8 atrações imperdíveis para conhecer em Santiago, no Chile
Capital chilena é vista como uma cidade organizada, limpa e habitada por um povo bem-educado
Batizada inicialmente como Santiago del Nuevo Extremo, a capital do Chile foi fundada em 12 de fevereiro de 1541 pelo conquistador espanhol Pedro de Valdivia. Passados exatos 475 anos, a cidade de mais de 5 milhões de habitantes se tornou uma das grandes metrópoles da América do Sul.
Não há um grande monumento, bairro ou edificação que a sintetize, mas sim um conjunto de atrações que compõem uma harmoniosa metrópole. Vista como uma cidade organizada, limpa e habitada por um povo bem-educado, Santiago pode ser uma bela introdução à cultura contemporânea chilena.
Conheça oito atrações para visitar em Santiago:
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- 3 cidades no Chile que merecem sua visita além de Santiago
- Conheça os destinos mais baratos para viajar no verão
- Chile: Qual a melhor época para viajar para viajar para cada região do país?
Palacio de La Moneda
Símbolo da capital chilena, o palácio foi inaugurado em 1805 como Casa da Moeda, mas atualmente é a sede do governo federal. É possível participar de visitas guiadas gratuitas, mediante agendamento, e conhecer alguns espaços internos, como salões e pátios, enquanto se aprende sobre a história do Chile. Como todo palácio que se preze, tem troca de guarda a cada dois dias.
Cerro Santa Lucía
Do topo desse morro de 70m, localizado na região central da cidade, em dias claros tem-se uma bela vista de Santiago e da Cordilheira dos Andes. Um passeio por aqui envolve apreciar monumentos, fontes e jardins. A atmosfera e a tranquilidade do morro é das mais contagiantes, só não é muito recomendável caminhar por aqui durante a noite.
La Chascona – Casa Museo Pablo Neruda
Nesta casa, destinada a difundir a vida de Pablo Neruda, é possível saber mais sobre o poeta enquanto se confere seus objetos pessoais e se percorre os cômodos da residência. O nome do museu é uma homenagem à Matilde Urrutia, amante de Neruda (chascona, ou “descabelada”, seu apelido) que anos mais tarde se tornaria sua terceira esposa.
Patio Bellavista
Espécie de complexo gastronômico e comercial, o Patio Bellavista, localizado no bairro de mesmo nome, reúne restaurantes descolados e lojinhas de artesanato e de design diferenciado. Um passeio por aqui pode ser ideal tanto para um almoço num restaurante de culinária chilena, italiana ou irlandesa, como para uma pausa em uma cafeteria durante a tarde.
Museo de la Memoria y dos Derechos Humanos
Por meio de fotos, vídeos e materiais diversos, esse museu homenageia as vítimas e os desaparecidos durante a ditadura do governo Pinochet. Sem dúvida, uma bela aula da história recente da América Latina. De bônus, a arrojada arquitetura do prédio, que ajuda a tornar a visita ainda mais instigante.
Parque de las Esculturas
Uma espécie de museu ao ar livre, esse parque no bairro de Providencia é o único do gênero na América Latina. O local foi inaugurado em 1986 para expor, num ambiente natural, obras de artistas plásticos chilenos consagrados. No total, são mais de 30 esculturas contemporâneas, de diversos materiais, tamanhos e formatos.
Sky Costanera
Inaugurado em 2015, o Sky Costanera é o mirante mais alto da América Latina – está a 300m de altura e proporciona uma vista panorâmica de 360º da cidade. A atração está nos dois últimos andares (61º e 62º) do prédio comercial Costanera Center, o mais alto do Chile, no bairro de Providencia.
Centro Artesanal Pueblito Los Dominicos
Para quem curte levar lembrancinhas dos destinos visitados, esse centro de artesanato, que reúne mais de 150 expositores, é o lugar ideal. O grande diferencial fica por conta da charmosa estrutura do local, cujas casas feitas de barro e palha parecem uma pequena amostra do Chile rural.
Confira mais sobre Santiago e outros destinos do Chile no “Guia O Viajante Chile“.
Leia mais sobre o universo de viagens no site do O Viajante.