plantio e passear por entre as flores.
Nova Petrópolis (RS)
Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, não poderia ficar de fora dessa lista. Mantendo uma tradição alemã, no mês de setembro a cidade comemora a Frühlingsfest, a Festa da Primavera (este ano será de 20 a 30 de setembro).
Já na subida da serra é possível notar a mudança de paisagem: a cada curva mais e mais hortênsias tomam conta da estrada, como se fossem nuvens azuis dos mais variados tons.
Gramado também é muito bonita nessa época, mas vale a pena fugir um pouco do burburinho turístico e se hospedar em Nova Petrópolis por alguns dias. O centro da cidade tem muitos canteiros floridos, assim com a praça principal, e o clima de cidade do interior é fascinante.
Trevelin (Patagônia argentina)
Se você não precisa ir à França e percorrer as rotas turísticas francesas para ver campos de lavanda, você também não precisa ir até a Amsterdam ou para o Keukenhof para ver belas plantações de tulipas.
Travelin, na província de Chubut, é um dos lugares mais incríveis para visitar na Argentina, pois mistura o colorido das flores com o azul gélido das montanhas nevadas.
A cidade mais próxima é Esquel, a 25 km, localidade que conta com um aeroporto. É possível chegar também em Bariloche (a 310km de Trevelin), alugar um carro e seguir viagem atravessando a Patagônia Argentina.
A visita aos campos de tulipas deve ser feita no mês de outubro, quando as plantações estão no auge da floração. O valor da visitação depende de cada plantação, mas costuma custar em torno de 30 pesos argentinos. Em outras épocas do ano, espere encontrar muitas atividades de aventura e contemplação da natureza.
Buenos Aires (Argentina)
O Parque Três de Febrero, um dos mais bonitos da cidade de Buenos Aires, no bairro de Palermo, é um parque buscado tanto por portenhos quanto por turistas. Por ter lago, bosques, gramados e flores, esse espaço inspira tranquilidade e é ideal para um descanso.
Na época de primavera na América do Sul, a grande atração do parque é Rosedal de Palermo, ou o rosário de Palermo, uma plantação de rosas que já tem 100 anos. São 3,4 hectares de rosas de todos os tipos e cores para apreciar. Outro ponto positivo é que a entrada do parque é gratuita!