7 lugares com ótimo custo-benefício para viajar no inverno
Viajar durante o inverno é uma delícia! Ainda mais para quem gosta do friozinho típico da estação. Para que a experiência fique ainda melhor, a dica é escolher cidades onde cenário, clima, e atrações se unem para garantir um pacote único. E se puder aliar tudo isso com economia, melhor ainda.
Listamo abaixo seis destinos com ótimos preços de hospedagem nesta época do ano.
1 – São Thomé das Letras (MG)
Entre várias lendas sobre a fundação da cidade, São Thomé das Letras tornou-se um destino místico que atrai turistas em busca de momentos para relaxar e apreciar a natureza. A cidade mineira fica a 1.444 m de altitude e está entre as mais elevadas do país.
As casas e igrejas locais têm um estilo rústico caracterizado pelo uso de quartzito, mineral encontrado em grande quantidade na região durante a exploração do final do século 18.
As atrações, além da pequena e aconchegante cidade, são as cachoeiras, grutas e lagos que compõem parte da Serra da Mantiqueira.
2 – Curitiba (PR)
Passar um inverno em Curitiba sem provar um vinho quente, o famoso quentão, é quase o mesmo que ir ao Vaticano e não ver o Papa. No inverno, acontecem diversos eventos e feirinhas na cidade, onde você poderá provar a bebida, sendo o mais famoso deles o Festival de Inverno em julho.
Os parques da cidade, como o São Lourenço e o Tingui, também são uma ótima ideia para passear, até mesmo no frio. Uma alternativa para ficar bem aquecido e rodar a cidade ao mesmo tempo, além do quentão, é fazer o passeio da Linha Turismo, que gira 45 km pelas principais atrações da cidade.
3 – Nova Petrópolis (RS)
A colonização alemã teve uma forte influência em Nova Petrópolis. Durante um passeio pelo roteiro conhecido como Caminhos Germânicos, é possível ver a história do interior da cidade, com direito a muitos atrativos naturais, produtos regionais e artesanatos.
No Roteiro Rural Alemães do Sul, os visitantes são recebidos com danças típicas alemães e podem ver um pouco da arquitetura colonial, representada pela Casa de Pedra e pelo o Moinho Hillebrand.
Este ano a cidade ganhou duas atrações turísticas: o Jardim Mais Alto da Serra Gaúcha e o Mirante do Menino Jesus de Praga, ambos localizados no Morro da Fome, a 820 metros acima do nível do mar. A imagem do Menino Jesus foi levada diretamente da Boêmia para a cidade.
Na divisa com Caxias do Sul, fica o Ninho das Águias. O ponto oferece uma vista panorâmica da região e do Vale do Caí.
4 – Urubici (SC)
Para os aventureiros que veem na adrenalina a única fonte natural de aquecimento para o corpo, passar um inverno em Urubici será como dormir embaixo de um cobertor de lã.
Tem esporte ao ar livre para todos os gostos: canoagem nos rios, descida de rapel em cachoeiras e paradões, trilhas, cavalgadas, arvorismo e pontos para saltar de asa delta e parapente.
Uma dica, suba o Morro da Igreja e aproveite a vista da Pedra Furada.
5 – São Lourenço (MG)
São Lourenço está no Circuito das Águas de Minas. A principal atração da cidade é o Parque das Águas, onde tem fonte de água mineral, lago com pedalinhos, barcos, sauna e banho turco.
Uma visita à cidade também pede um passeio de Maria Fumaça, o famoso Trem das Águas. A viagem vai de São Lourenço a Soledade de Minas e percorre 20 km no total, ida e volta.
6 – São João del Rei (MG)
Hotéis a partir de R$ 171
Os casarões, museus e igrejas da cidade de Tiradentes e do ex-presidente Tancredo Neves são importantes monumentos que fazem parte da história do país. Em São João del Rei, você poderá apreciar a arquitetura dessas construções e ver diferentes estilos, especialmente a influência do barroco.
Além do bonito centro histórico da cidade universitária, os arredores estão repletos de montanhas, cachoeiras e muitas trilhas para os aventureiros.
7 – São Paulo
Hotéis a partir de R$ 70
São Paulo é um daqueles lugares onde você encontra todas as opções possíveis de entretenimento para um dia frio. Não tem como ficar entediado na cidade. Você pode, por exemplo, ir a um bom restaurante, ver uma exposição no museu ou passar a noite em um bar com os amigos.
Se estiver visitando a cidade em um fim de semana, aproveite para passar pela feira de antiguidades da Praça Benedito Calixto. Você vai ver de tudo nas barraquinhas: de aparelhos de som antigos a artigos para decoração de outro século. No meio da praça, tem um espaço apenas com comidas de rua, como pastel, doces tradicionais e caldo de cana. Ainda dá para fazer compras nas lojinhas que ficam ao redor da praça, que vendem diferentes artigos de pequenas confecções.
Com informações do Trivago