7 motivos para você conhecer a Chapada dos Veadeiros
Sabe aquela sensação de ficar estarrecido com toda a imponência, beleza e magnitude da natureza? Aquela sensação de perplexidade que faz você se sentir um mísero pontinho no universo? Bem, essa é uma sensação muito recorrente em quem visita a Chapada dos Veadeiros. E isso nós, do blog Casal só Viagem, podemos falar com propriedade.
Afinal, nas três viagens que fizemos por esse paraíso, foi exatamente assim que nós nos sentimos diante de tanta beleza paradisíaca.
Logo, agora acreditamos que já podemos falar com muita propriedade: você tem que conhecer esse paraíso! O lugar é realmente surreal, além de todas as belezas cinematográficas, a energia que envolve essa região não tem explicação. E por isso, para te inspirar e incentivar a visitar esse destino encantador, resolvemos criar essa lista com sete motivos para você conhecer a Chapada dos Veadeiros. Agora você não vai ter mais desculpas.
- 5 teorias da conspiração e segredos do Vaticano que eles não querem que você saiba
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- Cheetah Plains oferece safári de luxo sustentável na África do Sul
- Top 5 destinos de praia baratos perfeitos para um verão com baixo orçamento
1 – Cachoeiras paradisíacas
Quem não gosta de se banhar nas quedas de uma cachoeira? Acho que tudo mundo né? Ainda mais se o cenário for paradisíaco.
Como já falamos em nosso post com as principais dicas para conhecer a Chapada dos Veadeiros, por causa de suas nascentes de águas cristalinas, essa região abençoada é conhecida como o Berço das Águas. Não é à toa que são tantas cachoeiras paradisíacas. Para você ter uma noção, a Chapada dos Veadeiros abrange 8 cidades. Ou seja, guarda muita preciosidade de esbugalhar os olhos. Dá uma olhada e vê se não é verdade.
- Veja Também:
– As Principais Dicas para Você conhecer a Chapada dos Veadeiros
– Conheça a Vila de São Jorge Chapada dos Veadeiros
– Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
– Tudo sobre Alto Paraíso Chapada dos Veadeiros
– Todas as dicas sobre Cavalcante Chapada dos Veadeiros
É ou não é um cenário paradisíaco? E essas são apenas algumas amostras. São tantas cachoeiras escondidas que é preciso mais de meses, talvez até anos, para desbravar tudo. Para falar a verdade, acho que só mesmo quando inventarem o tele transporte. Pois segundo um de nossos guias nessa viagem, há cachoeiras tão escondidas na Chapada, que para chegar a elas é quase impossível.
2 – Paisagens e visuais deslumbrantes
Claro que não podia faltar aqueles visuais de tirar o fôlego, né? Senão, não estaríamos falando da Chapada. Afinal, a região é cheia de chapadões que proporcionam vários mirantes sensacionais. Para completar, a vegetação e as cores do cerrado, dão um toque de beleza a toda a paisagem.
E o melhor de tudo é que nem é preciso tanto esforço para curtir uma paisagem deslumbrante. Muitos mirantes são acessíveis de carro, como o Jardim de Maytrea na estrada a para São Jorge. Basta parar o carro, andar alguns passos, e pronto! Você com certeza estará contemplando um belo visual, ou mesmo um magnífico pôr do sol.
3 – Infraestrutura
Esse é outro ponto muito importante. Às vezes muita gente se engana, achando que porque a Chapada dos Veadeiros é um destino “roots” (como diz a gíria), vai chegar lá e só encontrar camping ou pousadinha em casa de morador. Claro que não é assim. Atualmente a Chapada dos Veadeiros vem sendo um destino cada vez mais buscado. Parece que os brasileiros, e alguns poucos gringos, começaram a descobrir as belezas que esse nosso cerrado esconde.
Logo, as principais cidades da região, Cavalcante e Alto Paraiso, e o distrito de São Jorge, já contam com uma boa oferta de pousadas e restaurantes. São opções para todos os gostos e preços, desde campings e hostels, a hotéis luxuosos. E como a região tem um lado místico, muitas pousadas oferecem propostas bem bacanas.
Várias pousadas ficam localizadas no meio do cerrado, cercadas por montanhas e possuem o intuito de te fazer descansar, relaxar e entrar em contato com a natureza, prezando sempre por um ambiente que remeta paz e tranquilidade. Sem abdicar do conforto, a maioria das hospedagens conseguem colocar um toque de leveza e simplicidade em seus espaços.
Isso também vale para o café da manhã. Muitas pousadas oferecem uma mesa farta de produtos frescos, produzidos na própria região. Isso sem falar das hospedagens que oferecem um café da manhã saudável e equilibrado com produtos integrais, veganos e sem glúten. Tudo o que você precisa para começar bem um dia cheio de trilhas.
