7 passeios totalmente gratuitos para fazer em Buenos Aires

Destino queridinho dos brasileiros, a capital argentina oferece opções gratuitas de passeios; confira

08/12/2023 18:01 / Atualizado em 11/12/2023 14:28

Que Buenos Aires foi o destino internacional favorito dos brasileiros este ano, não é novidade para ninguém. O que não falta na internet são postagens nas redes sociais e reportagens com dicas do que fazer, onde comer e o que comprar na capital da Argentina.

O principal motivo? A excelente conversão do peso argentino para o real. Dada a atual situação da economia argentina, muitos brasileiros se animaram e decidiram aproveitar o momento para viajar, turistar e comer bem, gastando menos.

É possível explorar Buenos Aires, destino queridinho dos brasileiros, em passeios gratuitos; confira roteiros
É possível explorar Buenos Aires, destino queridinho dos brasileiros, em passeios gratuitos; confira roteiros - Solange_Z/iStock

Um jeito incrível de conhecer novos destinos sem gastar muito são os “free tours”, que funcionam da seguinte forma: não há um preço fixo, os participantes são livres para avaliar o desempenho do guia e, no final do passeio, pagar o valor que considerar adequado de acordo com a sua satisfação.

7 free tours  para fazer em Buenos Aires

Com ajuda do pessoal da Civitatis, plataforma de visitas guiadas, excursões e atividades em português nos principais destinos do mundo, listamos os 7 “free tours” mais reservados de Buenos Aires pelos brasileiros. Confira abaixo:

7 – Free tour por Puerto Madero

Partindo do Centro Cultural Kirchner, a primeira parada será em frente a Fragata A.R.A. Presidente Sarmiento, um barco transformado em museu.

Puerto Madero é passeio imperdível para fazer na capital argentina
Puerto Madero é passeio imperdível para fazer na capital argentina - Samuel Azambuja Kochhan/iStock

Depois de atravessar a Puente de la Mujer, o grupo passa pelo Monumento a Anne Frank e pela rua Juana Manso, cheia de hotéis e residências elegantes.

O Parque de Las Mujeres Argentinas, o antigo edifício da cervejaria Munich e a Costanera também fazem parte do roteiro. A última parada é na Reserva Ecológica Costanera Sur. As reservas podem ser realizadas aqui.

6 – Free tour por Palermo

O passeio por um dos bairros mais bonitos e amplos de Buenos Aires começa na Plaza Italia, e é uma excelente oportunidade para admirar a beleza de suas avenidas arborizadas e casas elegantes.

Parque no bairro de Palermo, um dos mais tradicionais da capital argentina
Parque no bairro de Palermo, um dos mais tradicionais da capital argentina - Natalia SO/iStock

Os participantes também conhecerão pontos de interesse como o Jardim Botânico Carlos Thays, o Ecoparque, o Jardim dos Poetas e o Rosedal.

Para encerrar, uma passadinha no Planetário Galileo Galilei, lugar onde o free tour se encerra depois de aproximadamente duas horas e meia de percurso. Reserve aqui.

5 – Free tour pelo Cemitério da Recoleta

O free tour pelo cemitério mais famoso de Buenos Aires começa diante do túmulo de Rufina Cambaceres, filha do escritor argentino Eugenio Cambaceres e da famosa bailarina italiana Luisa Bacichi.

Visita aos mausoléus do cemitério La Recoleta é um dos dos passeios reservados por brasileiros
Visita aos mausoléus do cemitério La Recoleta é um dos dos passeios reservados por brasileiros - anvmedia/iStock

O passeio passará por lápides belas e icônicas de diversos personagens históricos, como Federico Leloir, um dos grandes cientistas da história da Argentina e que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 1970. O destaque fica por conta do epitáfio de Eva Perón. As reservas podem ser realizadas aqui.

4 – Free tour por La Recoleta

Nesta caminhada pelo bairro da Recoleta, é possível descobrir por que ele é conhecido como a Paris argentina. O guia explicará mais sobre o papel importante deste bairro na consagração de Buenos Aires como uma das cidades mais importantes da América Latina.

Parque público no famoso bairro de Recoleta, na capital argentina
Parque público no famoso bairro de Recoleta, na capital argentina - Mauro_Repossini/iStock

Os viajantes também aprenderão mais sobre a grande onda de imigração francesa do século 19. O passeio termina na Plaza de Francia. Reserve aqui.

3 – Free tour por San Telmo

Durante este free tour, os viajantes fazem uma viagem no tempo até o século 16, quando foi fundada a capital argentina.

A caminhada passa pelas fachadas de monumentos emblemáticos até chegar ao Paseo de la Historieta, uma rua que presta homenagem a personagens de quadrinhos argentinos como Mafalda.

Feira de antiguidades no descolado bairro de San Telmo
Feira de antiguidades no descolado bairro de San Telmo - Lux Blue/iStock

O passeio também ensina mais sobre a fusão de diferentes culturas presentes no bairro, refletida nas antigas fábricas, feiras e mercados dos mais diversos tipos e que existem até hoje. Faça a reserva aqui.

2 – Free tour pelo bairro de La Boca

Este free tour percorre o Caminito, além do antigo porto industrial de Buenos Aires, da Plaza de los Bomberos Voluntarios, e das curiosas fachadas dos conventos, as casas coloridas onde viviam as famílias mais humildes do bairro.

As casas coloridas de El Caminito, em Buenos Aires
As casas coloridas de El Caminito, em Buenos Aires - Thiago Santos/iStock

Os participantes também poderão aprender mais sobre a intensa relação de La Boca com o tango e com o futebol, finalizando o passeio em frente a La Bombonera. Faça sua reserva aqui.

1 – Free tour pelo centro histórico de Buenos Aires

O passeio mais reservado pelos brasileiros começa pelos lugares mais emblemáticos, iniciando no edifício do Congresso Nacional, localizado em uma das praças mais bonitas da cidade.

A Praça da República com o emblemático Obelisco
A Praça da República com o emblemático Obelisco - Grafissimo/iStock

Dali, o free tour passa por lugares icônicos como o Palácio Barolo, Obelisco, Café Tortoni, edifício La Prensa e Plaza de Mayo, lugar simbólico e histórico da capital argentina onde se reúnem todas as quintas-feiras as chamadas Madres de Mayo.

O free tour é encerrado em frente à Casa Rosada, sede do governo do país, na qual podemos imaginar Evita Perón cantando “Não chore por mim, Argentina” na varanda. As reservas podem ser realizadas aqui.