5 teorias da conspiração e segredos do Vaticano que eles não querem que você saiba

Vaticano guarda inúmeros segredos e teorias que mexem com o imaginário da humanidade

22/11/2024 12:01

Vaticano guarda inúmeros segredos e teorias que mexem com o imaginário da humanidade.
Vaticano guarda inúmeros segredos e teorias que mexem com o imaginário da humanidade. - Depositphotos/bloodua

Com 0,44 Km², o Vaticano é o menor país do mundo. Assim, o Estado ganhou independência em 1929, com o Tratado de Latrão, assinado pelo papa Pio XI e o ditador Benito Mussolini. 

Dessa forma, essa pequena nação, considerada uma monarquia absoluta, tem como chefe de estado o Papa em exercício. 

Mas você sabia que o Vaticano desperta o imaginário da humanidade desde sua criação? Isso porque é dito que o lugar guarda diversos segredos sobre a Igreja Católica e o mundo.

Pensando nisso, te contamos 10 segredos e teorias do Vaticano que eles não querem que você saiba.

Arquivos secretos do Vaticano

Uma das coisas que mais desperta a curiosidade das pessoas são os arquivos secretos do Vaticano. Isso acontece porque o lugar abriga diversos documentos sobre a história da Igreja Católica que se misturam com a história da humanidade.

Assim, este é um dos maiores arquivos do mundo de forma que, se suas prateleiras fossem enfileiradas poderiam chegar a cerca de 85 quilômetros. 

O lugar se tornou famoso ao grande público depois de ser citado no livro Anjos e Demônios, em que o personagem Robert Langdon, professor de simbologia de Harvard, pesquisa papeis no lugar para tentar impedir que uma antiga sociedade secreta destrua o Vaticano.

Com isso, o arquivo guarda registros de descobertas científicas e geográficas, documentos papais e correspondências diplomáticas. Por outro lado, também guarda cartas do artista Michelangelo, os papeis da anulação do casamento do rei inglês Henrique VIII e processos da Inquisição, inclusive o de Galileu Galilei.

Uma das coisas que mais desperta o interesse das pessoas é que, boa parte dos registros pertencentes ao acervo está à disposição do público, entretanto alguns documentos confidenciais só podem ser acessados pela alta hierarquia da Igreja.

Controlado pelos Illuminati

Acredita-se que um dos mais renomados escritórios do grupo Illuminati é o Vaticano.
Acredita-se que um dos mais renomados escritórios do grupo Illuminati é o Vaticano. - iStock/MichalLudwiczak

Illuminati é uma sociedade, tanto real quanto fictícia, que vive envolta de muitas teorias da conspiração. 

O grupo real foi uma sociedade secreta formada na Baviera, hoje parte da Alemanha, e existiu de 1776 a 1785. Assim, eles se inspiraram nas ideias do iluminismo e surgiram com o professor de direito canônico Adam Weishaupt. 

Por outro lado, a história fictícia do grupo mexe com o imaginário de várias pessoas. Assim, muitos acreditam que se trata de uma organização global secreta e misteriosa cuja intenção seria dominar o mundo. Além disso, também se diz que eles se mantiveram porque seus membros foram colocados em algumas das posições de liderança mais importantes e poderosas do mundo.

Dessa forma, se acredita que um dos mais renomados escritórios do grupo é o Vaticano. Com isso, muitos dos seus membros são proeminentes da organização Illuminati.

Evidência de vida extraterrestre

Segundo alguns rumores, o Vaticano possui provas sobre a existência de vida fora do planeta terra. Acredita-se, que eles possuem crânios extraterrestres, que comprovam a existência de seres extraterrestres.

Entretanto, em 2015 o então diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, o padre argentino José Funes, afirmou que o homem nunca encontre vida em outros planetas. Assim, ele sustentou que possa haver outros seres no universo.

A Penitenciária Apostólica do Vaticano

A Penitenciária Apostólica é um tribunal tido como secreto que investiga os chamados crimes “hediondos” das pessoas. Isso porque, para a igreja, nem sempre os crimes dos fieis podem ser perdoados por meio do chamado sacramento da reconciliação. 

Assim, a Penitenciária Apostólica foi, supostamente, encontrada em 1179 e mantida em segredo até 2009. 

Dessa forma, são passíveis de julgamento no tribunal do Vaticano crimes como violação do segredo de confissão, um padre suspenso porque aderiu a um movimento ou a uma seita afastada da Igreja, entre outros.

Com isso, somente o Papa pode conceder a absolvição às pessoas trazidas a este tribunal ou deixar a excomunhão automática permanecer.

Banco do Vaticano

O Papa Francisco criou uma comissão para reformar o IOR, o que resultou na redução do tamanho da instituição.
O Papa Francisco criou uma comissão para reformar o IOR, o que resultou na redução do tamanho da instituição. - VaticanNews

Fundado em 27 de junho de 1942, o Instituto para as Obras de Religião (IOR), mais conhecido como Banco do Vaticano, é uma instituição financeira ligada à Santa Sé e criada para fazer circular os fundos para as obras da Igreja no mundo.

Entretanto o banco tem se envolvido em diversos escândalos. Assim, um dos mais controversos é a forma como lidam com Hitler, pois o historiador Gerald Posner relata que o Vaticano recebe anualmente o Imposto da Igreja de Hitler. 

Dessa forma, a instituição recebe uma quantia substancial de dinheiro, de forma que não pode ser rastreada pelos bancos ocidentais. A IOR foi usada para armazenar bilhões de dólares, cujos detalhes nunca foram revelados publicamente devido à falta de transparência do banco.

No passado, o Banco do Vaticano também foi acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Desse modo, o Papa Francisco criou uma comissão para reformar o IOR, o que resultou na redução do tamanho da instituição.