4 – Aventuras radicais
Para os mais aventureiros a Chapada dos Veadeiros é um verdadeiro parque de diversão. Fora todas as trilhas e cenários paradisíacos, é possível fazer muitas outras atividades. Entre as mais comuns e mais fáceis estão a pedalada pela região, o bóia cross e a Tirolesa na Fazenda São Bento.
Já para quem quer mais adrenalina, também é possível praticar rafting, rapel, e até balonismo. Isso mesmo. Dá para voar de balão em plena Chapada dos Veadeiros. Infelizmente, por azar no tempo, o vento estava muito forte durante o período que ficamos lá, não conseguimos voar. Mas deve ser uma experiência incrível. Quem puder e tiver a chance, não perca!
5 – Misticismo e espiritualidade
Enfim a mística! Afinal, Alto Paraíso é conhecida como a capital do misticismo no Brasil. Mas o que é misticismo? Esse termo é muito plural, ainda mais quando falamos de Chapada dos Veadeiros. Logo, segundo algumas explicações, a áurea mística da Chapada, vem do fato de que a região é cortada pelo paralelo 14 (o mesmo de Machu Picchu, ou seja, uma região de natureza exuberante e montanhosa). E também por estar situada em cima de uma das maiores placas de cristais de quartzo do mundo, o que tornaria a região brilhante se vista do espaço e atrairia uma energia cósmica.
Verdade ou não, o fato é que o misticismo se apoderou de todas as formas na região. Tudo pode ser místico, esotérico e holístico na Chapada dos Veadeiros. Basta que haja uma quebra com a cultura ocidental. A exigência mínima é se relacionar com a natureza de forma saudável, respeitar a todos e buscar uma sociedade mais igualitária. E isso não é só marketing não. Quem já visitou a Chapada, sabe que realmente o clima zen e o ambiente de cooperação são muito visíveis.
Portanto, não é à toa que nas últimas décadas, várias comunidades alternativas, seitas e religiões desembarcaram na região. Inclusive comunidades internacionais, como os seguidores de Osho, e a mais recente, o Novo Portal da Chapada. Uma fazenda comprada pelo badalado guru brasileiro Sri Prem Baba e transformada em um santuário espiritual.
6 – Destino barato
Se comparada com a maioria dos destinos turísticos brasileiros, a Chapada dos Veadeiros pode ser considerado um lugar barato para se viajar. A média de preços está bem abaixo de badalados destinos como Rio de Janeiro, Florianópolis, Bahia e o Nordeste em geral. Mas claro que a questão de quanto custa uma viagem é bem relativa. Depende muito do estilo de cada viajante e do que ele dá prioridade.
7 – Ficou fácil planejar a sua viagem para a Chapada dos Veadeiros
Diferentemente de outros destinos de ecoturismo como a Chapada Diamantina e o Jalapão, a Chapada dos Veadeiros é um lugar que possui atrativos para vários tipos de turistas. A região consegue agradar desde os mais aventureiros, até os “sofanáticos” que não gostam de trilhas. Com mais de 2000 cachoeiras catalogadas, com certeza você vai encontrar uma que te agrade. E para te facilitar a sua viagem mais ainda, temos uma novidade para você!
Depois de 3 viagens para esse paraíso, muita pesquisa e várias parcerias com pessoas que moram e trabalham na região, juntamos todas as informações necessárias para quem quer conhecer a Chapada dos Veadeiros em uma guia online com mais de 70 páginas de informações completas e atualizadas.
Todo o conteúdo foi organizado de forma lógica e clara. O guia tem informações práticas sobre as cidades, mais de 30 atrativos naturais com links para a rota no Google Maps, 12 roteiros prontos, mapas, planejamento, tabela de custos, dicas de segurança e muito mais. Um conteúdo inédito, preparado especialmente para quem quer ir à Chapada dos Veadeiros, mas não sabe por onde começar.
E sabe o que é melhor? Quem comprar o guia ainda ganha uma consultoria grátis com o blog Casal só Viagem para ajudar a planejar e montar o melhor roteiro para a sua viagem. Agora ficou fácil conhecer a Chapada dos Veadeiros.
Então não perca tempo e aproveite a nossa promoção. O Guia Online da Chapada dos Veadeiros está saindo somente a R$ 25. E nós ainda garantimos 100% de satisfação na compra do guia. Caso dentro de 15 dias após a compra do guia você ache que não valeu o investimento, nós devolvemos o seu dinheiro sem questionamentos e sem ressentimentos.
Assim é a Chapada dos Veadeiros, um destino paradisíaco, exótico, místico, e que você tem que conhecer. Agora não tem mais desculpas, motivo é o que não falta.
Se você se sentiu inspirado com esse post, ajude mais gente a saber os motivos para conhecer a Chapada. Não deixe de compartilhar esse artigo e nos seguir no Facebook e Instagram, temos muitas dicas legais para dar!
Beijos e abraços