7 excelentes motivos para visitar o Chile
De norte a sul, há ótimos motivos para visitar o país andino
No início de 2019, fizemos uma viagem de carro pela América do Sul e descobrimos muitas belezas do nosso continente. Apesar de já sermos fãs do Chile antes desta viagem, voltamos ainda mais encantados com o país. De norte a sul, há ótimos motivos para visitar o Chile, de praias e desertos a lagos, vulcões e a incrível Patagônia.
Com uma configuração única, é banhado pelo Pacífico e a bela Cordilheira dos Andes ocupa mais de um terço de seu território. Estreito e comprido, o Chile proporciona várias paisagens incríveis a seus visitantes. São mais de 4 mil km de comprimento e, em média, apenas 175km de largura. Listamos abaixo algumas das principais razões para cair de amores pelo país, de Norte a Sul.
8 PAÍSES PARA VIAJAR APENAS COM O SEU RG
1 – Deserto do Atacama
Somos muito suspeitos para falar o deserto mais alto e árido do mundo. O Deserto do Atacama é um dos nossos lugares preferidos e temos uma ligação emocional forte com suas paisagens surreais. Salares, formações avermelhadas, lagos de coloração intensa e um pôr do sol incomparável.
Além disto, lhamas, raposas, flamingos e muitos outros animais nos surpreendem durante os passeios. San Pedro do Atacama, a cidade base para explorar a região, tem estrutura rústica, mas charmosa e acolhedora. Há ótimos hotéis e restaurantes, com excelente atendimento.
2 – Costa do Pacífico
Muito se fala da Costa da Califórnia e das belezas de uma viagem pela Highway 1. Já estivemos na região e achamos que a boa fama se justifica. No entanto, o litoral do Chile também oferece paisagens de cair o queixo.
Bem mais perto e menos concorridas, as praias do Chile proporcionam aos viajantes belos cenários, formados pelo contraste do mar azul com as areias claras do belo litoral chileno. Entre Taltal e La Serena, por exemplo, fomos parando várias vezes pelo caminho para contemplar e fotografar. Simplesmente maravilhoso.
3 – Santiago
A capital chilena está entre as cidades mais bonitas que conhecemos. Além disto, é cheia de atrações e eventos durante o ano todo. Santiago fica em um vale com a Cordilheira dos Andes ao fundo, emoldurando prédios modernos, mirantes e praças muito bem cuidadas.
Museus, fechados e ao ar livre, alta gastronomia e eventos culturais completam a agenda deste destino imperdível. Sem contar passeios tipo bate e volta perfeitos, como a praia de Viña del Mar ou os vinhedos de Casablanca e Maipo. Durante o inverno, o encanto fica mesmo por conta das estações de esqui, como Valle Nevado e Farellones, a poucos quilômetros de Santiago.
4 – Valle de Colchagua
Se, assim como nós, você é fã de vinhos tintos, já deve ter provado bons carménères produzidos nesta região. A região de Mendoza, na Argentina, é mais conhecida e visitada por brasileiros, mas o Valle de Colchagua não deixa a desejar em nenhum aspecto. A apenas 160 km da capital, é uma dobradinha perfeita para uma escapada romântica.
Não bastasse a alta qualidade dos vinhos, como os excelentes Casa Silva, Clos Apalta e Viu Manent, a região é linda, com ótimas opções de hospedagem e restaurantes. As visitas às belas vinícolas são as principais atrações e os tours organizados surpreendem pelo profissionalismo. Um verdadeiro paraíso na Terra, é daqueles lugares que conquistam a cada detalhe e deixam muitas saudades. Aliás, já podemos voltar?
5 – Lagos Andinos
Sabe aquelas paisagens de cartão postal com casas à beira de belos lagos e montanhas nevadas ao fundo? Ilustram perfeitamente a típica paisagem encontrada na região dos Lagos Andinos. Entre 800 km e 1.000 km ao sul de Santiago, você encontrará cidades lindas, às margens de imensos lagos azuis.
Com construções estilo europeu, praças e alamedas arborizadas, oferecem o que há de melhor em termos de culinária. Para quem curte esportes, há muitas opções durante o inverno, nas estações de esqui. Nas demais estações, muitas trilhas, passeios de bicicleta e caiaque em meio à natureza.
Alguns dos vulcões mais icônicos e fotogênicos que conhecemos, como Villarica e Osorno, ficam na região. As termas, das mais rústicas às mais sofisticadas, são imperdíveis e ideais para recarregar as baterias. Os passeios lacustres também oferecem várias opções de roteiro, chegando até Bariloche, na Argentina.
6 – Patagônia chilena
A Patagônia chilena foi a região mais ao sul do país e um dos pontos altos da nossa viagem. Estávamos ansiosos para conhecer Torres del Paine e ficamos maravilhados com tanta beleza natural. As famosas formações em granito erguem-se no meio do Parque Nacional Torres del Paine e podem ser vistos a partir de vários pontos.
As geleiras atrás do Lago Grey são compostas por vários blocos em diferentes tons de azul, que ao desprenderem-se revelam pequenos icebergs boiando por sobre as águas acinzentadas. Os vários lagos do parque são multicoloridos, indo do azul escuro ao verde esmeralda, tornando os cenários ainda mais incríveis.
7 – Excelência nos serviços e alta gastronomia
Este item foi uma constante em nossa passagem pelo país, e não poderíamos deixar de mencionar entre os excelentes motivos para visitar o Chile.
Seria difícil elencarmos o restaurante ou hotel que mais nos encantou durante esta viagem dos sonhos. Ficamos hospedados em estabelecimentos das mais diversas categorias, dos mais rústicos aos mais luxuosos. Quanto aos restaurantes, fizemos refeições na estrada e em lugares que mereceriam todas as estrelas do renomado Guia Michelin. Muitas experiências memoráveis, daquelas que nos fazem sorrir ao lembrar o que vivenciamos.
Como deve ter percebido, encontramos muitos motivos para visitar o Chile —e voltar apaixonado de lá. Foram tantas as fotos maravilhosas que tivemos dificuldade para selecionar as melhores. Em resumo, achamos que o país deve ser explorado de norte a sul, em todas as estações do ano.
E a sua relação com o Chile, é de saudade ou vontade? Se conhece bem o país, conte pra gente se concorda com nossa seleção ou adicionaria algo mais.