75% dos turistas escolhem Punta Cana por causa das redes sociais
Em tempos de algoritmos e descobertas virtuais, a próxima viagem pode estar a apenas uma postagem de distância
Com as redes sociais ocupando um espaço cada vez mais central na construção de desejos e decisões de consumo, o turismo internacional ganha nova roupagem —dinâmica, digital e altamente influenciada pelo conteúdo compartilhado online.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Turismo da República Dominicana, entre janeiro e abril de 2025, 75% dos turistas que visitaram o país afirmaram ter conhecido o destino por meio das redes sociais.

O estudo ainda revela que 54% dos entrevistados decidiram viajar após ver anúncios digitais, e 60% foram impactados diretamente por conteúdos promocionais sobre o país.
Ainda segundo a pesquisa, Facebook (68%) e Instagram (62%) lideram como fontes de descoberta do destino, seguidos por YouTube (34%) e TikTok (21%). Além disso, 32% dos turistas dizem usar redes sociais por mais de duas horas por dia, o que reforça a necessidade de estar presente e engajar.
Conectividade áerea
Um indicativo da força do destino é o aumento na malha aérea internacional: entre janeiro e abril dos dois últimos anos, a República Dominicana recebeu uma média de 24.000 voos, que, em média, receberam 138 passageiros por aeronave e uma taxa de ocupação de 77%, refletindo a demanda sólida pelo destino —em especial por polos como Punta Cana, que concentrou 52% dos voos recebidos no país.

Com aeroporto próprio, Punta Cana recebe voos internacionais de diversos destinos emissores. Para os brasileiros, a forma mais fácil de chegar no país é saindo do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Há opções de voos diretos com a Gol, que opera três voos por semana, e com a Arajet, quatro vezes por semana, além de outros voos com conexões, como a Copa e Avianca. Para visitar o destino, não é necessário visto, apenas passaporte atualizado.
Brasileiros na República Dominicana
Nesse cenário, a Meliá Hotels International reforça sua posição estratégica, aliando presença física em Punta Cana —responsável por 64% das chegadas internacionais à República Dominicana— a uma atuação digital ativa, alinhada aos anseios do viajante contemporâneo.
O Brasil se destaca como um dos mercados com maior crescimento no período, com aumento de 11% no número de visitantes, ultrapassando a marca de 42 mil turistas no primeiro quadrimestre do ano.

A experiência no destino também confirma o poder da escolha feita no ambiente virtual. Os visitantes permanecem, em média, oito dias no país e 93% demonstram intenção de retorno — índice que evidencia satisfação e fidelização. Os resorts da rede Meliá, todos com regime all-inclusive, oferecem propostas que vão do luxo reservado ao entretenimento familiar.
Para casais que buscam romantismo e tranquilidade, o Paradisus Palma Real Golf & Spa Resort apresenta suítes exclusivas e o serviço The Reserve, voltado ao público adulto. Já o Paradisus Grand Cana – All Suites aposta em experiências para todas as idades, com atividades e serviços personalizados através do Family Concierge.

O Meliá Punta Cana Beach, voltado ao conceito Wellness Inclusive – Adults Only, convida à reconexão do corpo e da mente com experiências voltadas ao bem-estar. Em proposta familiar, o Meliá Caribe Beach se destaca com parque aquático e programas completos para crianças e adultos. E para quem deseja combinar esporte, gastronomia e relaxamento, o recém-inaugurado Zel Punta Cana traz o lifestyle mediterrâneo como inspiração central.