7 fatos curiosos sobre o Japão
1 – Comida– A comida tradicional do dia a dia não é sushi e sashimi como no Brasil. Lá eles comem muito arroz, sopa, macarrão, conservas, empanados, curry inclusive no café da manhã. Eles raspam o prato mesmo, devido à guerra. Os japoneses não comem na rua, no metrô, na praça, andando é inadmissível.
2 – Metrô – Algumas estações de metrô são caóticas e muito lotadas. Chegam a ocupar 3 quadras de uma cidade. As maiores estações têm milhares de lojas, restaurantes, hotéis, lojas de departamento e mercado. A estação de Shinjuku é a mais movimentada do mundo e passa mais de 2 milhões de pessoas por dia. A linha Yamanote fica lotada em horários de pico e os funcionários ajudam as pessoas empurrando-as para dentro do trem, civilizadamente. Os japoneses ficam enfileirados sem se empurrar antes do metro chegar e entram em fila quando chega.
- Olímpia é destino certa para férias em família no interior de SP
- Como manter o equilíbrio alimentar nas celebrações de fim de ano?
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
3 – Dinheiro– Para pagar você coloca o dinheiro numa bandejinha à frente e a pessoa devolve o troco na bandejinha. Nunca pega o dinheiro direto da sua mão. Eles contam o troco na sua frente. Tem que pagar no caixa, nada de maquininha de cartão na mesa, pois dinheiro não vai para mesa. Eles entregam as coisas com as duas mãos também: dinheiro, tickets, mapas. Uma graça.
4 – Educação – Um capítulo à parte. Impressionante. Os japoneses são muito educados. Falam com licença o tempo todo. Falam Bom dia o tempo todo. No café da manhã, eu escutava todo minuto os garçons cumprimentando todas as pessoas toda vez que passavam por eles. Além disso, eles agradecem com uma reverência. Quanto mais para baixo, mais profundo o agradecimento. Eu me perdi duas vezes, e duas vezes os japoneses saíram de seu trajeto e me levaram ate o local que eu queria, apesar deles não falarem inglês, eles fazem de tudo para te ajudar! Nunca dê gorjeta pela ajuda. É considerado desrespeitoso.
5 – Banheiros– tem banheiro no chão (japanese style), um buraco que você se agacha ou tem as privadas supermodernas (western style) com jatinhos, regula a pressão, a temperatura do jato, assento aquecido e até musica.
6 – Gueixas – uma profissão em decadência. Muitos acham que gueixas são prostitutas e algumas estavam trocando sexo pelo dinheiro. Gueixa é uma mulher treinada nas artes, dança, música e entretenimento. Geisha significa “pessoa que vive das artes”. Ela passa anos aprendendo a tocar diversos instrumentos musicais, dançar e ser a anfitriã e confidente. E eles pagam muito caro para ter uma gueixa atendendo a todos os seus pedidos.
7 – Segurança: As crianças andam sozinhas na rua para ir e voltar da escola. Em nenhum momento eu senti medo, até ficava meio desligada. A rua pode estar deserta, mas se o sinal estiver fechado ninguém atravessa.
Por Priscila Kamoi, do blog Jornada Kamoi. Acompanhe o blog no Facebook e no Instagram.